23_Questões_DTA Flashcards
Em relação a infecção por E. coli O157:H, sintomas crônicos incluem síndrome hemolítica urêmica, doença crônica nos rins, púrpura trombótica trombocitopênica.
V
A síndrome de Guillain-Barré (GBS) é um distúrbio autoimune do sistema nervoso periférico, caracterizada por fraqueza normalmente simétrica, que se desenvolve em um período de muitos dias. Em geral, os sintomas gastrintestinais ocorrem de 1 a 3 semanas antes dos sintomas neurológicos.
V
Em relação ao Campylobacter, fontes desse micro-organismo incluem frango e leite pasteurizado.
F
Fontes desse micro-organismo incluem:
- Animais de criação: suínos, bovinos e caprinos
- Animais domésticos: gatos e cães
- Frango
- Leite cru
- Água poluída
A origem alimentar da Brucella inclui, entre outros, alimentos de origem animal crus ou processados e aquecidos ou pasteurizados; por exemplo, leite, produtos lácteos, creme, queijo e manteiga.
F
A origem alimentar da Brucella inclui, entre outros, alimentos de origem animal crus ou processados e NÃO AQUECIDOS.
O botulismo é associado com mel, e, por isso, o mel não deve ser dado a crianças com menos de um ano de idade. O botulismo infantil é mais brando do que a versão adulta.
V
A maioria das infecções humanas por Salmonella são associadas com transmissão de origem alimentar a partir de carne e de produtos lácteos. No entanto, surtos de salmonelose têm sido relacionados com uma variedade de frutas e vegetais.
V
Na Síndrome Hemolítica Urêmica (HUS) causada pela E. coli O157:H7, o paciente sofre de diarreia sanguinolenta, anemia hemolítica, distúrbios e falhas renais. Distúrbios nervosos centrais, como ocorre em infecções por outras E. coli patogênicas, não são observados.
F
Na Síndrome Hemolítica Urêmica (HUS) causada pela E. coli O157:H7, distúrbios nervosos centrais podem aparecer, os quais levam a convulsões, coma e morte.
A Klebsiella é a principal espécie no grupo dos coliformes fecais.
F
A E. coli é a principal espécie no grupo dos coliformes fecais.
A Plesiomonas shigelloides não é um patógeno alimentar comprovado.
V
A maioria das infecções por L. monocytogenes envolve indivíduos saudáveis.
F
A L. monocytogenes raramente infecta indivíduos saudáveis.
Na Síndrome Hemolítica Urêmica (HUS) causada pela E. coli O157:H7, trombocitopenia é a principal causa de morte em crianças, enquanto a falha renal aguda é a principal causa em adultos
F
Falha renal aguda é a principal causa de morte em crianças, enquanto trombocitopenia é a principal causa em adultos.
A presença de Aeromonas hydrophila nas fezes de indivíduos com diarreia, na ausência de outros patógenos entéricos, sugere que essa bactéria tenha algum papel na doença e, por isso, foi incluída neste levantamento de patógenos alimentares.
V
A maioria das infecções humanas por Salmonella são associadas com transmissão de origem alimentar a partir de uma variedade de frutas e vegetais. No entanto, surtos de salmonelose têm sido relacionados com carne e produtos lácteos.
F
A maioria das infecções humanas por Salmonella são associadas com transmissão de origem alimentar a partir de carne e de produtos lácteos. No entanto, surtos de salmonelose têm sido relacionados com uma variedade de frutas e vegetais.
O Clostridium perfringens é amplamente distribuído no ambiente e com frequência é encontrado no intestino de humanos e animais. Os endósporos do micro-organismo persistem no solo, em sedimentos e em áreas sujeitas a poluição fecal humana e animal.
V
O gênero Listeria é dividido em seis espécies, dentre as quais a L. monocytogenes é a que suscita maior preocupação no que concerne a enfermidades causadas por alimentos.
V
O Bacillus cereus é um bastonete Gram-positivo de células grandes, aeróbio facultativo e cujos endósporos não aumentam o esporângio.
V
A Brucella é um cocobacilo Gram-positivo, anaeróbio, que causa a brucelose.
F
A Brucella é um cocobacilo Gram-negativo, estritamente aeróbio, que causa a brucelose.
O metabolismo continuado dos vegetais em saladas empacotadas pode resultar em ambiente anaeróbio que favorece a multiplicação do Clostridium botulinum e a produção de toxina.
V