População brasileira Flashcards

1
Q

O Brasil tem aproximadamente ___ milhões habitantes. Os dados são do Censo Demográfico de 2022 do IBGE e foram
divulgados no dia 28 de junho de 2023.

A

203 ou exatamente 203.062.512. O número veio abaixo das projeções anteriores do Instituto. Pela estimativa populacional de 2021, o Brasil teria 213,3 milhões de habitantes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O nosso país segue sendo o _______ mais populoso do mundo. Em 2019, o Paquistão ultrapassou o Brasil e
em 2023, a Nigéria. Os dados são da ONU.

A

Sétimo. A população mundial atingiu a marca dos 8 bilhões
no mês de novembro de 2022. Agora, as estimativas da ONU indicam que o planeta chegará aos 9 bilhões em 2037.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O crescimento demográfico de uma determinada área (seja bairro, cidade, estado, país) está ligado a dois fatores:

A

Crescimento natural (ou Crescimento Vegetativo): corresponde à diferença entre nascimentos (natalidade) e óbitos (mortalidade) verificada em uma população.

Saldo migratório: Corresponde à diferença entre a entrada e a saída de pessoas da área considerada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A série histórica do Censo mostra que a sociedade brasileira vem passando por expressivas mudanças em seu perfil demográfico, em que se destaca, dentre diversos aspectos, a desaceleração do ritmo de crescimento da população. (V/F)

A

VERDADEIRO. Durante o período de 2010 a 2022, a população brasileira passou de 190,7 milhões para 203 milhões de habitantes, um aumento aproximado de 12 milhões de pessoas a mais, ou 6,5%. A taxa de crescimento anual de 2010 a 2022 foi de 0,52%, sendo essa a menor taxa de crescimento já registrada desde o início da pesquisa, em 1872.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A principal razão para a redução das taxas de crescimento da população é o __________________________________________. O número médio de filhos por mulher segue em queda no Brasil.

A

Declínio das taxas de fecundidade e natalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A expectativa de vida do brasileiro está em declínio comparada com os últimos anos, o que reflete a piora geral das condições de vida e saúde no país. (V/F)

A

FALSO. Muitos fatores contribuem para o aumento da longevidade dos brasileiros, como maior acesso à água potável e à rede de esgoto, ampliação da renda e da alimentação (melhor nutrição), maior acesso a serviços de saúde, campanhas de vacinação e de prevenção de doenças, além dos avanços da medicina e do aumento da escolaridade e do acesso à informação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A população brasileira segue envelhecendo. A pirâmide etária vem apresentando uma base menor a cada década, ou seja, menor proporção de crianças, e um topo cada vez mais ampliado, representando a maior participação de idosos na população. (V/F)

A

VERDADEIRO. Em 1980, a população brasileira com 65 anos ou mais representava 4,0%. Em 2022, esse grupo atingiu 10,9%, o maior registro nos Censos Demográficos. Já a proporção de crianças com até 14 anos, que era de 38,2% em 1980, caiu para 19,8% em 2022.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A população brasileira mais predominante pelo sexo feminino. (V/F)

A

VERDADEIRO. As mulheres são 51,5% dos 203 milhões de brasileiros. Há cerca de 104,5 milhões de mulheres e 98,5 milhões de homens (uma diferença de 6 milhões).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O número de pessoas que se declaram pardas, é muito inferior do que as de brancos no Brasil. (V/F)

A

FALSO. Os pardos somam cerca de 92,1 milhões de pessoas (45,3% da população). Os brancos somam 88,2 milhões (43,5% da população do país). Os pretos somam 20,6 milhões (10,2%), os indígenas 1,7 milhões (0,8%) e os amarelos 850,1 mil (0,4%).

A população preta teve um aumento percentual de 42,3%, em relação a 2010 e sua proporção no total da população subiu de 7,6% para 10,2%. Os pardos cresceram 11,9% e sua proporção na população do país subiu de 43,1% para 45,3%. A população indígena cresceu 89%, passando de 0,5% para 0,8% de participação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A _______________________ é o processo pelo qual as sociedades passam do estágio de altas taxas de natalidade e mortalidade para o de baixas taxas de natalidade e de mortalidade.

A

Transição demográfica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A transição é dividida em quatro estágios, são eles:

A

Primeira fase de transição: É quando as taxas de natalidade e de mortalidade são muito altas, com a de natalidade superando levemente a de mortalidade. É a fase de sociedades em que as condições sanitárias precárias, a carência de prevenção e tratamento a doenças e a fome fazem com que as pessoas morram antes de envelhecer. Crianças e jovens são maioria. Não existe mais nenhum país do mundo nessa condição nos dias atuais.

Segunda fase de transição: O país entra nessa etapa quando a taxa de mortalidade cai rapidamente e a esperança de vida aumenta. Avanços na medicina, na tecnologia e no saneamento aumentam a longevidade. Há mais idosos, mas, sem controle da natalidade, continuam nascendo muitas crianças. Nesse estágio, ocorre um acelerado crescimento populacional, um “boom” populacional. Nele, atualmente, encaixam-se os países menos desenvolvidos, como países da África subsaariana e alguns países asiáticos mais pobres.

Terceira fase de transição: Ocorre quando a taxa de natalidade está caindo, enquanto a de mortalidade se mantém baixa. Encontram-se nesse grupo países de industrialização tardia, principalmente da Ásia e América Latina. São países que se urbanizam rapidamente. O Brasil já esteve nessa etapa, mas a superou.

Quarta fase de transição: As taxas de mortalidade e de natalidade se equilibram, ambas em patamares muito baixos. Incluem-se nesse grupo as nações mais desenvolvidas, como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil, Cingapura e a maior parte da Europa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O Brasil está no período do ____________________ em que a proporção da população em idade ativa (PIA) cresce mais do que a população dependente.

A

Bônus demográfico. É um período propício aos países para elevar a renda per capita e a qualidade de vida das suas populações, bem como para terem um maior desenvolvimento econômico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A população ___________________ é aquela que está em idade de trabalhar, de 15 a 64 anos. A população _________________ é aquela que não está em idade de trabalhar, sendo, portanto, dependente dos familiares em idade ativa e de políticas públicas.

A

em idade ativa (PIA) | dependente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A ______________________ mede a porcentagem das pessoas consideradas dependentes sobre a parcela potencialmente produtiva.

A

Razão de dependência. Quanto mais alta, maior é o peso do número de crianças, jovens e idosos em relação à população economicamente ativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A população brasileira está concentrada próxima ao litoral, a leste, nos estados do Sul, Sudeste, e Nordeste, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, e Rio Grande do Sul. Já o interior do país é pouco habitado, onde situam-se as regiões Norte e Centro-Oeste, e estados como por exemplo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Amazonas. (V/F)

A

VERDADEIRO. Em suma, o Brasil é muito populoso, mas nem todas as áreas são povoadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

___________ é um termo geralmente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar. Também é utilizado para se referir a qualquer pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país.

___________ é quem se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país.

___________ é aquele que entrou em outro país, estado ou região para ali viver

A

Migrante | Emigrante | Imigrante

17
Q

As migrações no Brasil podem ser divididas em dois tipos:

A

Migrações externas: quando o fluxo de imigração tem origem em outros países com destino ao território nacional.

Migrações internas: quando há a movimentação de pessoas dentro do próprio território brasileiro, sendo de estado para estado, ou de município para município.

18
Q

Dentre os fatos históricos para a migração externas ao Brasil, estão destacadas as:

A

Colonização portuguesa: Os primeiros imigrantes que chegaram ao que hoje é o Brasil foram os colonizadores portugueses, os conquistadores, que trouxeram de forma forçada para a nossa terra, o negro, na condição de escravos, o que se caracterizou como uma migração forçada.

Fim da escravidão: Após a proibição do tráfico de escravos (Lei Eusébio de Queirós de 1850) e a abolição da escravatura em 1888, havia a necessidade de “importar” trabalhadores europeus para suprir as necessidades de mão de obra. Influenciada pelo darwinismo social e pelo positivismo, parte da elite econômica acreditava que o branqueamento da população seria benéfico à economia e a à cultura do Brasil. Ao invés de empregar os negros libertos, preferiu-se, na época, “melhorar” a população estimulando a imigração branca, deixando a população mestiça às margens da sociedade e dando origem assim, às primeiras favelas.

Mal condições de trabalho: Apesar de serem assalariados, ao chegarem às fazendas, os colonos se deparavam com condições insalubres de trabalho, como higiene precária, ausência de estrutura médica e educacional, e abusos físicos e psicológicos de capatazes e regime análogo à escravidão Tais fatos levaram a Itália a proibir a imigração subsidiada para o Brasil no início do século XX; período no qual iniciou-se a migração de muitos japoneses para o Brasil para suprir a carência de mão de obra.

Industrialização: Entre os anos 1940 e 1950, devido à industrialização, as imigrações externas voltam a aumentar após duas décadas de estagnação. Nesta década, de acordo com o Anuário Estatístico do IBGE, entraram mais de 500.000 imigrantes, principalmente europeus. Após a década de 1960, há uma nova queda na migração externa.

19
Q

Alguns fatos históricos também contribuíram para a migração interna, foram eles:

A

Industrialização brasileira: Iniciado na década de 1930, o êxodo rural vai se intensificar nas décadas de 1940 e 1950. Incentivada por Getúlio Vargas e pelo desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek, a indústria nacional deu um grande salto na década de 1950, sobretudo nos setores químico, petrolífero e siderúrgico. Nesta época, prevaleceram a imigração das regiões Nordeste e Norte para o Sudeste em processo de industrialização, bem como à imigração para a recém-criada Brasília, no Centro Oeste.

Imigração Nordestina: Entre os anos 1950 e 1980, os nordestinos migraram em massa para a Região Sudeste, em especial São
Paulo e Rio de Janeiro. Saindo do Nordeste, os “paus de arara” – veículos de precárias condições de transporte – também rumaram para o Centro-Oeste (em destaque Brasília e circunvizinhanças), e para as a Amazônia, terra de novas possibilidades econômicas como a extração mineral e à agricultura estimulada pelo estado.

Ocupação territorial na Ditadura: A partir dos anos 1970, receoso da existência de vazios demográficos, e tentando ocupar e estimular a economia regional, o Governo Militar iniciou uma grande política de ocupação territorial nas regiões Centro-Oeste e Norte, em destaque ao bioma da Amazônia, considerado na época, um “inferno verde” sem perspectivas econômicas.

Imigração Agrícola: Entre as décadas de 1970 e 1980, com o avanço da agricultura mecanizada e da monocultura, sobretudo o cultivo de soja, houve grande migração para as novas fronteiras agrícolas do Cerrado e da Amazônia, acarretando – além dos problemas ambientais decorrentes deste tipo de atividade – uma significante ocupação do Centro-Oeste e de porções do Norte brasileiro.

20
Q

Atualmente, o Centro-Oeste é a região brasileira que proporcionalmente mais recebe imigrantes. (V/F)

A

VERDADEIRO. O crescimento do agronegócio movimenta a economia regional e é o principal fator de atração. Contudo, em números absolutos, o Sudeste continua sendo a região que mais recebe imigrantes.

21
Q

O Nordeste ainda “exporta” mais migrantes do que recebe e é a única região na qual isso ocorre. (V/F)

A

VERDADEIRO. Mesmo ampliando suas atividades econômicas, o Nordeste perde habitantes nas trocas com outras regiões. Com a melhoria da situação econômico-social e das oportunidades de trabalho na região, há um movimento de retorno de emigrados, principalmente do Sudeste.

22
Q

As _____________________ são realizadas temporariamente, em determinada época do ano. É o caso de trabalhadores rurais que se deslocam para realizar a colheita de algum produto e retornam após alguns meses, com o término do trabalho

A

Migrações sazonais ou transumâncias. Um exemplo de migração sazonal ocorre no Nordeste brasileiro, bem comum em épocas de seca, quando parte da população deixa o Sertão e o Agreste e se dirige à Zona da Mata para trabalhar na colheita da cana-de-açúcar

23
Q

A _________________________ entre as cidades que compõem cada região metropolitana ocorre um deslocamento diário da população, que se desloca de sua moradia para o seu local de trabalho, movimento conhecido como migração pendular.

A

Migração pendular ou movimento pendular. A existência de um eficiente sistema de transporte coletivo é fundamental para quem migra pendularmente entre sua moradia, muitas vezes situada na periferia distante, e o local de trabalho. Como o sistema de transporte público das metrópoles brasileiras em geral não é de boa qualidade, o deslocamento diário dos trabalhadores é muito penoso e consome muito tempo.