1. Contabilidade Pública: conceituação, objeto, objetivo, função social e campo de aplicação. Flashcards
Qual o conceito de Contabilidade Pública da revogada NBC T 16.1?
Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
A Contabilidade é uma ciência social. Como tal, possui vários ramos, a Contabilidade Pública é um deles. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Uma das finalidades da Ciência Contábil e da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer informações para a tomada de decisão. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Atualmente, os Princípios de Contabilidade foram revogados. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Pela NBC TSP – Estrutura Conceitual, que revogou também o conceito de CASP. Porém, a própria Norma trata direta ou indiretamente desses princípios, de maneira que ainda possuem aplicabilidade.
A contabilidade aplicada ao setor público constitui ramo especializado da ciência contábil, com sistema, legislação e princípios próprios, diferentes dos aplicáveis à contabilidade empresarial. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Realmente a Contabilidade Pública é um ramo especializado da Ciência Contábil. Porém, os princípios, sistema e a legislação em geral são os mesmos aplicáveis à Contabilidade Geral.
Qual o novo campo de aplicação da contabilidade?
As entidades do setor público, obrigatoriamente; e
Demais Entidades e Estatais Independentes, facultativamente.
Quais as entidades do setor público que devem aplicar a Estrutura Conceitual e as demais NBCs TSP quanto à elaboração e divulgação dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs.) de forma OBRIGATÓRIA?
- Os entes federados e seus poderes (incluindo tribunais de contas, defensorias e o MP);
- Órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público), fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta (inclusive as empresas estatais dependentes)
As autarquias, fundações e os órgãos da administração direta são OBRIGADAS a seguir as NBCs TSP, e quanto às estatais (SEM e Empesas Públicas)? São obrigadas?
Se forem DEPENDENTES sim!
Se forem INDEPENDENTES não!
Quem são as estatais dependentes que devem seguir as NBCs TSP?
São empresas controladas que recebem do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas, excluídas aqueles provenientes de aumento de participação acionária.
As estatais independentes em princípio, não estão no alcance da estrutura conceitual e das demais NBCs TSP. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Mas podem aplicar de maneira facultativa ou por determinação dos respectivos órgãos reguladores, fiscalizadores e congêneres.
Se os órgãos reguladores, fiscalizadores e congêneres determinarem que as estatais independentes devem seguir as NBCs TSP, elas se tornam obrigadas a fazer. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Os Tribunais de Contas, Defensorias e Ministério Público não são obrigados a seguir as NBCs TSP. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! São obrigados!
Os consórcios públicos são obrigados a seguir as NBCs TSP?
SIM! Seja de direito público ou privado.
As entidades que devem seguir as NBCs TSP obrigatoriamente fazem parte de qual orçamento?
Orçamento fiscal; e
Orçamento da seguridade social.
As entidades que devem seguir as NBCs TSP facultativamente fazem parte de qual orçamento?
Orçamento de investimento.
A CVM, na qualidade de órgão regulador do mercado de capitais, pode, por exemplo, determinar ao Banco do Brasil que aplique determinada norma aplicável ao setor público. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Ou o banco pode aplicar por conta própria, se desejar.
As empresas estatais dependentes devem aplicar tanto a legislação societária (Lei n. 6.404/76) como a legislação aplicável ao setor público. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
As pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços públicos para o Poder Público (por concessão, permissão ou autorização) estão no campo de aplicação da CASP?
NÃO! São empresas privadas!
As pessoas físicas ou jurídicas que recebem recursos decorrentes de indenização ou sentença judicial estão no campo de aplicação da CASP?
Não carai
A estrutura conceitual se aplica não somente aos governos federal, estadual, municipal e distrital, mas, também, às autarquias e às fundações mantidas pelo poder público, aos fundos e consórcios públicos. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Os Conselhos de regulamentação profissional e o Sistema “S” (Serviços Sociais Autônomos), estão no escopo facultativo da CASP. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Apesar disso, há determinação recente do TCU de que normas aplicáveis ao setor público serão aplicadas ao Sistema S. Portanto, se cair em prova, no Sistema S é obrigatória a utilização da CASP.
Segundo a Estrutura Conceitual Aplicável ao Setor Público, os conselhos de regulamentação profissional, os serviços sociais autônomos e as empresas estatais dependentes devem aplicar obrigatoriamente as normas aplicáveis ao setor público. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Hoje os conselhos de regulamentação profissional os serviços sociais autônomos têm o escopo FACULTATIVO.
Nos termos da Estrutura Conceitual Aplicável ao Setor Público, entre as entidades que estão dentro do escopo parcial de aplicação das normas aplicáveis ao setor público estão as empresas estatais independentes e as demais entidades que integram o orçamento de investimento. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Não existe mais escopo parcial, agora é FACULTATIVO.
O objeto da Contabilidade Pública é o orçamento
público. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! É o PATRIMÔNIO PÚBLICO
O que a Contabilidade Pública entende por Patrimônio Público?
Conjunto de DIREITOS e BENS, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas OBRIGAÇÕES