3 - EUA - histórico da PE Flashcards
Período em que os EUA passaram desde sua independência em 1776 ao ano de 1823.
Isolacionismo - não envolvimento nos conflitos europeus para consolidar a nação internamente.
Paradigma adotado a partir de 1823.
Doutrina Monroe oficialmente lançada - América para os americanos, contra a colonização europeia, início da influência americana no Hemisfério Ocidental.
Como os EUA se expandiu no início do século XIX?
Comprou a Louisiana da França e a Flórida da Espanha.
Ideologia que sustentava que os americanos estavam destinados a expandir-se para o oeste rumo ao Pacífico, justificando a colonização e a ocupação de terras indígenas (através de lei para remoção de tribos).
Destino Manifesto.
Consequências da Guerra Mexicano-Americana (1846-1848).
Anexação do Texas em 1845, depois perda mexicana leva ao Tratado de Guadalupe e anexação da Califórnia, Novo México, Arizona, Nevada e Utah (metade do México na época).
Qual fato marca a transição americana de potência continental para potência imperial?
Vitória americana na Guerra Hispano-Americana em 1898, levando os EUA a adquirirem as colônias ultramarinas de Porto Rico, Guam e Filipinas.
Ampliação da Doutrina Monroe no qual os EUA detinham o direito de intervir militarmente nos assuntos internos dos países latino-americanos para estabilizar a região e proteger os interesses americanos.
Corolário Roosevelt (1904).
Participação americana nas duas Grandes Guerras.
Em ambos os conflitos toma posição neutra no início, depois desempenha crucial papel para terminar o conflito.
Contribuição americana para a Primeira Guerra Mundial.
Após sair vitorioso com os Aliados em 1917, o presidente Woodrow Wilson propôs a Liga das Nações, mas o Congresso não aprovou a participação americana (retorno ao isolacionismo).
Contribuição americana para a Segunda Guerra Mundial.
Entrou no conflito após o ataque a Pearl Harbor, ajudando a colocar fim no conflito, e emergindo desse como uma grande potência.
Política adotada pelos EUA durante a Guerra Fria.
Doutrina Truman - política de contenção do comunismo, alianças militares como a OTAN, intervenções em conflitos ao redor do mundo.
Qual evento torna os EUA a única potência mundial e qual a posição os EUA assumem a partir de então?
A queda da URSS em 1991 - a partir de então os EUA passam a se comportar como os garantidores da estabilidade mundial, realizando diversas intervenções humanitárias e policiais (Somália, Bósnia, Kosovo, Iraque na Guerra do Golfo, tudo na década de 1990).
O que ocorre no século XXI que muda novamente o paradigma da política externa americana?
O atentado de 11 de setembro de 2001 - os EUA declaram Guerra ao Terror e adotam uma série de medidas intervencionistas para tal (invasão do Afeganistão, invasão do Iraque).
Atualmente, qual a posição dos EUA frente à política externa?
Multiplicidade de pensamento, com ascensão da China e problemas com a Rússia, apoio à Ucrânia e Israel, mas com debate interno sobre o papel real dos EUA nesses conflitos (ele deve fazer isso?)