Climatologia Flashcards
_____________ é a área da ciência que estuda os climas e todos os aspectos que se relacionam a esse assunto.
Climatologia.
O ______ corresponde a um estado momentâneo da atmosfera em uma determinada área da superfície da Terra, com relação à combinação de fenômenos como temperatura, umidade, pressão do ar, ventos e nebulosidade; ele pode mudar em poucas horas ou até mesmo de um instante para o outro.
Já o ______ corresponde ao comportamento do tempo em uma determinada área durante um período longo, de pelo menos 30 anos
Tempo / Clima
Os __________________ são aspectos que variam no tempo e no espaço e que são fundamentais para a definição de um clima, ou seja, são as características de cada clima.
Elementos climáticos.
Dentre os elementos climáticos, destacam-se:
Temperatura: depende da atuação do sol na Terra e corresponde ao estado térmico da atmosfera, responsável pela sensação de frio ou de calor. Pode ser medida por termômetros no padrão Celsius, Fahrenheit ou Kelvin.
Umidade: quantidade de vapor de água presente na troposfera, responsável pela definição dos padrões pluviométricos. Sua influência climática é muito significativa, pois a umidade também funciona como regulador da temperatura atmosférica, afetando as condições térmicas locais.
Pressão atmosférica: corresponde à pressão exercida pela atmosfera na superfície terrestre. Ela varia conforme a latitude e a altitude.
Os _________________ são aspectos que determinam ou exercem influência sobre os elementos climáticos. São eles que justificam as características dos tipos de clima.
Fatores climáticos.
Dentre os diversos fatores climáticos, os principais são os seguintes:
Latitude: de forma geral, quanto maior a latitude - ou seja, quanto mais nos afastamos da linha do Equador em direção aos polos - menores são as temperaturas médias anuais.
Altitude: quanto maior a altitude, menor a temperatura média do ar.
Continentalidade e Maritimidade: a maior ou a menor proximidade a grandes corpos de água, como oceanos e mares, exerce forte influência não só sobre a umidade relativa do ar, mas também sobre a temperatura.
Relevo: exerce influência na temperatura e
na umidade ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar.
Massas de ar: são grandes porções da atmosfera que têm características comuns de temperatura, umidade e pressão atmosférica e podem se estender por milhares de quilômetros.
Correntes marítimas: são grandes porções de água que se movem pelas grandes extensões dos oceanos, que têm características comuns de temperatura, umidade e pressão.
Ser humano: temos a ação do como um fator climático que tem causado alterações diversas no clima.
De maneira geral, podemos distinguir as massas de ar da seguinte forma:
Oceânicas: são massas de ar úmidas;
Continentais: são massas de ar secas, embora haja também continentais úmidas, como as que se formam sobre grandes florestas;
Tropicais e equatoriais: são massas de ar quentes;
Temperadas e polares: são massas de ar frias.
Quatro correntes marítimas, três quentes e uma fria, atuam no clima do Brasil, são elas:
A corrente Sul-Equatorial: corre de Leste para Oeste, próxima do Equador, entre 3º Norte e 10º Sul. Ela se bifurca próxima do litoral brasileiro e forma a Corrente das Guianas e a Corrente do Brasil.
A corrente das Guianas: quente e úmida, traz calor e umidade para o Norte e Nordeste brasileiro.
A corrente do Brasil: é a mais importante de nosso litoral, transportando umidade e calor. É apontada por pesquisadores como um dos sustentáculos da extensa e densa formação vegetal da Mata Atlântica que se desenvolveu ao longo do litoral.
A corrente das Malvinas: A única corrente fria, tem a sua atuação limitada à região Sul e a uma porção mais meridional da região Sudeste. Essa corrente provoca o movimento de ressurgência das águas, favorecendo a pesca do litoral Sul.
Diante das ações do ser humano, quais são os fenômenos mais frequêntes?
A ilha de calor: é uma das mais evidentes demonstrações da ação humana como fator de mudança climática. O fenômeno resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em
comparação com áreas vizinhas.
Chuvas ácidas: uma significativa alteração humana no clima. Mesmo em ambiente não poluído, as chuvas são sempre ligeiramente ácidas. A combinação de gás carbônico e água presentes na atmosfera produz ácido carbônico, que dá às chuvas uma pequena acidez.
O ________ e a ________ não são classificados especificamente como fatores do clima, pois não estão sempre presentes (são cíclicos, temporais), mas são fenômenos climáticos que influenciam bastante o clima brasileiro, quando presentes.
El Niño: é o aquecimento das águas superficiais nas porções equatoriais e Leste do oceano Pacífico, nas proximidades da América do Sul, em cerca de 3°C a 7°C acima de média. O aquecimento das águas influencia toda a dinâmica de ventos e massas de ar, trazendo consequências para os climas brasileiros. No Nordeste, o El Niño acaba por intensificar as secas, enquanto na região Sul, traz chuvas e aumenta as temperaturas.
La Niña: provoca o resfriamento das águas superficiais do Pacífico na costa peruana. Seus efeitos são opostos aos do El Niño, porém, com menos intensidade.
Na classificação dos climas do Brasil, dois fatores preponderantes costumam ser analisados: a ______________ e a ______________.
Temperatura (expressa em graus Celsius) | Pluviosidade ou precipitação(expressa em milímetros).
Com o uso do ______________, é possível identificar os períodos de estiagem, as épocas nas quais a precipitação é maior e fazer comparações entre os climas de localidades diferentes.
Climograma.
No climograma, a precipitação é demonstrada como um gráfico de colunas, e a temperatura é demonstrada no gráfico de linhas. (V/F)
VERDADEIRO.
O Clima __________________ abrange a maior parte da Amazônia. As temperaturas são elevadas e as chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano todo. As chuvas convectivas são comuns na região, decorrendo do encontro dos alísios do Norte e do Sul e por ascensão e resfriamento do ar úmido.
Equatorial Úmido ou Equatorial, ou Tropical Equatorial.
A temperatura média anual é de 25 °C. Ocorre um leve resfriamento no inverno (julho) ou quando a frente fria atinge o Sul e o Sudeste da região amazônica. A amplitude térmica anual é baixa (inferior a 3 °C).
O Clima _____________ predomina na maior parte do país, em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e no Estado do Tocantins, sendo caracterizado por temperaturas altas (média anual por volta de 20 °C) e amplitude térmica anual média, entre 5 °C a 7 °C.
Tropical ou Tropical Semiúmido.
As massas de ar que provocam as chuvas no verão são a equatorial continental e a tropical atlântica. Essa última chega a atingir parte do Sertão nordestino. No inverno, a massa polar atlântica provoca queda de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.