Psoríase Flashcards
O que é a psoríase?
Doença crônica hiperproliferativa inflamatória da pele, recorrente, sem cura e pruriginosa.
Qual a relação epidemiológica da psoríase?
Acomete cerca de 1-2% da população, acometendo igualmente homens e mulheres e em qualquer idade, porém com um pico de casos após os 40 anos.
Quais os fatores de risco para psoríase?
Existe predisposição genética para psoríase, mas requer fatores ambientais para ser expressa, como estresse emocional, medicamentos, infecções e alguns fatores físicos. A exposição solar parece ter efeito de melhora das lesões (provavelmente pois a luz solar apresenta efeito imunossupressor).
Qual a patogenia da psoríase?
Há presença de uma população sensibilizada de LyT na derme que se acumulam na epiderme. Essas células secretam citocinas e fatores de crescimento que induzem as lesões características da doença, com hiperproliferação da epiderme. Ou seja, é uma doença com atividade inflamatória na derme e alta proliferação da epiderme.
Qual o QC da psoríase?
Placas eritematosas e descamativas, bem delimitadas e de tamanhos variados e pruriginosas. As escamas são grandes e prateadas. Pode haver acometimento de articulações. A distribuição, tamanho e morfologia das lesões irá depender da forma dessa psoríase.
Quais as formas da psoríase? (5)
Vulgar, Gutata, Invertida, Eritrodérmica e Pustulosa.
Quais as características clínicas da Psoríase Vulgar?
Apresenta-se principalmente no couro cabeludo, região retroauricular, pavilhão auricular, cotovelo, joelho, região lombossacral e periumbilical, dorso das mãos e genital.
Quais as características da Psoríase Guttata?
Lesões papulosas esparsas, comum em crianças e adolescentes e geralmente precedida por infecção de pele que desencadeia o quadro de psoríase.
Quais as características da Psoríase Invertida?
Localizada nas dobras, não havendo descamação pois as regiões apresentam alta sudorese. Deve-se procurar lesões em outras regiões para auxiliar o diagnóstico de psoríase.
Quais as características da Psoríase Eritrodérmica?
Psoríase generalizada com exantema descamativo, podendo se manifestar no curso da doença ou como primeira manifestação clínica dela.
Quais as características da Psoríase Pustulosa?
Pode ser localizada ou generalizada. São pústulas assépticas geradas por restos de neutrófilos.
A generalizada ocorre de forma hiperaguda e associada a sintomas sistêmicos, como febre. É desencadeada pela suspensão abrupta de corticoides sistêmicos e hipocalcemia.
Qual a frequência e como aparece a Psoríase Ungueal?
Está presente em 50-80% dos casos de psoríase, se manifestando como “pitting” (depressões puntiformes nas unhas), manchas amarelas abaixo da lâmina ungueal, onicólise (descolamento da unha), hiperceratose, onicomicose. O acometimento das unhas pela psoríase aumenta as chances de o paciente desenvolver artrite psórica.
Qual a frequência e manifestação de artrite psórica?
Ocorre em 5-20% dos casos de psoríase, sendo caraterizada por uma artrite crônica inflamatória soronegativa.
Como é feito o diagnóstico de psoríase?
Clínico (através das lesões), mas pode ser complementado pela biópsia com análise histopatológica das lesões.
O que é visualizado na histopatologia da psoríase? (8)
Hiperplasia da epiderme, paraceratose, ausência de granulosa, acantose, papilomatose, atrofia das áreas suprapapilares, microabcesso de Munro (neutrófilos na camada córnea), pústulas espongiformes de Kogoj (acúmulo de neutrófilos em cavidades).