1. Conceito, método (empirismo e interdisciplinaridade), história, finalidade da criminologia Flashcards

1
Q

O conceito, hoje, mais famoso de Criminologia foi criado por Edwin H. Sutherland, que define a Criminologia como “um conjunto de conhecimentos que estuda o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinquente, sua conduta delituosa e a maneira de ressocializá-lo”. ESSA AFIRMAÇÃO É VERDADEIRA ou FALSA?

A

VERDADEIRA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Complete a afirmação; “A criminologia é a ciência autônoma, ????? e ????????, que tem por objeto o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do controle social da conduta criminosa, com o escopo de ?????? e ???????? da criminalidade”.

A

1) empírica;
2) interdisciplinar;
3) prevenção;
4) controle;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A Criminologia, metodologicamente falando, se deve ao fato de que o objeto da Criminologia reside no plano real, passível de verificação prática, VERDADEIRO ou FALSO?

A

VERDADEIRO.
 Nas palavras de Sérgio Salomão Shecaira, “Ocupa-se a criminologia do estudo do delito, do delinquente, da vítima e do controle social do delito e, para tanto, lança mão de um objeto empírico e interdisciplinar. Diferentemente do direito penal, a criminologia pretende conhecer a realidade para explicá-la, enquanto aquela ciência valor, ordena e orienta a realidade, com apoio de uma série de critérios axiológicos. A criminologia aproxima-se do fenômeno delitivo sem prejuízos, sem mediações, procurando obter uma informação direta deste fenômeno” (2012, p. 40).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A ETAPA CIENTÍFICA da criminologia teve início com ????????? (pai da criminologia), com a edição de sua obra “??????????????”, que inaugurou a chamada Escola Positiva Italiana (Positivismo Criminológico), utilizando-se do método empírico ????????.

A

1) Cesare Lombroso;
2) Homem delinquente - 1876;
3) indutivo;
* Crime é fenômeno biológico: Crânio menor e deformado; Pessoas mais altas e pesadas; Cabelo, pele e olhos escuros; Orelhas grandes; Mandíbula exaltada; menor sensitividade a dor.
* Criminoso é ser atávico (nasce criminoso);
* A visão lombrosiana admite o criminoso nato, com características físicas e morfológicas específicas: resistente fisicamente, canhoto ou ambidestro, moralmente insensível, portador de epilepsia ou loucura moral.
* Além do criminoso atávico, falou sobre o Delinquente moral; epilético; louco; ocasional e passional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A criminologia, como ciência interdisciplinar e empírica, tem por finalidade fornecer uma compreensão cientifica do problema criminal a sociedade e aos poderes constituídos a partir do estudo do crime, do criminoso, da vítima e dos mecanismos de controle social, visando o ???????? e a ??????.

A

1) CONTROLE;
2) PREVENÇÃO CRIMINAL;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A Prevenção PRIMÁRIA Para Antônio García-Pablos de Molina, diz que os programas de prevenção primária se orientam para as mesmas causas, raiz do conflito criminal, para neutralizar este antes que o próprio problema se manifeste. Tratam, pois, de criar pressupostos necessários ou de resolver as situações carenciais criminógenas, procurando uma socialização proveitosa e de acordo com os objetivos sociais. Nesse sentido, educação, trabalho, socialização, qualidade de vida, bem-estar social são fatores mais que necessários para que os cidadãos possam se guarnecerem de um conjunto de comportamentos qualificando-os a resolverem por si só conflitos sociais se abstendo do uso da violência. VERDADEIRO ou FALSO?

A

VERDADEIRO!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Para Antônio García-Pablos de Molina, “Os programas de prevenção secundária atuam mais tarde em termos etiológicos: não quando - nem onde - o conflito criminal se produz ou é gerado, mas quando e onde o mesmo se manifesta, quando e onde se exterioriza. Opera a curto e médio prazo, e se orienta de forma seletiva a concretos e particulares setores da sociedade: aqueles grupos e subgrupos que exibam maior risco de padecer ou protagonizar o problema criminal. CITE 2 EXEMPLOS:

A

 Ex.: programas de prevenção policial: “Ações concretas da polícia judiciária dirigidas à proteção de vítimas legalmente classificadas como vulneráveis ou pertencentes a grupos de risco caracterizam a prevenção secundária”.

 Ex.: A instalação, na cidade de São Paulo, de câmeras de vídeo monitoramento que possuem a funcionalidade de leitura de placas de veículos e cruzamento com banco de dados criminais, com o objetivo de identificar veículos utilizados ou que foram objeto da prática de crimes pode ser definida, no âmbito do conceito de Estado Democrático de Direito e dos modernos conceitos de prevenção criminal do crime, como uma medida prioritariamente de prevenção secundária

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Prevenção Tercundária ou TERCIÁRIA - Possuem apenas um destinatário, a ?????????????? visando sua ????????? e evitando a ??????????. Os programas de prevenção terciária atuam somente quando o mal já se instalou e possui um grande inimigo direto que é o conjunto informal de regras existentes no universo prisional, tanto por parte da população carcerária, como também por parte da Administração Penitenciária.

A

1) população carcerária;
2) recuperação;
3) reincidência;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A criminologia ocupa-se do estudo do mundo para o fim de ordenar e orientar a realidade, com o apoio de critérios axiológicos. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

FALSO.
 Nas palavras de Sérgio Salomão Shecaira, “Ocupa-se a criminologia do estudo do delito, do delinquente, da vítima e do controle social do delito e, para tanto, lança mão de um objeto empírico e interdisciplinar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Os levantamentos estatísticos e a análise de dados que estabelecem a dinâmica e as variáveis do delito, entre outros elementos, caracterizam o método empírico da criminologia. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.
o A distinção metodológica entre o Direito e a Criminologia se deve ao fato de que o objeto do Direito se situa no plano axiológico (normativo), ao passo que o da Criminologia reside no plano real, passível de verificação prática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A interdisciplinaridade funciona como uma forma de explicar o fenômeno criminal, utilizando-se dos conhecimentos e dialogando com os demais ramos das ciências, tais como o direito, a filosofia, medicina legal, sociologia, dentre outros. Sem a interdisciplinaridade não seria possível compreender, por completo, o fenômeno criminal, uma vez que este é um fenômeno multifatorial, que pode envolver diversos aspectos, tais como sociais, econômicos, culturais e psicológicos. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.
o O crime é um fenômeno cultural e humano, demandando uma visão aberta e multidisciplinar por parte do criminólogo para a sua compreensão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A função básica da criminologia consiste em informar a sociedade e os poderes públicos sobre o delito, o delinquente, a vítima e o controle social, reunindo um núcleo de conhecimentos que permita compreender cientificamente o problema criminal, preveni-lo e intervir com eficácia e de modo positivo no homem delinquente. (VERDADEIRO ou FALSO)?

A

VERDADEIRO.
* Assim a função da criminologia é:
1) EXPLICAR e PREVENIR o crime;
2) Analisar a melhor forma de intervir positivamente na pessoa do infrator;
3) Estudar e avaliar as diferentes formas de respostas ao crime.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly