10 - China e o Brasil Flashcards
Relações: contexto inicial entre Brasil e China no século XIX.
Migração - substituição de mão de obra escravizada no Brasil por assalariada (continuidade no século XX). Chineses contribuem com a produção de chá, além da abertura de um consulado brasileiro em Cantão em 1843.
Relações: contexto da década de 1940.
Aliados na Segunda Guerra, participam juntos da criação da ONU, China com assento permanente no CSNU, mas não era prioritária do Brasil na época (americanismo).
Relações: o que dificultou o relacionamento entre Brasil e China no final da década de 1940?
Revolução Comunista de 1949 - Brasil não reconhecia o governo continental revolucionário (só foi contecer em 1970, tardiamente).
Relações: contexto da década de 1950.
Continuidade da relação com Taiwan, não reconhece o governo comunista, dentro da lógica do americanismo ideológico de Dutra (Embaixada em Taipé - 1952).
Relações: contexto da década de 1960.
Tentativa inicial de reaproximação com a China (João Goulart), Acordo Comercial Brasil-China que não vai para frente por causa do golpe de 1964 - Castello Branco afasta da China (mas ocorre o universalismo inevitável).
Relações: contexto da década de 1970.
Avanços de forma contida, Resolução da ONU de 1971 reconhece o governo continental como representante e o Brasil votou contra. Em 1978 (tardiamente) o Brasil finalmente reconhece o governo comunista, após ONU e os EUA já o terem feito.
Relações: contexto da década de 1980.
Universalismo do governo Figueiredo - visita do presidente à China e formação de parcerias (espacial, tecnológica e nuclear) - lançamento dos satélites sino-brasileiros. Tendência continuada por Sarney.
Relações: contexto da década de 1990.
Collor abre o mercado brasileiro, facilita a entrada de produtos chineses, mas sem espaço para adensamento político. FHC dá início ao foco nas parcerias Sul-Sul.
Relações: contexto da década de 2000-2010.
Adensamento inédito - China se torna o principal parceiro comercial do Brasil em 2009. Concertação política também nos fóruns multilaterais (BRICS, BASIC, G20 etc.).
Qual a atual posição das relações entre Brasil e China?
Parceria estratégica global - grau máximo de relevância para o Brasil.
Qual a posição da China com relação à reforma do CSNU?
Apesar de apoiar a candidatura brasileira, não apoia a entrada do Japão no conselho, o que é parte da estratégia brasileira.
COSBAN.
Comissão Sino-Brasileia de Alto Nível de Concertação e Cooperação - diversos assuntos com 7 grupos de trabalho e 11 subcomissões.
PAC.
Plano de Ação Conjunta (2015-1021) - parâmetros para o diálogo bilateral em todas as áreas de cooperação - por em prática o que já foi decidido na COSBAN e no DEG (Diálogo Estratégico Global).
DEG.
Diálogo Estratégico Global - parceria estratégica para vários assuntos.
Plano Decenal de Cooperação (2012-2021).
Documento que orienta as relações bilaterais - prevê ações em ciência, energia, investimentos, cooperação econômica e cooperação cultura.