11. Mídia e criminalidade. Novas mídias e novas tecnologias, criminalidade de massa e criminalidade organizada Flashcards
No que consiste a CRIMINOLOGIA MIDIÁTICA?
É aquela que carece de cientificidade e que se afasta dos estudos acadêmicos, baseada em crenças e preconceitos, buscando uma visão glamourizada do fenômeno criminal. A mídia emerge como grande impulsionadora da seletividade penal, aceita pelo senso comum, difundindo a crença da prisão como principal instrumento para o estabelecimento da ordem e da segurança pública.
A criminologia ambiental compreende o crime como um fenômeno seletivo, que envolve leis, o criminoso e a vítima, em determinado tempo e lugar, sob condições específicas. Também busca desvendar os padrões ambientais que envolvem os crimes, buscando orientar ações de combate à criminalidade. Três são os objetivos da criminologia ambiental: 1) Desvendar os padrões ambientais que permeiam o crime; 2) Estabelecer regras teóricas que orientam as ações de combate à criminalidade; 3) Fornecer subsídios acerca de problemas criminais emergentes, e direcionar as estratégias para prevenção das infrações. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
A criminologia ambiental influenciou diretamente 4 teorias de grande relevância, a Teoria das Atividades Rotineiras, a Teoria da Escolha Racional, a Teoria da Oportunidade e a Teoria do Padrão Criminal. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.
Embora a criminologia ambiental tenha evoluído, em parte, a partir da escola de Chicago, esta forma uma doutrina distinta e autônoma. A principal diferença está na mudança de foco, neste caso, passou-se do estudo do ofensor para o estudo do ato criminal. A doutrina da criminologia ambiental comporta algumas teorias basilares, sendo uma delas, a Teoria da escolha racional. (VERDADEIRO ou FALSO)?
VERDADEIRO.