Urticária e Angioedema Flashcards
Qual a definição de urticária?
É o súbito aparecimento de pápulas/placas edemaciadas, de duração rápida (24h no máximo), eritematosas, bem delimitadas, de bordas irregulares e com prurido intenso.
Por que a lesão da urticária ocorre?
Pelos mediadores produzidos por mastócitos, principalmente a histamina, que promove vasodilatação local, aumento da permeabilidade vascular, eritema, edema e contração da musculatura lisa.
Quais os desencadeadores da urticária?
Drogas (principal - penicilinas, AAS, dipirona, sulfonamida, …), alimentos (aditivos, corantes, ovos, peixes, nozes), inalantes (pólen, poeira, inseticidas), agentes físicos (frio, pressão, calor, luz) e psicogênicos (são infrequentes como causa primária, atuando como agravantes).
Quais os tipos de urticária?
40% isoladas, 50% urticária + angioedema e 10% apenas angioedema.
O que é o angioedema?
É o edema de partes moles, como lábios, língua, pálpebras, glote.
Qual o QC da urticária?
Lesões edemaciadas, eritematosas, bem delimitadas, de bordas irregulares, de início súbito e duração curta, sendo que o prurido está SEMPRE presente.
Como é feita a quantificação da urticária?
Leve: < 20 lesões Moderada: 21-50 lesões Grave: > 50 lesões.
Qual a diferença entre urticária aguda e crônica?
A aguda apresenta duração menor que 6 semanas e é desencadeada por drogas, alimentos, inalantes e picadas. A crônica, por sua vez, apresenta duração maior do que 6 semanas e é mais difícil de descobrir a causa, sendo que em 70% dos casos não se descobre. As lesões da aguda e da crônica são idênticas, diferenciando apenas na duração.
O que é a urticária crônica espontânea?
É a urticária crônica (+6 semanas) sem causa definida.
Quais exames devem ser solicitados ao paciente com urticária?
Em casos de aguda, uma boa anamnese é responsável pela identificação da causa. No entanto, para a crônica é necessário um hemograma, VHS, investigar urticária autoimune, pesquisa por H pylori, hormônios tireoidianos e autoanticorpos contra eles, testes cutâneos no antebraço (idem teste de contato).
Qual o tto da urticária?
Descobrir e afastar o agente causal, sendo que a maioria evolui para a cura. Pode-se utilizar antihistamínicos de 2a geração (loratadina). Caso em 15 dias não haja melhora -> aumentar a dose em 2 ou 4x da medicação, pode-se fazer um ciclo curto de corticoides e usar antileucotrienos (pouco efeito). Se não houve controle por 1-4 semanas -> encaminha ao especialista para uso de ciclosporina ou omalizumabe.
Qual o mecanismo de ação do omalizumabe?
Ação anti-IgE, se ligando ao IgE e impedindo a ligação do alérgeno a essa iunoglobulina.
Quais as possíveis complicações da urticária e angioedema?
Edema de glote, choque anafilático.
Qual o tto para o choque anafilático?
Uso de adrenalina SC ou IV 0,3-0,5 ml como principal droga.
Foto urticária