Climatologia Flashcards

1
Q

_____________ é a área da ciência que estuda os climas e todos os aspectos que se relacionam a esse assunto.

A

Climatologia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O ______ corresponde a um estado momentâneo da atmosfera em uma determinada área da superfície da Terra, com relação à combinação de fenômenos como temperatura, umidade, pressão do ar, ventos e nebulosidade; ele pode mudar em poucas horas ou até mesmo de um instante para o outro.

Já o ______ corresponde ao comportamento do tempo em uma determinada área durante um período longo, de pelo menos 30 anos

A

Tempo / Clima

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Os __________________ são aspectos que variam no tempo e no espaço e que são fundamentais para a definição de um clima, ou seja, são as características de cada clima.

A

Elementos climáticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Dentre os elementos climáticos, destacam-se:

A

Temperatura: depende da atuação do sol na Terra e corresponde ao estado térmico da atmosfera, responsável pela sensação de frio ou de calor. Pode ser medida por termômetros no padrão Celsius, Fahrenheit ou Kelvin.

Umidade: quantidade de vapor de água presente na troposfera, responsável pela definição dos padrões pluviométricos. Sua influência climática é muito significativa, pois a umidade também funciona como regulador da temperatura atmosférica, afetando as condições térmicas locais.

Pressão atmosférica: corresponde à pressão exercida pela atmosfera na superfície terrestre. Ela varia conforme a latitude e a altitude.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Os _________________ são aspectos que determinam ou exercem influência sobre os elementos climáticos. São eles que justificam as características dos tipos de clima.

A

Fatores climáticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Dentre os diversos fatores climáticos, os principais são os seguintes:

A

Latitude: de forma geral, quanto maior a latitude - ou seja, quanto mais nos afastamos da linha do Equador em direção aos polos - menores são as temperaturas médias anuais.

Altitude: quanto maior a altitude, menor a temperatura média do ar.

Continentalidade e Maritimidade: a maior ou a menor proximidade a grandes corpos de água, como oceanos e mares, exerce forte influência não só sobre a umidade relativa do ar, mas também sobre a temperatura.

Relevo: exerce influência na temperatura e
na umidade ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar.

Massas de ar: são grandes porções da atmosfera que têm características comuns de temperatura, umidade e pressão atmosférica e podem se estender por milhares de quilômetros.

Correntes marítimas: são grandes porções de água que se movem pelas grandes extensões dos oceanos, que têm características comuns de temperatura, umidade e pressão.

Ser humano: temos a ação do como um fator climático que tem causado alterações diversas no clima.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De maneira geral, podemos distinguir as massas de ar da seguinte forma:

A

Oceânicas: são massas de ar úmidas;

Continentais: são massas de ar secas, embora haja também continentais úmidas, como as que se formam sobre grandes florestas;

Tropicais e equatoriais: são massas de ar quentes;

Temperadas e polares: são massas de ar frias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quatro correntes marítimas, três quentes e uma fria, atuam no clima do Brasil, são elas:

A

A corrente Sul-Equatorial: corre de Leste para Oeste, próxima do Equador, entre 3º Norte e 10º Sul. Ela se bifurca próxima do litoral brasileiro e forma a Corrente das Guianas e a Corrente do Brasil.

A corrente das Guianas: quente e úmida, traz calor e umidade para o Norte e Nordeste brasileiro.

A corrente do Brasil: é a mais importante de nosso litoral, transportando umidade e calor. É apontada por pesquisadores como um dos sustentáculos da extensa e densa formação vegetal da Mata Atlântica que se desenvolveu ao longo do litoral.

A corrente das Malvinas: A única corrente fria, tem a sua atuação limitada à região Sul e a uma porção mais meridional da região Sudeste. Essa corrente provoca o movimento de ressurgência das águas, favorecendo a pesca do litoral Sul.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Diante das ações do ser humano, quais são os fenômenos mais frequêntes?

A

A ilha de calor: é uma das mais evidentes demonstrações da ação humana como fator de mudança climática. O fenômeno resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em
comparação com áreas vizinhas.

Chuvas ácidas: uma significativa alteração humana no clima. Mesmo em ambiente não poluído, as chuvas são sempre ligeiramente ácidas. A combinação de gás carbônico e água presentes na atmosfera produz ácido carbônico, que dá às chuvas uma pequena acidez.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O ________ e a ________ não são classificados especificamente como fatores do clima, pois não estão sempre presentes (são cíclicos, temporais), mas são fenômenos climáticos que influenciam bastante o clima brasileiro, quando presentes.

A

El Niño: é o aquecimento das águas superficiais nas porções equatoriais e Leste do oceano Pacífico, nas proximidades da América do Sul, em cerca de 3°C a 7°C acima de média. O aquecimento das águas influencia toda a dinâmica de ventos e massas de ar, trazendo consequências para os climas brasileiros. No Nordeste, o El Niño acaba por intensificar as secas, enquanto na região Sul, traz chuvas e aumenta as temperaturas.

La Niña: provoca o resfriamento das águas superficiais do Pacífico na costa peruana. Seus efeitos são opostos aos do El Niño, porém, com menos intensidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Na classificação dos climas do Brasil, dois fatores preponderantes costumam ser analisados: a ______________ e a ______________.

A

Temperatura (expressa em graus Celsius) | Pluviosidade ou precipitação(expressa em milímetros).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Com o uso do ______________, é possível identificar os períodos de estiagem, as épocas nas quais a precipitação é maior e fazer comparações entre os climas de localidades diferentes.

A

Climograma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

No climograma, a precipitação é demonstrada como um gráfico de colunas, e a temperatura é demonstrada no gráfico de linhas. (V/F)

A

VERDADEIRO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O Clima __________________ abrange a maior parte da Amazônia. As temperaturas são elevadas e as chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano todo. As chuvas convectivas são comuns na região, decorrendo do encontro dos alísios do Norte e do Sul e por ascensão e resfriamento do ar úmido.

A

Equatorial Úmido ou Equatorial, ou Tropical Equatorial.

A temperatura média anual é de 25 °C. Ocorre um leve resfriamento no inverno (julho) ou quando a frente fria atinge o Sul e o Sudeste da região amazônica. A amplitude térmica anual é baixa (inferior a 3 °C).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O Clima _____________ predomina na maior parte do país, em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e no Estado do Tocantins, sendo caracterizado por temperaturas altas (média anual por volta de 20 °C) e amplitude térmica anual média, entre 5 °C a 7 °C.

A

Tropical ou Tropical Semiúmido.

As massas de ar que provocam as chuvas no verão são a equatorial continental e a tropical atlântica. Essa última chega a atingir parte do Sertão nordestino. No inverno, a massa polar atlântica provoca queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O Clima __________________ predomina em grande parte do Nordeste brasileiro (no Sertão) e no Norte de Minas Gerais, com temperaturas altas, média de 28 °C, e baixa amplitude térmica anual.

A

Tropical Semiárido ou Semiárido.

A influência de massa de ar secas no Sertão nordestino ajuda a explicar a baixa pluviosidade e os períodos de estiagem nessa área.

17
Q

O Clima ___________________ se estende pela faixa litorânea do Nordeste ao Sudeste, apresentando elevadas temperaturas (quente), superior a 20 °C e baixa amplitude térmica anual. Tem alta pluviosidade, com médias de precipitação de 1.500 a 2.000 mm por ano. No Sudeste, o verão é chuvoso e o inverno é seco; no Nordeste, o verão é seco e o inverno é chuvoso.

A

Litorâneo Úmido ou Tropical Litorâneo

A massa tropical atlântica exerce grande influência sobre esse clima. O encontro dessa massa de ar com o relevo acidentado provoca chuvas de relevo. No outono e no inverno, o encontro da massa polar atlântica com a massa tropical atlântica provoca as chuvas frontais.

18
Q

O Clima _____________________ abrange as terras altas do Sudeste, nas regiões serranas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A altitude influencia no clima, com temperaturas amenas. A amplitude térmica anual é média, variando entre 15°C e 21°C, em torno de 20 °C, e a alta pluviosidade média anual registra precipitação de 1.500 a 2.000 mm por ano. O verão é quente e chuvoso e o inverno ameno e seco. A massa polar atlântica exerce forte influência nesse clima no inverno.

A

Tropical de Altitude

19
Q

O Clima ___________________ ocorre em toda a região Sul e na porção meridional dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com temperaturas amenas, uma média anual de 18 °C. É o único clima brasileiro que registra queda sensível das temperaturas durante o inverno, com ocorrência de geadas e, por vezes, neve nas áreas mais altas

A

Subtropical ou Subtropical Úmido.

O seu verão é muito quente e, por isso, apresenta elevada amplitude térmica anual, a maior do país. Com alta pluviosidade, as chuvas são regulares ao longo do ano, com precipitação média de 1.500 a 1.800 mm por ano. É o único clima brasileiro com as quatro estações bem definidas. A massa tropical atlântica atua no verão e a tropical continental no inverno e verão. A massa polar atlântica domina o inverno com frio e umidade.

20
Q

A classificação de Köppen-Geiger não é utilizada para classificar os climas ao longo da Terra, pois tem uma metodologia de difícil aplicação, que analisa as médias de temperatura e de precipitação. (V/F)

A

FALSO. Pelo contrário, a classificação de Köppen-Geiger é a mais utilizada, pois tem uma metodologia de fácil aplicação, que analisa as médias de temperatura e de precipitação.

21
Q

A classificação de Köppen-Geiger usa três letras para classificar o clima, cada uma com um significado. São elas:

A

Clima Af: Clima tropical equatorial - corresponde ao clima equatorial na classificação de Strahler.

Clima Am: Clima tropical de monção - muito semelhante ao tropical, sua diferença consiste no fato de apresentar menos chuvas durante o inverno, sendo essas concentradas no verão, que apresenta alta pluviosidade.

Clima Aw: Clima tropical de savana - corresponde ao clima tropical na classificação Strahler, mudando apenas o nome, no entanto, também abrange uma porção do estado de Roraima.

Clima Bsh: Clima semiárido quente - corresponde ao clima tropical semiárido da classificação de Strahler.

Clima Cwb: Clima subtropical de altitude - com inverno seco e verão brando, corresponde ao tropical de altitude na classificação de Strahler.

Clima Cwa: Também se denomina clima subtropical úmido -, muito semelhante ao clima Cwb (subtropical de altitude), é o clima de transição entre esse e as áreas do seu entorno. Sua principal característica é o inverno seco e verão quente.

Clima Cfa: Clima subtropical úmido - sem estação seca e com verão quente, corresponde ao clima de mesma nomenclatura na classificação de Strahler.

Clima Cfb: Clima oceânico temperado - sem estação seca e com verão brando, ocorre em áreas de maior altitude, o que torna suas temperaturas médias menores.

22
Q

Cinco massas de ar influenciam a dinâmica dos climas brasileiros, são elas:

A

Massa tropical atlântica (mTa): atua no litoral desde o Nordeste até o Sul do país. Originária do Sul do Oceano Atlântico é quente e úmida e forma os ventos alísios de sudeste. Atua quase o ano todo e contribui para a formação de chuvas orográficas ou chuvas de relevo.

Massa equatorial atlântica (mEa): age no litoral Norte e Nordeste do país, principalmente na primavera e no verão. É quente e úmida, mas, quando chega ao interior, geralmente já está seca. Origina-se no Atlântico Norte e forma os ventos alísios de Nordeste. Ao encontrar-se com a massa polar atlântica (mPa), provoca chuvas de frentes ou frontais, com alta intensidade.

Massa equatorial continental (mEc): influencia todo o território brasileiro, deslocando calor e umidade e provocando instabilidade (chuva). Vinda do Oeste da Amazônia, onde provoca chuvas diárias no verão e no outono, pode atingir outras regiões brasileiras, causando chuvas convectivas no verão. Estende-se para o
Sul, no verão, e, no inverno, se retrai.

Massa tropical continental (mTc): atua nas áreas do interior das regiões Sudeste e Sul e na região CentroOeste. Originária da Planície do Chaco, essa massa é o resultado do grande aquecimento no verão, ocasionando períodos quentes e secos (suas principais características).

Massa polar atlântica (mPa): exerce influência em todas as regiões brasileiras. Por originar-se em altas latitudes, no Sul do Atlântico, é fria e úmida, tendo forte atuação no inverno e pouca durante o verão. Ao encontrar-se com a massa de ar quente, forma-se a frente fria.

23
Q

Os ______________ são correntes de ar que sopram constantemente dos trópicos (região de alta pressão – alta subtropical) para o Equador (baixa pressão). Em razão do movimento de rotação da Terra, os ventos, que se deslocam em linha reta, sofrem um desvio aparente na sua trajetória, chamado ______________.

A

Ventos alísios | Efeito Coriolis.

24
Q

A área que recebe os ventos alísios é chamada de _______________________________________.

A

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A ZCIT tem um deslocamento ao longo do ano, com enorme influência na distribuição das chuvas no Norte e no Nordeste brasileiro. Em determinadas épocas, a ZCIT atinge posições mais ao Sul do Equador, causando precipitações na região Nordeste, principalmente no Norte dessa região.

25
Q

Existem diferentes tipos de chuva. Os principais são: ______________, ________________ e _____________. A chuva pode precipitar-se de diversas maneiras, e a diferença ocorre segundo o seu processo de formação.

A

Chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica.

26
Q

Chuva _________________: barreiras de relevo levam as massas de ar a atingir elevadas altitudes, o que causa a queda de temperatura e condensação do vapor. Esse tipo de chuva costuma ser localizada, intermitente e fina, e é muito comum nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, onde as serras e chapadas dificultam o deslocamento das massas úmidas de ar provenientes do Oceano Atlântico para o interior do continente

A

Orográfica ou de relevo.

27
Q

Chuva _________: comum durante o verão brasileiro. Nas frentes, que são zonas de contato entre duas massas de ar de características diferentes, uma quente e outra fria, ocorre a condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.

A

Frontal.

28
Q

Chuva _____________: em dias quentes, o ar próximo à superfície fica menos denso e sobe para as camadas superiores da atmosfera, carregando umidade. Ao atingir altitudes maiores, a temperatura diminui e o vapor se condensa em gotículas que permanecem em suspensão.

A

Convectiva ou de verão. O ar fica mais denso e desce frio e seco para a superfície, iniciando novamente o ciclo convectivo. Ao fim da tarde, a nuvem resultante está enorme, provocando chuvas torrenciais e localizadas. Após a precipitação o céu costuma ficar claro novamente. São as principais responsáveis por alagamentos.