CBC e CEC Flashcards
Qual a origem do CBC?
Origina-se das células basais da epiderme.
Qual a epidemiologia do CBC?
É o câncer mais comum de todos, correspondendo a 1/4 de todos os cânceres e 3/4 dos cânceres de pele. É mais comum em idosos e homens.
Qual a relação entre a incidência e a morbimortalidade entre os 3 tipos de câncer de pele?
Há uma relação inversa nesses 2 parâmetros: o CBC é o Ca com maior incidência e com menor morbimortalidade, enquanto que o melanoma é o Ca com menor incidência mas com maior morbimortalidade. O CEC é intermediário.
Quais os FR para CBC?
Pele clara, olhos claros, cabelo ruivo, efélides, exposição solar (aquela intermitente, que causa queimadura), exposição ao arsênico, tabagismo (raro) e cicatrizes antigas.
Qual o curso e evolução do CBC?
É um Ca de crescimento lento e que raramente metastiza, podendo ser desconsiderado esse risco. No entanto, ele apresenta alta capacidade de invasão local, destruindo tecidos adjacentes, como músculos e ossos.
Quais as áreas mais afetadas pelo CBC?
80% das lesões encontram-se na cabeça e pescoço, predominando nos 2/3 superiores da face (e ainda predomina no nariz). Vale ressaltar que ele não ocorre nas palmas das mãos, planta dos pés e em mucosas, pois nesses locais não há folículos pilosos, e o CBC necessita de área pilossebácea para se desenvolver.
Quais as formas de CBC?
Nódulo-ulcerativo, Superficial, Pigmentado, Esclerodermiforme.
Qual a morfologia do CBC nódulo-ulcerativo?
É o CBC mais comum, apresentando-se como uma pápula que cresce lentamente até formar um nódulo com telangiectasias (aspecto avermelhado da lesão), brilho peroláceo e que pode ulcerar.
Qual a morfologia do superficial?
Forma uma placa fina e avermelhada, podendo não formar relevo, de cor avermelhada e com o brilho peroláceo, mas não há telangiectasias. A suspeita diagnóstica é feita quando exclui-se outras causas.
Qual a morfologia do pigmentado?
Idem nódulo-ulcerativo, porém pigmentado. É mais comum em negros.
Qual a morfologia do esclerodermiforme?
É brilhante, duro (não é possível preguear), com muitas telangiectasias, pouco delimitado e raramente ulcera. É altamente recidivante e com pior prognóstico.
Como é feito o diagnóstico do CBC?
Clínica + biópsia incisional (análise histopatológica - visualiza-se a infiltração da derme em cordões, sendo que na periferia deles as células estão em “paliçada” e há uma fenda característica entre o centro e as células tumorais).
Quais fatores influenciam na recidiva do CBC?
Localização e dimensões (tronco e MM < 2 cm; zona H < 6 mm e resto < 10 mm = baixo risco), bordas (bem definidas = baixo risco), imunossupressão (não = baixo risco), subtipo (todos menos o esclerodermiforme = baixo risco), …
Qual o tto do CBC?
Exérese cirúrgica (preferencial), curetagem + eletrocauterização, cirurgia micrográfica de Mohs, …
Qual a origem do CEC? Como pode ser chamado esse Ca?
Origem dos queratinócitos suprabasais (camada espinhosa). Pode ser chamado também de carcinoma de células escamosas ou carcinoma epidermoide.