10 - China Flashcards
Qual a situação atual da China em termos de política internacional? (3)
Grande player: maior parceiro comercial de vários países (130, incluindo o Brasil), situação única de socialismo de mercado, em franca expansão econômica e militar (mas ainda é subdesenvolvido).
O que pode-se afirmar sobre a política doméstica da China?
Esforços para manter a população estabilizada (segurança), centralismo democrático (autoritarismo central), tensões com Taiwan e o mar do sul da China.
Qual a principal reforma de Deng Xiaoping para a adricultura?
Encontrou o problema da agricultura no país (20% da população mundial, 9% da área agricultável) - modernizou o maquinário agrícola e passou a importar alimentos de outras partes do mundo (incluindo o Brasil, grande fornecedor).
Qual a principal reforma de Deng Xiaoping para a indústria?
Modernização da indústria e aumento da produtividade, tornando-se grande exportadora (primeiro com qualidade baixa, depois melhorando gradativamente até se tornar líder em tecnologia).
Quais fatores contribuíram para a reforma na indústrai chinesa?
Mão de obra barata, excedente populacional, ausência de leis trabalhistas e ausência de leis ambientais.
Qual a principal reforma de Deng Xiaoping para a tecnologia e defesa?
Investimento em pesquisa e ciência e investimento em tecnologia e equipamentos de defesa, além de mudar a atuação chinesa no exterior (Teoria dos Círculos Concêntricos).
Como se deu o ingresso da China na OMC?
De forma diferenciada em 2001 - como não é uma economia capitalista pura (manipulação cambial e dumping), a China precisa e métodos não convencional para ser observada pela organização (como a média de preços internacionais para identificar a prática de dumping - não possui sistema de precificação convencional).
Qual a consequência da entrada da China na OMC?
A China conseguiu ampliar o seu mercado de forma significativa, apesar das medidas anti-dumping.
Política externa: primeiro círculo concêntrico.
Problemas domésticos e locais, como movimentos separatistas (Tibet e Xinjiang), Hong Kong e Macau (regiões especiais), e Taiwan (considerada província rebelde, reconhecido independente por uma dúzia de países incluindo Paraguai e Santa Sé).
Política externa: segundo círculo concêntrico.
Vizinhança da China internacional: ilhas artificiais no Mar do Sul da China, rivalidades com o Japão, relações com a Coreia do Norte, além de questões com a Rússia (complementariedade econômica e militar, antiamericanismo).
Política externa: terceiro círculo concêntrico.
Continente asiático (Oriente Médio, Ásia Central, Mongólia e Índia) e Oceano Pacífico: organização para cooperação de Xangai (combater separatismo, extremismo e terrorismo), Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) de iniciativa chinesa, Trans-Pacífico (tentativa de isolar a China tornando os países participantes parceiros prioritários dos EUA).
Política externa: quarto círculo concêntrico.
Todo o sistema internacional, incluindo as África, América Latina (Brasil), EUA, Europa Ocidental etc. Exemplo da FOCAC (Fórum de Cooperação China-África).
Em qual círculo está os EUA?
É o único ator presente em todos os quatro círculos (preocupação). A PE chinesa busca a expansão incomodando o menos possível os EUA (coexistência de mercados).
Histórico: duas derrotas humilhantes para a Inglaterra, mantendo o mercado chinês aberto.
Guerras do Ópio (1839-1842/1856-1960) - mantiveram o mercado chinês aberto para o ópio inglês.
Histórico: rivalidade regional num contexto de imperialismo e colonialismo, no século XIX e durante a Segunda Guerra Mundial.
Guerras Sino-Japonesas (1894-1895/1937-1945) - Japão colonialista, graves violações dos direitos humanos e crimes de guerra (Manchúria), derrotados apenas com a ajuda dos EUA.