Uso racional de exames na APS Flashcards
Quais as características da prevenção primaria?
- Ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pctes.
- Refere-se ao período pré-patogênico e diz respeito a ações sobre agentes patógenos e seus vetores. Subdivide-se em dois níveis: a promoção da saúde e a proteção especifica.
Cite exemplos de prevenção primaria? (5)
ex: vacinação, alimentação saudável, mudança do estilo de vida, lavagem de mãos e dedetização para prevenção de dengue.
Quais as características da prevenção secundaria?
- Situações nas quais o processo de doença já está instaurado.
- A intenção é propiciar uma melhor evolução clínica para os indivíduos afetados, impedindo ou retardando a evolução das enfermidades.
- Além disso, as ações na fase secundária também têm como meta interromper ou reduzir a disseminação da doença em uma população especifica.
Cite exemplos de prevenção secundária
Exemplos: Reduzir os casos de pés diabéticos em pacientes com diabetes, uso de AS e sulvastatina (para prevenir a ocorrência novamente de um AVC), rastreio de doenças entra como secundária.
Quais as características da prevenção terciária?
- Medidas que visam fornecer serviços de apoio e reabilitação para minimizar a morbidade e maximizar a qualidade de vida depois de uma doença ou lesão de longa duração.
Cite exemplos de prevenção terciária?
Ex: reabilitação de um modo geral, terapia ocupacional.
Quais as características da prevenção quartenária?
- Pode ser introduzida quando ainda não se há a doença (se sente doente) e depois que o paciente está doente, então cursa pelo período pré e pós-patogênico. Identifica o paciente sobre o risco de medicalização excessiva e visa sugerir intervenções eticamente aceitáveis.
- Essa prevenção é aplicada contra os excessos de rastreamento e excesso de solicitações de exames, que podem gerar o sobrediagnóstico. Além disso é utilizada nos abusos de medicações em pacientes com fatores de risco, criação de novas doenças (pré-diabético).
Em relação a prevenção quartenária. Onde o conceito é aplicado?
- Excesso de rastreamentos
- Excesso de solicitação de exames
- SOBREDIAGNÓSTICO
- Abusos na medicalização de fatores de risco
- Criação de novas doenças
Rastreamento : Para pacientes assintomático, sendo testes ou exames, usado para diagnóstico precoce e identificação de fatores de risco, objetivando, portanto, a redução da morbimortalidade. A expectativa é a descoberta de doenças precocemente, e qual é a realidade?
- Excesso de rastreio é a realidade atual de modo que os assintomáticos são classificados como doentes (novas doenças), aponta falsos positivos e faz com que o paciente se sinta doente.
- Um dos principais exemplos é o rastreio do câncer de próstata por PSA (antígeno prostático específico) e toque retal. O INCA não recomenda, mas a sociedade de urologia recomenda. Assim, é clara a dualidade também com relação ás orientações dentro de cada especialidade médica.
- Os excessos de rastreio geram a cascata de exames, que são caras e culminam no sofrimento ao paciente. Pode também acontecer os modismos (exames que os pacientes pedem por estar na moda), exames de baixo valor diagnóstico como o Check-up. Os exames pré-operatórios (são vastos como RX de tórax, hemograma, ECG).
O excesso de rastreio gera prejuízo para o pcte, cite 4?
- Desconforto
- Assintomáticos classificados como doentes
- Falsos positivos
- Sensação de estar doente
O que o excesso de exames gera?
Preocupação, iatrogenia, dx precoce, custos elevados sem necessidade.
Quando solicitar exames laboratoriais: Sangue, fezes e urina na APS?
- A decisão para o exame parte de uma suspeita clínica após a realização de anamnese e exame físico. Normalmente solicitados para casos de suspeita de anemia, alterações na tireoide, acompanhamento de doenças crônicas, para trabalhadores da área alimentícia, rastreio de câncer.
- Observação: Alguns casos são protocolos como no caso das gestantes em que são solicitado exame de sangue e urina para rastreio de anemia, infecção de urina (pois grávidas podem fazer o tratamento para casos assintomáticos), testes de sífilis e HIV, entre outros.
Quando solicitar ECG na APS?
- Acompanhamento de arritmias, quadro de angina, para pacientes com transtornos do pânico vale a pena pedir o exame por que isso irá tranquilizar o paciente, trazendo mais benefícios. Utilizado para atestados de saúde (academias).
- Ex: cardiopata, alteração da PA, dor no peito independentemente da idade, hipertensos quando descontrolados.
Quando solicitar RX de tórax na APS?
- Solicitado na APS para casos de suspeita de tuberculose e consolidação segundo a suspeita clínica. Para pedidos pré-operatório. De modo geral, não são muito utilizados.
- Ex: pcte com DPOC em crise, investigação de tuberculose, (pneumonia na maioria das vezes não precisa).
Quando solicitar RX de coluna e osteoarticular na APS?
- Paciente com suspeita de hérnia de disco, esporão de calcâneo, para casos trabalhistas em que não houve melhora ao longo do tempo e do tratamento não farmacológico.
- Ex: desvios de coluna depende pq o pcte não gosta do dx clinico, dor crônica você acaba pedindo.