Empatia e PTS (Projeto Terapêutico Singular) Flashcards
O que é empatia?
Ambroise Paré apud Barros Filho: “curar ocasionalmente, aliviar frequentemente, consolar sempre”
E na pratica, como estudar empatia? O que fazer?
Trabalhando a relação médico paciente.
• Integralidade: Se faz importante a separação entre os conceitos de illness e disease, além da abordagem do paciente de modo longitudinal.
• Medicina centrada na pessoa
• Saúde biopsicossocioespiritual: A saúde, de maneira ampla, deve ser entendida como o sentido e a qualidade da própria existência, sendo aquilo que permite que cada pessoa viva um projeto de vida com sentido e significado pessoal e para a comunidade a que pertence. Deve-se entender o adoecimento sobre a lógica da complexidade, ampliando o diagnóstico biomédico a fatores e condições que influenciam no processo de saúde e adoecimento.
A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE (O QUE NÃO FAZER?)
- Pacientes retratados como números ou patologias
- Modelos a seguir e a não seguir
- A comunicação não verbal
- Sobrecarga de trabalho
Mecanismo para trabalhar a relação médico paciente, deve ser uma aborda de que forma?
- Consultas terapêuticas
- O médico como fármaco
O médico da família e da comunidade deve ter competências no campo da abordagem psicoterapêutica, para que se possa receber o paciente de maneira integral. O médico pode também desenvolver o plano terapêutico com outro profissional, mas isso não exclui a necessidade de dominar a abordagem psicoterápica, em função das necessidades da APS.
- O médico como fármaco
Um dos obstáculos dessa abordagem, está na formação médica, em que são suplantadas o campo da psicologia e da psiquiatria nos cursos da medicina. Então o médico deve desenvolver a linguagem, narrativa e resiliência.
A expressão é de suma importância na abordagem, quais as estratégias para facilitar a narrativa?
- Escuta ativa: Permite a facilita a expressão verbal e não verbal da pessoa, deve estar pautada no interesse genuíno e empatia.
- Desvelamento (disclosing): Processo de organizar pensamentos caóticos para que os estressores sejam observados.
- Formulação de perguntas: Escutar e saber formular perguntas. Sendo importante abordar, problema ou situação mal resolvida, situação que tenha deixado mágoa, eventos impactantes, fontes de estresse.
- Valorização de metáforas
- Journaling (registro): Paciente deve registrar os aspectos estressantes.
Em relação ao suporte social, quais principais pontos?
• Lembrar que ele tem uma Família • Comunidade • Mudanças de estilo de vida • Espiritualidade - Refere-se ao conforto, e cuidado que se recebe de outra pessoa (família, comunidade). Isso reduz desfechos favoráveis e pode ser desenvolvidos pelo médico os tipos emocional, instrumental, informativo.
Em relação ao empoderamento, quais principais pontos?
• Aumento do controle sobre a doença • Identificação de objetivos • Elogios e autoestima • Encorajar o perdão -Estímulos à participação em grupos de suporte, aumento do controle da pessoa sobre seu adoecimento e propósito. Isso auxilia na adesão ao tratamento.
Em relação aos polissintomaticos, como o médico deve se comportar?
O médico deve atuar na perspectiva de complexidade e integralidade biopsicossocial. Deve trazer segurança ao paciente sobre a realidade do seu problema, realizar uma abordagem plural (familiar e comunitária) com uma agenda combinada, não excludente e que haja fortalecimento da relação médico-paciente e os recursos necessários ao tratamento (exames e medicamentos). Além disso, é fundamental conhecer os agentes estressores relevantes e que influenciam o processo de saúde-adoecimento.
POLISSINTOMATICOS
* Sintomas reais * Agenda combinada * Abordagem familiar e comunitária
O que é PTS?
Projeto -> Esforço temporário para criar um produto
Terapêutico -> Tratamento; cuidado
Singular -> Contexto Único
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se necessário. Geralmente é dedicado a situações mais complexas.
V ou F:
- É uma variação da discussão de “caso clínico”. Foi bastante desenvolvido em espaços de atenção à saúde mental como forma de propiciar uma atuação integrada da equipe valorizando outros aspectos, além do diagnóstico psiquiátrico e da medicação, no tratamento dos usuários
- Um movimento de coprodução e de cogestão do processo terapêutico de indivíduos ou coletivos, em situações de vulnerabilidade.
V
Alguns aspectos são importantes para serem avaliados, quais são esses aspectos?
1- Escolha de casos para usuários ou famílias mais graves ou difíceis.
2- O tempo de duração depende da complexidade do caso (característica do serviço, vínculo com o usuário). De maneira geral casos associados à APS são de demanda mais rápida, já os casos do CAPS (centro de atenção psicossocial) são mais graves e de longa evolução.
3- Perceber quais os temas a equipe teve dificuldade de conversar, preparar as reuniões e lidar com a pré-tarefa e dificuldades inconscientes. Autorizar-se a fazer críticas no grupo de forma construtiva, pensar novas possibilidades e caminhos para a intervenção.
4- Fazer metas pactuadas, realistas e que visem a redução de danos.
Quem faz PTS? onde faz?
- Todas especialidades poderiam fazer, mas quase nenhuma faz porque demanda tempo e trabalho.
- É mais realizado em saúde mental, geriatra, saúde básica.
Espaços de construção ?
- Reuniões das Equipes de Saúde da Família (ESF);
- Reuniões de Matriciamento, Equipe de Saúde Mental, Núcleo de Saúde da Família (NASF), Centro de Saúde do Idoso, Especialistas focais;
- Atendimento compartilhado;
- Reuniões Intersetoriais (CRAS, Conselho Tutelar, Consultório de Rua etc).
Em relação a analise prévia, o que deve ser levado em consideração?
- Deve-se conhecer a pessoa envolvida;
- Delinear ações coerentes ao seu contexto de vida;
- Envolver discussões em equipe;
- É fundamental a participação de vários atores;
- É necessário identificar as potencialidades e as vulnerabilidades (orgânicas, psíquicas e sociais).
Cite as 4 etapas do PTS?
1 - Diagnóstico
2 - Definição de metas
3 - Divisão de responsabilidades
4 - Reavaliação