Urbanização Flashcards
O termo _____________ se refere ao processo pelo qual a população urbana de uma determinada localidade cresce em um ritmo mais acelerado que o da população rural.
Urbanização. Consiste no processo de transformação de uma determinada localidade de rural para urbano. No caso de um país, de rural para urbano. Dessa maneira, uma sociedade é considerada urbana quando a população das cidades supera a população rural.
No Brasil, a urbanização é um processo antigo, começando em meados a Revolução Industrial. (V/F)
FALSO. No Brasil, a urbanização é um processo recente. A integração econômica do território brasileiro, a partir da década de 1930, acelerou o processo de urbanização. A urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e correspondeu ao período de intensa industrialização, ocorrido após a Segunda Guerra Mundial, com a formação de um mercado interno integrado, principalmente na região Sudeste.
O processo de urbanização apoiou-se, essencialmente, no _____________.
Associado a dois condicionantes que se interligam: A repulsão da força de trabalho do campo, e a atração dessa força de trabalho para as cidades.
Êxodo rural: é o processo de migração de pessoas da zona rural para a urbana, ou seja, a saída de moradores do campo com destino às grandes cidades.
As principais causas do êxodo rural foram:
A modernização técnica do trabalho rural, substituindo o trabalho braçal e manual do homem pela mecanização agrícola.
A industrialização brasileira, com as fábricas necessitando de mão de obra, e as cidades cresciam pela própria dinâmica da industrialização que leva a uma expansão do setor de serviços, também necessitando de força de trabalho.
A urbanização brasileira teve total apoio político para os moradores que migraram para os grandes centros urbanos. (V/F)
FALSO. A urbanização brasileira aconteceu sem a implementação de políticas indispensáveis para a inserção urbana digna da massa que abandonou o meio rural brasileiro. As cidades não tiveram tempo de se preparar e não desenvolveram um planejamento urbano adequado e quando havia esse planejamento, não conseguiram implantá-lo adequadamente.
O resultado foi a formação das periferias, das favelas, os grandes bolsões de sub-habitação, com carência de infraestrutura e de serviços públicos básicos.
A partir da década de 1990, intensificou-se o fenômeno conhecido como ______________________, que é a diminuição do ritmo de crescimento das metrópoles em benefício das cidades menores, sobretudo as cidades médias
Desmetropolização. Esse fenômeno está acompanhado da desconcentração industrial, em que as grandes empresas e fábricas – antes concentradas nos grandes centros urbanos – passam a se deslocar para cidades menores em busca, principalmente, de menores impostos (ou até a isenção de boa parte deles).
O território brasileiro continua sendo ocupado por meio da expansão da ________________, ou seja, do avanço da produção agropecuária sobre o meio natural.
Fronteira agrícola. A Amazônia e o Cerrado são os biomas nos quais a fronteira agrícola segue avançado sobre áreas de vegetação natural.
Denomina-se de ________________ o crescimento de cidades próximas nas quais as suas malhas urbanas se encontram e há o estabelecimento de uma inter-relação funcional entre elas.
Conurbação. A conurbação de duas ou mais cidades pode formar uma área metropolitana, com uma cidade central que recebe o nome de metrópole. A sua influência se estende de forma acentuada às cidades vizinhas, funcionando como polos de prestação de serviços sofisticados. Dessa forma, as metrópoles influenciam no crescimento urbano de cidades vizinhas ou próximas à metrópole.
As primeiras regiões metropolitanas do Brasil foram criadas pelo Governo Federal por meio da Lei Complementar nº 14, de 1973. São elas:
São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
Além das regiões metropolitanas, existem também as _______________________________ constituídas por aglomerações urbanas que perpassam o território de dois ou mais estados
Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs). Atualmente há três RIDEs no Brasil: Distrito Federal e Entorno, formada pelo Distrito Federal e municípios de Goiás e Minas Gerais; Petrolina-Juazeiro, formada por municípios de Pernambuco e da Bahia, e Grande Teresina, formada por municípios do Piauí e do Maranhão.
Se as cidades de uma metrópole interagem entre si, é correto dizer que as metrópoles também têm graus de conexão externa, seja essa econômica, política ou cultural, formando áreas ainda maiores. Sendo assim, o conjunto de duas ou mais metrópoles interligadas física e funcionalmente é denominado ______________.
Megalópole.
O conjunto de cidades de um determinado território forma uma ____________.
Rede urbana. Na rede urbana, as cidades funcionam como nós de bifurcação. As cidades são centros de distribuição de bens e serviços. Elas mantêm, entre si, fluxos materiais, constituídos por mercadorias e pessoas, e fluxos imateriais, ou seja, intercâmbios de informação
Os centros urbanos de nível mais elevado influenciam os de níveis inferiores. (V/F)
VERDADEIRO. As cidades também mantêm relações de interdependência, que se manifestam pelo intercâmbio de bens e serviços. Mantêm, ainda, relações de complementaridade, pois diversos centros urbanos se especializam na produção de determinados bens ou serviços para todo o mercado nacional e, em certos casos, para mercados externos.
As cidades são classificadas em cinco grandes níveis:
Metrópoles – são os 15 principais centros urbanos dos quais todas as cidades existentes no país recebem influência direta, seja de uma ou mais metrópoles simultaneamente. A região de influência dessas centralidades é ampla e cobre toda a extensão territorial do país, com áreas de sobreposição em determinados contatos.
Ex.: Região Metropolitana de Salvador.
Capital regional – são os centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com alcance menor em termos de região de influência em comparação com as metrópoles. Integram esse nível 97 cidades, subdivididas em capitais regionais A, B e C.
Ex.: Feira de Santana.
Centro sub-regional – neste terceiro nível hierárquico estão 352 cidades que têm atividades de gestão menos complexas, com áreas de influência de menor extensão que as das capitais regionais. São também cidades de menor porte populacional, com média nacional de 85 mil habitantes, maiores na região Sudeste (100 mil) e menores nas regiões Sul e Centro-Oeste (75 mil). Esse nível divide-se em dois grupos: centros sub-regionais A e B.
Ex.: Conceição do Coité
Centro de zona – as cidades classificadas no quarto nível da hierarquia urbana caracterizam-se por menores níveis de atividades de gestão, polarizando um número inferior de cidades vizinhas em virtude da atração direta da população por comércio e serviços baseada nas relações de proximidade. São 398 cidades com média populacional de 30 mil habitantes. Subdividem-se em centros de zona A e B.
Ex.: Riachão do Jacuípe
Centro local – o último nível hierárquico define-se pelas cidades que exercem influência restrita aos seus próprios limites territoriais, podendo atrair alguma população moradora de outras cidades para temas específicos, mas não sendo destino principal de nenhuma outra cidade.
Ex.: Nova Fátima
As metrópoles se subdividem em três níveis:
a. Grande metrópole nacional – o arranjo populacional de São Paulo (SP) ocupa, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país;
b. Metrópole nacional – os arranjos populacionais de Brasília (DF) e do Rio de Janeiro (RJ) ocupam a segunda colocação hierárquica, também com forte presença nacional;
c. Metrópole – os arranjos populacionais de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES) e o município de Manaus (AM) são as 12 cidades identificadas como metrópoles.
(Campinas, Florianópolis e Vitória não constavam como metrópoles no estudo anterior da REGIC, de 2007. Foram elevadas a esse nível no estudo atual. Campinas é a única cidade que não é capital estadual a ser classificada como metrópole.)