População brasileira Flashcards
O Brasil tem aproximadamente ___ milhões habitantes. Os dados são do Censo Demográfico de 2022 do IBGE e foram
divulgados no dia 28 de junho de 2023.
203 ou exatamente 203.062.512. O número veio abaixo das projeções anteriores do Instituto. Pela estimativa populacional de 2021, o Brasil teria 213,3 milhões de habitantes.
O nosso país segue sendo o _______ mais populoso do mundo. Em 2019, o Paquistão ultrapassou o Brasil e
em 2023, a Nigéria. Os dados são da ONU.
Sétimo. A população mundial atingiu a marca dos 8 bilhões
no mês de novembro de 2022. Agora, as estimativas da ONU indicam que o planeta chegará aos 9 bilhões em 2037.
O crescimento demográfico de uma determinada área (seja bairro, cidade, estado, país) está ligado a dois fatores:
Crescimento natural (ou Crescimento Vegetativo): corresponde à diferença entre nascimentos (natalidade) e óbitos (mortalidade) verificada em uma população.
Saldo migratório: Corresponde à diferença entre a entrada e a saída de pessoas da área considerada.
A série histórica do Censo mostra que a sociedade brasileira vem passando por expressivas mudanças em seu perfil demográfico, em que se destaca, dentre diversos aspectos, a desaceleração do ritmo de crescimento da população. (V/F)
VERDADEIRO. Durante o período de 2010 a 2022, a população brasileira passou de 190,7 milhões para 203 milhões de habitantes, um aumento aproximado de 12 milhões de pessoas a mais, ou 6,5%. A taxa de crescimento anual de 2010 a 2022 foi de 0,52%, sendo essa a menor taxa de crescimento já registrada desde o início da pesquisa, em 1872.
A principal razão para a redução das taxas de crescimento da população é o __________________________________________. O número médio de filhos por mulher segue em queda no Brasil.
Declínio das taxas de fecundidade e natalidade.
A expectativa de vida do brasileiro está em declínio comparada com os últimos anos, o que reflete a piora geral das condições de vida e saúde no país. (V/F)
FALSO. Muitos fatores contribuem para o aumento da longevidade dos brasileiros, como maior acesso à água potável e à rede de esgoto, ampliação da renda e da alimentação (melhor nutrição), maior acesso a serviços de saúde, campanhas de vacinação e de prevenção de doenças, além dos avanços da medicina e do aumento da escolaridade e do acesso à informação.
A população brasileira segue envelhecendo. A pirâmide etária vem apresentando uma base menor a cada década, ou seja, menor proporção de crianças, e um topo cada vez mais ampliado, representando a maior participação de idosos na população. (V/F)
VERDADEIRO. Em 1980, a população brasileira com 65 anos ou mais representava 4,0%. Em 2022, esse grupo atingiu 10,9%, o maior registro nos Censos Demográficos. Já a proporção de crianças com até 14 anos, que era de 38,2% em 1980, caiu para 19,8% em 2022.
A população brasileira mais predominante pelo sexo feminino. (V/F)
VERDADEIRO. As mulheres são 51,5% dos 203 milhões de brasileiros. Há cerca de 104,5 milhões de mulheres e 98,5 milhões de homens (uma diferença de 6 milhões).
O número de pessoas que se declaram pardas, é muito inferior do que as de brancos no Brasil. (V/F)
FALSO. Os pardos somam cerca de 92,1 milhões de pessoas (45,3% da população). Os brancos somam 88,2 milhões (43,5% da população do país). Os pretos somam 20,6 milhões (10,2%), os indígenas 1,7 milhões (0,8%) e os amarelos 850,1 mil (0,4%).
A população preta teve um aumento percentual de 42,3%, em relação a 2010 e sua proporção no total da população subiu de 7,6% para 10,2%. Os pardos cresceram 11,9% e sua proporção na população do país subiu de 43,1% para 45,3%. A população indígena cresceu 89%, passando de 0,5% para 0,8% de participação.
A _______________________ é o processo pelo qual as sociedades passam do estágio de altas taxas de natalidade e mortalidade para o de baixas taxas de natalidade e de mortalidade.
Transição demográfica.
A transição é dividida em quatro estágios, são eles:
Primeira fase de transição: É quando as taxas de natalidade e de mortalidade são muito altas, com a de natalidade superando levemente a de mortalidade. É a fase de sociedades em que as condições sanitárias precárias, a carência de prevenção e tratamento a doenças e a fome fazem com que as pessoas morram antes de envelhecer. Crianças e jovens são maioria. Não existe mais nenhum país do mundo nessa condição nos dias atuais.
Segunda fase de transição: O país entra nessa etapa quando a taxa de mortalidade cai rapidamente e a esperança de vida aumenta. Avanços na medicina, na tecnologia e no saneamento aumentam a longevidade. Há mais idosos, mas, sem controle da natalidade, continuam nascendo muitas crianças. Nesse estágio, ocorre um acelerado crescimento populacional, um “boom” populacional. Nele, atualmente, encaixam-se os países menos desenvolvidos, como países da África subsaariana e alguns países asiáticos mais pobres.
Terceira fase de transição: Ocorre quando a taxa de natalidade está caindo, enquanto a de mortalidade se mantém baixa. Encontram-se nesse grupo países de industrialização tardia, principalmente da Ásia e América Latina. São países que se urbanizam rapidamente. O Brasil já esteve nessa etapa, mas a superou.
Quarta fase de transição: As taxas de mortalidade e de natalidade se equilibram, ambas em patamares muito baixos. Incluem-se nesse grupo as nações mais desenvolvidas, como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil, Cingapura e a maior parte da Europa.
O Brasil está no período do ____________________ em que a proporção da população em idade ativa (PIA) cresce mais do que a população dependente.
Bônus demográfico. É um período propício aos países para elevar a renda per capita e a qualidade de vida das suas populações, bem como para terem um maior desenvolvimento econômico.
A população ___________________ é aquela que está em idade de trabalhar, de 15 a 64 anos. A população _________________ é aquela que não está em idade de trabalhar, sendo, portanto, dependente dos familiares em idade ativa e de políticas públicas.
em idade ativa (PIA) | dependente
A ______________________ mede a porcentagem das pessoas consideradas dependentes sobre a parcela potencialmente produtiva.
Razão de dependência. Quanto mais alta, maior é o peso do número de crianças, jovens e idosos em relação à população economicamente ativa.
A população brasileira está concentrada próxima ao litoral, a leste, nos estados do Sul, Sudeste, e Nordeste, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, e Rio Grande do Sul. Já o interior do país é pouco habitado, onde situam-se as regiões Norte e Centro-Oeste, e estados como por exemplo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Amazonas. (V/F)
VERDADEIRO. Em suma, o Brasil é muito populoso, mas nem todas as áreas são povoadas.