ZOO Flashcards
crianças com até um ano de idade, a ingestão de esporos de C. botulinum pode culminar com a multiplicação deste no intestino, produção das neurotoxinas e ocorrência do quadro clínico. Isso ocorre uma vez que as toxinas produzidas nos alimentos transpassam a barreira intestinal mais facilmente nessa idade.
E
O botulismo infantil ocorre uma vez que a microbiota infantil ainda não é capaz de inibir o desenvolvimento deste micro-organismo.
O principal reservatório da leptospirose é constituído pelos roedores silvestres das espécies Rattusnorvegicus.
E
O principal reservatório é constituído pelos roedores sinantrópicos das espécies Rattus norvegicus(ratazana ou rato de esgoto), Rattus rattus (rato de telhado ou rato preto) e Mus musculus (camundongo ou catita). O Rattus norvegicus é o principal portador da Leptospira icterohaemorraghiae, uma das mais patogênicas para o homem.
A cisticercose bovina é inicialmente visível macroscopicamente cerca de 2 semanas depois de alcançar o músculo, como mancha pálida semitransparente com cerca de 1,0 mm de diâmetro, mas não é infectante aos humanos até, aproximadamente, 12 semanas depois, quando alcança seu tamanho total, ao redor de 1,0 cm.
C
A Tuberculose causada pelo Mycobacterium bovis é uma zoonose de evolução crônica que acomete principalmente bovinos e bubalinos. Caracterizam-se pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que se localizam estritamente nas vísceras vermelhas (pulmão, fígado, baço, entre outros).
E
Caracterizam-se pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que PODEM SE LOCALIZAR EM QUALQUER ÓRGÃO OU TECIDO.
Os meios de cultura Löwenstein-Jensen e Stonebrink-Lesslie são utilizados para diferenciar o M. bovis do M. tuberculosis.
E.
Para permitir o isolamento de QUALQUER bactéria do gênero Mycobacterium, recomenda-se a semeadura concomitante nos meios de cultura Löwenstein-Jensen e Stonebrink-Lesslie.
O solo contaminado com oocistos do Trypanosoma cruzi provenientes dos gatos domésticos é uma via de transmissão de grande importância epidemiológica, mas o contato com o animal não resulta grande perigo porque os oocistos não se aderem aos pelos do gato.
E
T. cruzi é doença de chagas.
T. gondii que é toxoplasmose
Larva migrans visceral (LMV) é causada por larvas de 3º estágio (L3) principalmente do gênero Ancylostoma.
E.
é do genero Toxocara
As espécies de micobactérias do complexo MAIS não infectam humanos.
E
M. avium, M. intracellulare e M. scrofulaceum
No ser humano, a infecção pelas micobactérias do complexo MAIS tem importância para os indivíduos com deficiência imunológica.
Uma das formas de reduzir a infecção humana pelo Toxoplasma gondii é destruir os cistos da carne cozinhando-a até uma temperatura de 67°C por 20 minutos, com garantia de que o calor penetre igualmente no alimento. O congelamento à -13°C por 18 a 24hs, pode ser considerado um meio de destruição dos cistos.
C
Pequenos animais acometidos por dermatofitose desenvolvem, frequentemente, onicomicose ou infecção profunda da derme denominada de pseudomicetoma ou micetoma dermatofítico.
E
raramente desenvolvem
O agente causador da Febre Amarela é um vírus não envelopado.
E
Os flavivírus são vírus icosaédricos, com cerca de 50nm de diâmetro e consistem em um envelope lipídico coberto densamente com projeções superficiais consistindo de 180 cópias da membrana e 180 cópias das glicoproteínas de envelope. Os vírus são instáveis no ambiente e são sensíveis ao calor, à radiação ultravioleta, desinfecção (incluindo álcool e iodo) e pH ácido.
A generalização da infecção pode assumir duas formas: miliar, quando ocorre de maneira abrupta e maciça, com entrada de um grande número de bacilos na circulação ou protraída, mais rara, que se dá por via linfática ou sanguínea, acometendo o próprio pulmão, linfonodos, fígado, baço, úbere, ossos, rins, sistema nervoso central, disseminando-se por praticamente todos os tecidos.
E
A generalização da infecção pode assumir duas formas: miliar, quando ocorre de maneira abrupta e maciça, com entrada de um grande número de bacilos na circulação ou protraída, MAIS COMUM
Existem cinco tipos (A a E) de Cl. perfringens, os quais são divididos de acordo com a presença das principais toxinas letais, das quais três são de origem cromossomal.
E
são de origem PLASMIDIAL
Rickettsia rickettsii é uma bactéria gram _____
negativa
A Taenia solium (suíno) e Taenia saginata (bovino) são nematódeos que causam doença intestinal (teníase) e os ovos da T. solium desenvolvem infecções somáticas (cisticercose).
E
CESTÓDEOS