RII Flashcards
os estabelecimentos de POA devem dispor de gelo de fabricação propria ou de terceiros
verdadeiro
o RIISPOA e as normas terão objetivo a racionalização, simplificação e a virtualização de processos e procedimentos.
verdadeiro
infecção leve por Sarcocystis spp. (ovinos), cisto em um unico ponto da carcaça ou orgao:
a carcaça deve ser liberada, apos remoçao da area atingida
verdadeiro
os estabelecimentos de pescado/derivados são classificados em:
1- BF
2- AFP
3- UBP e PP
4- EDMB
1- barco-fábrica
2- abatedouro frigorifico de pescado
3- unidade de beneficiamento de pescado e produtos de pescado
4- estação depuradora de moluscos bivalves
ovos categoria B sao destinados exclusivamente p/ industrialização
verdadeiro
carcaças de @ com rinite atrofica deve ser condenada?
não está nos incisos
infecçao intensa de Sarcocystis em ovinos:
cistos em ___ pts da carcaça
mais de 2
paralisia por alterações metabólicas, é permitido retirar os @ do estabelecimento p/ tto
certo
a inspeção de leite e derivados é aplicável somente ao leite de vaca
errado
o material condenado será ______ qdo n for processado no dia do abate ou for transportado p/ transformação em outro estab.
descaracterizado
as carcaças de @ com sorologia + p/ AIE devem ser condenadas, ainda que nao sejam encontradas lesoes sistemicas no exame post-mortem.
errado
podem ser liberadas p/ consumo desde que nao sejam encontradas lesoes sistemicas no exame post-mortem
O exame ante mortem deve ser realizado no menor intervalo de tempo possível antes do abate.
errado
O exame ante mortem deve ser realizado no menor intervalo de tempo possível APÓS A CHEGADA DOS @ no estabelecimento de abate.
No caso de suspeita de doenças não previstas no RIISPOA ou em normas complementares, o animal deverá ser sacrificado na sala de necrópsia após a matança normal.
errado
o abate deve ser realizado também em separado, para melhor estudo das lesões e verificações complementares.
Quando se tratar de lesões neoplásicas discretas e localizadas, e sem comprometimento do estado geral, a carcaça deve ser destinada ao tratamento pelo calor depois de removidas e condenadas as partes e os órgãos comprometidos.
E
Quando se tratar de lesões neoplásicas discretas e localizadas, e sem comprometimento do estado geral, a carcaça pode ser liberada para o consumo depois de removidas e condenadas as partes e os órgãos comprometidos.
É proibido o abate de suídeos não castrados ou que mostrem sinais de castração recente.
E
O art. 104 do RIISPOA, que apresentava essa restrição, foi revogado. Logo, atualmente não é proibido o abate de suídeos não castrados ou que mostrem sinais de castração recente.
São proibidas a remoção, a raspagem ou qualquer prática que possa evidenciar lesões das carcaças ou dos órgãos, antes do exame pelo SIF.
E
as práticas proibidas são aquelas que possam MASCARAR lesões antes do exame pelo SIF.
No caso de o adquirente, locatário ou arrendatário ter feito a comunicação de alienação, aluguel ou arrendamento por escrito ao SIF, e o alienante, locador ou arrendante não apresentar, dentro do prazo máximo de trinta dias, os documentos necessários à transferência, será cassado o registro ou o relacionamento do estabelecimento.
E
a comunicação será realizada pelo alienante, locador ou arrendante.
Unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos é o estabelecimento destinado ao abate dos animais produtores de carne, à recepção, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de carne e produtos cárneos, podendo realizar industrialização de produtos comestíveis e o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos não comestíveis.
E
a unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos é o estabelecimento destinado à recepção, à manipulação… no entanto, não contempla o abate dos animais produtores de carne.
A gema invisível à ovoscopia, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central é uma das características qualitativas que os ovos da categoria “A” devem apresentar.
E
gema visível à ovoscopia, somente sob a forma de sombra, com contorno aparente, movendo-se ligeiramente em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central;
Durante a ordenha, manual ou mecânica, o leite deve ser filtrado por meio de utensílios específicos previamente higienizados.
E
LOGO APÓS A ORDENHA, manual ou mecânica, O LEITE DEVE SER FILTRADO por meio de utensílios específicos previamente higienizados.
As carcaças e os órgãos de animais que apresentem mastite crônica, quando não houver comprometimento sistêmico, depois de removida e condenada a glândula mamária, serão destinadas à esterilização pelo calor.
E
depois de removida e condenada a glândula mamária, as carcaças e os órgãos podem ser liberados.
A coleta, o acondicionamento e o envio para análises de amostras de leite proveniente das propriedades rurais para atendimento ao programa nacional de melhoria da qualidade do leite são de responsabilidade dos produtores.
E
a responsabilidade é do estabelecimento que primeiramente o receber o leite dos produtores.
O aproveitamento da glândula mamária para fins alimentícios pode ser permitido, depois de liberada a carcaça.
C
Serem provenientes de estabelecimentos avícolas de reprodução que não foram submetidos ao processo de incubação é uma das características qualitativas dos ovos da categoria “B”.
C
aos estabelecimentos de pescado e derivados é defeso a utilização de água do mar limpa em operações de processamento de pescado.
E
desde que o estabelecimento possua instalações e equipamentos específicos para o tratamento e o abastecimento de água do mar limpa é admitido seu uso nas operações de processamento de pescado.
As carcaças e os órgãos de animais parasitados por Oesophagostomum sp (esofagostomose) devem ser condenados.
E
no caso de esofagostomose, deverá haver condenação apenas quando houver caquexia.
As carcaças de animais com tuberculose devem ser destinadas ao aproveitamento condicional para esterilização pelo calor quando, entre outros achados, apresentem lesões miliares ou perláceas de parênquimas ou serosas.
E
nesses casos as carcaças de animais com tuberculose devem ser condenadas.
Nos casos de aproveitamento condicional, o pescado deve ser submetido a congelamento, salga ou tratamento pelo calor.
C
Os órgãos e as partes que apresentem parasitoses não transmissíveis ao homem devem ser condenados, podendo a carcaça ser liberada, desde que não tenha sido comprometida.
C
Quando as lesões de actinobacilose são discretas e limitadas à língua afetando ou não os linfonodos correspondentes, permite-se o aproveitamento condicional da carne de cabeça para esterilização pelo calor, depois de removidos e condenados a língua e seus linfonodos.
C
As carcaças, as partes e os órgãos de anfíbios e répteis que apresentem lesões ou anormalidades que possam torná-los impróprios para consumo devem ser condenados na linha de inspeção.
E
as carcaças, as partes e os órgãos de anfíbios e répteis, nesses casos, devem ser identificados e conduzidos a um local específico para inspeção.
Para melhor organização administrativa, sempre que o SIF julgar necessário, os documentos com informações de interesse sobre o lote devem ser disponibilizados com, no mínimo, setenta e duas horas de antecedência.
E
no mínimo, vinte e quatro horas de antecedência.
proibida a destinação industrial do pescado que se apresentar injuriado, mutilado, deformado, com alterações de cor, com presença de parasitas localizados ou com outras anormalidades que não o tornem impróprio para o consumo humano na forma em que se apresenta
E, é permitida
São condições básicas e comuns que os estabelecimentos de produtos de origem animal devem dispor, dentre outras, equipamentos e utensílios resistentes à corrosão, de fácil higienização e atóxicos que não permitam o acúmulo de resíduos e equipamentos ou instrumentos de controle de processo de fabricação no mínimo aferidos.
E
os equipamentos ou instrumentos de controle de processo de fabricação CALIBRADOS E AFERIDOS.
O tanque comunitário deve estar vinculado a estabelecimento sob inspeção federal e deve atender a norma complementar.
C
A análise fiscal é efetuada pelo estabelecimento para controle de processo e monitoramento da conformidade das matérias-primas, dos ingredientes, dos insumos e dos produtos.
E
essa é a definição de análise de autocontrole.
análise fiscal - análise efetuada pela Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA ou pela autoridade sanitária competente em amostras coletadas pelos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
No caso de lesões inespecíficas discretas e circunscritas de linfonodos, sem repercussão no estado geral da carcaça, a área de drenagem deste linfonodo deve ser condenada, com o aproveitamento condicional da carcaça para esterilização pelo calor.
E
nesse caso a área de drenagem deste linfonodo deve ser condenada, liberando-se o restante da carcaça.
As análises de amostras de leite proveniente das propriedades rurais para atendimento ao programa nacional de melhoria da qualidade do leite abrangem a composição centesimal.
C
I - contagem de células somáticas - CCS;
II - contagem padrão em placas - CPP; (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)
III - composição centesimal;
IV - detecção de resíduos de produtos de uso veterinário; e
V - outras que venham a ser determinadas em norma complementar.