6. Criminologias: CONTEMPORÂNEA; CULTURAL; QUEER; FEMINISTA; VERDE; RACIAL ;CLÍNICA Flashcards

1
Q

No que consiste a Criminologia VERDE OU GREEN CRIMINOLOGY?

A

É uma das manifestações da heterogênea criminologia crítica de influência marxista. Essa criminologia propôs a categoria de delitos verdes, que reproduzem muitos dos problemas dos crimes de colarinho branco. Aliado a esse tema, também tem-se a expressão “GREENWASHING”, em que as atividades praticadas por empresas que exploram o meio ambiente valem-se também da lavagem de capitais, em virtude do lucro obtido pela atividade milionária que degrada a biodiversidade, ou seja, seria a lavagem de dinheiro praticada por empresas exploradoras do meio ambiente, mas por meio de suas próprias atividades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A criminologia do desenvolvimento, defendida por Patterson, Loeber, Le Blanc e Moffitt, consiste no estudo longitudinal e com enfoque dinâmico das variáveis do comportamento criminoso ao longo do desenvolvimento da vida do indivíduo, de acordo com sua idade e fase de crescimento, levando em consideração, dentre outras circunstâncias, suas experiências pessoais e idade em que iniciou a vida criminosa. Considera que os fatores relevantes para a criminalidade podem variar conforme a idade das pessoas e a fase da vida em que se encontram, admitindo a existência de múltiplas trajetórias de natureza dinâmica. Logo, a criminologia deve se valer de conceitos dinâmicos para a apreensão do desenvolvimento das atividades delitivas, propondo a analise independentemente de 3 etapas: Ativação; Agravação e a Desistência. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Luiz Reges Prado e Afonso Maillo: a teoria de MOFFITT distingue 2 categorias de delinquentes, quais são eles?

A

1) Delinquentes cuja atividade delitiva se LIMITA A ADOLESCÊNCIA  associando-se a um processo de mimetismo, ou seja, de imitação do comportamento criminoso para a obtenção de uma vantagem e reafirmação da independência pessoal do jovem.

2) DELINQUENTES PERSISTENTES, cuja atividade delitiva perdura ao longo de sua vida  a causa da delinquência situa-se em sua infância, apresentando origem neuropsicológica, logo, a partir de estruturas anatômicas e processos fisiológicos no sistema nervoso que influenciam nas características psicológicas, como o seu temperamento, desenvolvimento comportamental, habilidades cognitivas, destaca-se que em detrimento de ambientes, causam agravamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é a Criminologia cultural?

A

Trata-se de uma abordagem teórica desenvolvida nos Estados Unidos e no Reino Unido na década de 90, a partir dos estudos de Jeff Ferrell, Clinton Sanders, Keith Haryward, Mike Presdee e Jock Young, a qual, compreende o CRIME e as AGÊNCIAS DE CONTROLE como produtos culturais. É considerada uma ramificaçao da criminologia critica. Busca entender a fascinação do público pela violência e pelo crime e a sua adoção como prazer e espetáculo.

  • É um sub-ramo da Criminologia Crítica (que pertence ao ramo da Criminologia do Conflito) – assim ensina Saulo Furquim. Segundo Shecaira, por outro lado, a criminologia cultural seria uma parte das “criminologias alternativas” (= expressão de Pat Carlen). Assim, a Criminologia Cultural estuda o conflito no âmbito cultural. A criminologia cultural entende os objetos da criminologia como produtos culturais. São compreensíveis dentro do seu contexto cultural. Nesse contexto, a criminologia cultural estuda a transgressão na sociedade atual.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Segundo o Prof. Salah H. Khaled Jr. a criminologia cultural se preocupa em estudar essas 3 estruturas (macro, meso e micro): Macro: são questões estruturais de fundo maior, relacionadas ao sistema penal, modernidade tardia, capitalismo global etc. Meso: é onde estariam localizadas as subculturas de construção de significado (ex.: facções ou grupos que têm seus próprios símbolos, hierarquias e significados). Micro: o plano fenomenológico e existencial do crime. Ou seja, quais são as sensações e emoções que experimentam os indivíduos que praticam performances e projeção de significados para buscar o próprio empoderamento na sociedade, mas que são condutas criminalizadas (= quais são as recompensas subjetivas do indivíduo que pratica o crime?). (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

No que consiste a Criminologia Queer?

A
  • A teoria tem sua origem nos EUA ao final dos anos 80, sendo considerada uma vertente da criminologia crítica que dialoga com as teorias feministas, os estudos culturais a sociologia da sexualidade, a psicologia social e o direito sob a tradição jurídica da common law, de sorte a mapear as formas de controle a que estão sujeitos os indivíduos, notadamente no que diz respeito ao gênero e à sexualidade. A Criminologia Queer, portanto, propõe uma releitura do que existe até então na Criminologia tradicional, apontando as desigualdades experimentadas pelas pessoas LGBTQIA+, até mesmo no que diz respeito ao encarceramento.
  • Em uma análise geral, percebe-se que a criminologia queer objetiva superar e desconstruir a hierarquia estabelecida entre heterossexuais e homossexuais, independente do gênero, bem como romper a fixidez dos conceitos e superar a lógica binaria resultante da institucionalização da heteronormatividade compulsória que se separa e rotura as pessoas como hetero ou homossexuais, sobretudo nos aspectos que envolvem a criminalidade.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A criminologia feminista surge na década de 70 no Reino Unido, durante a segunda onda feminista, como uma forma de reação ao funcionamento sexista do sistema penal e das violências sofridas por mulheres, notadamente no ambiente doméstico e familiar. Tal teoria tem por base a proteção das mulheres nas mais variadas formas de violência criminal, sendo abordados dois fenômenos, isto é, de quando ela é autora de um crime e de quando ela figura como vítima, o que gera um pensamento preconceituoso, a depender da hipótese, e totalmente em descompasso com a forma moderna de se pensar os direitos humanos. Busca-se, em suma, que a mulher deixe de ser, dentro do aspecto criminal, um objeto de direitos para se tornar, de fato, sujeito de direitos. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É uma ciência interdisciplinar que visa analisar o comportamento criminoso e estudar estratégias de intervenção junto ao encarcerado, às pessoas envolvidas com ele e com a execução de sua pena. Busca conhecer o encarcerado como pessoa, conhecer as aspirações e as verdadeiras motivações de sua conduta criminosa. É correto afirmar que o enunciado se refere à criminologia?

A
  • Criminologia Clínica ou Microcriminologia: É a ciência que se vale dos conceitos, princípios e métodos de investigação médico-psicológicos, ocupando-se do indivíduo condenado, para nele investigar a dinâmica de sua conduta criminosa, sua personalidade e seu “estado perigoso” (diagnóstico), as perspectivas de desdobramentos futuros da mesma (prognóstico) e assim propor e perseguir estratégias de intervenção, com vistas à superação, ou contenção de uma possível tendência criminal e a evitar uma recidiva (tratamento). Em outras palavras, busca conhecer a pessoa do criminoso e compreender os motivos que o levaram a delinquir, voltando-se ao tratamento do preso em sede de execução penal, com o escopo de promover a sua ressocialização.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly