Dermatite Atópica Flashcards

1
Q

Quais os sinais e sintomas da dermatite atópica?

A

Prurido, erosões na pele decorrentes da coceira, liquenificação, xeratose cutânea, distúrbios do sono por apresentar prurido intenso a noite.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual o começo e curso da dermatite atópica? (como é o início, quando ocorre esse início, quando desaparece, evolução)

A

O início é súbito, iniciando no 1o ano de vida em 60% dos casos ou até os 5 anos em 90% dos casos. 80% desses casos são leves, melhorando ao longo dos anos e, em 50% dos casos, desaparece na vida adulta, mas ainda apresentando recorrência. Ocorre o fenômeno da marcha atópica, que é a progressão da atopia da DA para rinite alérgica (70% dos casso) e/ou asma (50% dos casos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a relação epidemiológica da dermatite atópica?

A

Variam de acordo com as condições socioeconômicas do país, climáticas e da poluição. Estima-se que 10-15% da população brasileira apresenta DA, não havendo predileção por algum sexo ou etnia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a integração fisiopatológica da dermatite atópica? (mecanismos da doença - etiopatogenia)

A

É um somatório de fatores que promovem o desenvolvimento da DA. Entre eles estão: Hereditariedade, fatores imunológicos, fatores fisiológicos e fatores ambientais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Explique os fatores hereditários que contribuem para o desenvolvimento da DA.

A

70% dos casos apresenta correlação genética. Estima-se que se os 2 pais possuem, há 81% de desevolvimento de DA. Isso ocorre por deficiência de filagrina e loricrina, fatores que compõem a barreira lipídica da pele, ocorrendo aumento da desidratação/ressecação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Explique os fatores imunológicos que contribuem para o desenvolvimento da DA.

A

Aumento na quantidade de IgE, aumentando a susceptibilidade a reações anafiláticas. A quantidade de IgE está associada a gravidade da doença. A pessoa apresenta menor [LyT circulantes], diminuindo a eficiência da RI celular (maios suscetibilidade a infecções).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Explique os fatores fisiológicos que contribuem para o desenvolvimento da DA.

A

A coceira perpetua a DA (aumenta a lesão e o prurido), agravando de noite, há relação com o estado emocional da pessoa também.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique os fatores ambientais que contribuem para o desenvolvimento da DA.

A

Alguns alérgenos, como lã, pelos, pó, pólen, alguns alimentos (ovo, trigo, leite, nozes) podem desencadear ou piorar um quadro de DA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual o prognóstico da dermatite atópica?

A

50% dos casos melhoram na vida adulta, mas ainda apresenta recorrências.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual o tratamento da dermatite atópica?

A

Uso de hidratantes (emolientes) 2 a 3x ao dia e de antihistamínicos como sedativo (permitir que a pessoa consiga dormir a noite, já que o prurido agrava nessa parte do dai) para melhorarem o prurido. Antiinflamatório tópico com corticoides (uso por pequeno período e em áreas pequenas, devido ao alto número de reações adversas, como acne, telangectasias, atrofia cutânea, estrias, púrpuras). Uso de imunomoduladores tópicos para substituir o corticoide, com PA tacrolimus ou pimecrolimus (inibe a calcineurina que ativa os LyT). Banho no máximo 1x ao dia. Evitar fatores precipitantes (sudorese, lã, tecidos sintéticos, excesso de sabã, pó, pólen, …, estresses emocionais). Encorajamento do aleitamento materno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual o seguimento da dermatite atópica? (como é feito o diagnóstico, quais são e quando usar os exames complementares)

A

O diagnóstico de DA é eminentemente clínico, sendo que a pessoa precisa ter pelo menos 3 critérios maiores e 3 menores. Entre os maiores estão: hereditariedade, prurido, cronificação, distribuição de acordo com a idade e recidivante. Dentre os 3 critérios menores, estão: ceratose pilar (queratinização excessiva ao redor dos folículos pilosos - loc. no dorso dos braços e das pernas, principalmente), prega de Dennie-Morgan (prega supranumerária infraciliar), sinal de Hertoghe(rarefação do terço distal dos supercílios) (esses 2 últimos são estigmáticos da DA), queilite, dermografismo branco (por vasoconstrição), pitiríase alba (é uma manifestação associada, sendo secundária a desidratação).
Os EC são de pouco uso, seno realizados, principalmente, para excluir DDs.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a morfologia da lesão em eczema (lesão geral)?

A

Lesão eritematosa, podendo estar associada a edema, infiltração, vesiculação, crostas e liquenificação, estando sempre acompanhada de prurido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é atopia e qual sua manifestação principal?

A

É a tendência hereditária a desenvolver alergia a antígenos alimentares ou inalantes, manifestando-se por asma, rinite alérgica e, principalmente, eczema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais as formas de apresentação da DA?

A

Aguda, subaguda e crônica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual é a ordem de aparecimento, no geral, das formas de DA?

A

A forma aguda e subaguda acomete, principalmente, até os 2 anos de idade, enquanto que a crônica vai dos 2 aos 10 e a partir dos 12.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que ocorre no processo de cronificação dos eczemas?

A

Ele passa de exsudativo, com vesículas, para a presença de liquenificação e xeratose cutânea.

17
Q

Quais as manifestações da atopia?

A

Asma, rinite alérgica e DA.

18
Q

Qual a consequência da baixa imunidade celular do indivíduo com DA?

A

Suscetibilidade a infecções recorrentes, como é causada, por exemplo, pelo S. aureus.

19
Q

Qual a relação entre o S. aureus e o indivíduo com DA?

A

Estima-se que cerca de 70-95% dos indivíduos com DA apresentam a pele colonizada por S. aureus, o que exacerba as lesões da DA por funcionar como um superantígeno, agravando o processo eczematoso inicial.

20
Q

Quando deve ser cogitada a presença de infecção por S. aureus?

A

Sempre deve ser considerada, mas principalmente quando é realizado do tratamento (por mudança de hábitos de vida e medicamentoso), porém sem melhora da dermatite, indicando uma infecção pela bactéria.

21
Q

Quais fatores podem agravar o prurido?

A

Sudorese, clima frio (mais seco, maior desidratação da pele), xerose cutânea, fatores emocionais (estresse).

22
Q

Qual a relação entre o estado emocional e a DA?

A

O estresse induzido no atópico provoca eritema e prurido nas áreas de eczema (piora ou até mesmo desencadeia o quadro de DA - a pessoa com dermatite atópica apresenta menor limiar de prurido devido ao estado emocional).

23
Q

Quais as principais complicações da DA? (3)

A
Acometimento ocular (25-40%), sendo a dermatite palpebral a mais comum. Também há a ceratoconjuntivite, ceratocone e catarata.
Suscetibilidade a infecções (principal), principalmente por S. aureus. Há também a erupção variceliforme de Kaposi e outras infecções virais.
Maior predisposição a reações anafiláticas por vacinas e medicamentos.
24
Q

Quais as formas de apresentação da DA conforme a idade?

A

Até os 2 anos (fase infantil), apresenta-se em sua forma aguda ou subaguda, como lesões menos xeratosas, mais exsudativas, surgindo nas regiões malares e, então, acometendo toda a face, exceto no triângulo central da face, disseminando-se para couro cabeludo, punhos, região da fralda. Apresenta infc. 2árias ao prurido. Dos 2-10 anos (fase pré-puberal), inicia-se a fase crônica, fazendo com que as lesões passem de mais exsudativas (úmidas) para com liquenificação e xerose cutânea. Acomete as regiões de dobras, principalmente e é incomum infecções 2árias. Na fase adulta (após os 12 anos), a localização é a mesma da anterior, porém disseminando-se para o pescoço e ao redor dos olhos. A lesão apresenta mais liquenificação e mais xerose.