Biomas e Ecossistemas Flashcards
Existem três classificações do espaço natural brasileiro:
Bioma: Unidade biótica de maior extensão geográfica, é uma região com certo nível de homogeneidade, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria, na qual há um ecossistema dominante, onde a relação entre vegetação, clima e solos têm influência principal.
Ecossistema: pode ser definido como o conjunto das comunidades de uma área específica, levando em consideração os fatores ambientais que constituem um biótopo (local onde vive uma comunidade), como: tipo de solo, intensidade luminosa, índice pluviométrico, umidade, salinidade, acidez, turbidez, bem como todas as características próprias de uma localidade.
Domínios: unidades paisagísticas que se caracterizam por aspectos naturais semelhantes, como o clima, o relevo, a vegetação, a hidrografia e o tipo de solo.
Os biomas podem ser terrestres, aquáticos ou marítimos. No Brasil, existe apenas a classificação dos biomas terrestres. Segundo o IBGE, há, no Brasil, seis biomas:
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
A __________________, também conhecida como floresta equatorial, é o ecossistema dominante do bioma. Nele também são encontrados encraves de campos, cerrados e caatinga.
Floresta amazônica. A formação florestal que predomina é a floresta ombrófila (associada a climas chuvosos) densa. As árvores são do tipo latifoliadas (folhas largas e grandes), o que facilita a evapotranspiração, e perenifólias (tem folhas durante o ano inteiro).
O clima equatorial, quente e úmido, abrange a maior parte do bioma Amazônia. Apresenta temperaturas elevadas, com baixa amplitude térmica anual (diferença entre maior e menor temperatura) e precipitação anual elevada (quantidade de água de chuvas).
A floresta amazônica se divide em três partes:
Mata de terra firme: área que nunca inunda, na qual se encontra vegetação de grande porte, com árvores chegando aos 60 metros de altura, como a castanheira do Pará (também conhecida como castanheira do Brasil) e o cedro, por exemplo. O entrelaçamento das copas das árvores forma um dossel que dificulta a penetração da luz, originando um ambiente sombrio e úmido no interior da floresta.
Mata de várzea: área sujeita a inundações periódicas, com a vegetação de médio porte raramente ultrapassando os 20 m de altura, como o pau-mulato e a seringueira, por exemplo. Como se situa entre as matas de igapó e de terra firme, possui características de ambas.
Mata de igapó: desenvolve-se ao longo dos rios, numa área permanentemente alagada. Em comparação com os outros estratos da floresta, é a que possui menor quantidade de espécies e é constituída por árvores de menor porte, incluindo palmeiras, e plantas aquáticas, destacando-se a vitória-régia.
A floresta Amazônica é uma das principais reservas de biodiversidade do mundo. Estima-se que abrigue pelo menos a metade de todas as espécies vivas do planeta. Estudos sobre o clima têm mostrado que a floresta possui grande importância para a estabilidade ambiental do planeta pelas altíssimas quantidades de carbono fixadas na massa vegetal e pela absorção de gás carbônico da atmosfera. (V/F)
VERDADEIRO.
Originalmente, a ____________________ ocupava grande parte da faixa litorânea do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Há 500 anos ela cobria cerca de 15% do que hoje é o território nacional, espalhando-se por 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).
Mata Atlântica. O bioma é formado por florestas estacionais, isto é, as árvores perdem as folhas durante o período menos chuvoso. As árvores são do tipo latifoliadas (folhas largas e grandes). O clima vai do tropical ao subtropical e estão em seu território algumas das regiões mais chuvosas do Brasil. A floresta Atlântica é fisionomicamente semelhante a floresta Amazônica.
O termo ________ é usado para designar lugares que, além de apresentarem alto grau de diversidade biológica e endemismo, devem ser especialmente protegidos, pois estão muito ameaçados pela atividade humana
Hotspot.
O bioma ___________ é o segundo maior do Brasil. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Encraves de cerrado são encontrados no bioma Amazônia, nos estados do Amapá, Roraima e Amazonas.
Cerrado. O relevo em geral é bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos conhecidos como chapadas. O clima com duas estações bem marcadas – uma chuvosa e outra seca – tem efeito sobre a disponibilidade de nutrientes e a toxicidade do solo.
No bioma Cerrado está 1/3 da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundiais. Possui grande variedade de espécies endêmicas (encontradas somente nesse ecossistema). Considerado como um hotspot mundial de biodiversidade, vem sofrendo uma excepcional perda de habitats naturais.
O ecossistema florestal, quando desmatado por meio de queimadas, não se regenera. O Cerrado, ao contrário, abriga espécies que sobrevivem após as queimadas. Os incêndios são elemento natural dos ambientes do Cerrado e há espécies que só sobrevivem por causa deles. (V/F)
VERDADEIRO. As cinzas resultantes dessas queimadas naturais funcionam como fonte de nutrientes minerais, absorvidos principalmente pelas plantas herbáceas. Nas áreas recobertas por campos limpos, campos sujos e campos cerrados, o fogo ajuda na reciclagem de nutrientes. Já os cerradões são menos adaptados às queimadas e, quando essas são reincidentes, podem se transformar em campos limpos.
A ________ é um bioma totalmente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Engloba regiões de clima semiárido dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e a parte norte de Minas Gerais.
Caatinga. A relativa escassez de água, somada à pobreza dos solos, ofereceu condições naturais para o desenvolvimento da Caatinga.
Na época das chuvas, a paisagem da caatinga se transforma, enchendo-se de flores. Espécies como o mandacaru, o xique-xique, o umbuzeiro, o jericó e o angico são aproveitados como alimento, remédio ou para a obtenção de madeira.
Apesar dos rios que nascem na Caatinga secarem na maior parte do ano, um dos mais importantes do Brasil, o São Francisco, perene o ano todo, tem 80% das suas águas situadas na região. Outro importante rio perene que corre no bioma é o Parnaíba. (V/F)
VERDADEIRO. O solo é raso e pedregoso, sujeito a intemperismo físico e pouca erosão. Também é pobre em matéria orgânica, já que a sua decomposição é prejudicada pelo calor e pela luminosidade, intensos durante todo o ano.
A Caatinga é um dos biomas mais ameaçados do país. Mais da metade de sua área já foi desmatada e substituída por cultivos agrícolas e pastagens. Sua madeira é utilizada como lenha ou transformada em carvão. (V/F)
VERDADEIRO. Na desertificação, verifica-se um desequilíbrio entre a quantidade de água perdida por evaporação e escoamento e a proveniente das precipitações. Isso pode levar à drástica redução da formação vegetal preexistente e ao consequente comprometimento da fauna, com reflexos, portanto, em toda a biodiversidade.
O __________ possui uma vegetação rica e variada, que inclui a fauna e flora típica de outros biomas brasileiros, como o Cerrado, a Mata Atlântica, a Amazônia e o Pampa. Nas partes de relevo mais baixo, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado.
Pantanal. Situa-se no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, além de se estender pelo norte do Paraguai e leste da Bolívia. O bioma interliga a bacia Amazônica e a bacia Platina, formando um corredor biogeográfico que dispersa uma variada flora e fauna alimentada por um fluxo constante de nutrientes proveniente das inundações.
O bioma é uma imensa planície sedimentar de áreas alagáveis. Levemente ondulada, a planície é pontilhada por raras elevações isoladas, serras e morros, e rica em depressões rasas.
Hidrograficamente, todo o Pantanal faz parte da bacia do rio Paraguai. Na época das cheias, em poucos dias o solo se encharca e não consegue mais absorver a água da chuva que passa a encher os banhados, as lagoas e transbordar dos leitos mais rasos, formando cursos de localização e volume variáveis.
O Pantanal é considerado Reserva da Biosfera Mundial da Humanidade e Patrimônio Natural da
Humanidade pela UNESCO.
O Bioma _______ é restrito ao Rio Grande do Sul. A vegetação é predominantemente campestre. Plantas herbáceas e arbustivas são dominantes, enquanto que as formações florestais restringem-se principalmente às margens dos rios.
Pampa. A agricultura, a pecuária e o cultivo de monoculturas florestais têm exercido forte pressão sobre o Pampa, resultando no desaparecimento de espécies nativas, no aumento do processo de arenização e na invasão de espécies indesejáveis.
As ___________________ possuem árvores do gênero coníferas, a espécie que predomina na região é a araucária angustifólia. Trata-se de uma árvore perenifólia (mantém suas folhas durante o ano todo), com folhas estreitas, compridas e pontiaguda (aciculifoliadas).
Mata das Araucárias (ou Mata dos Pinhais). A biodiversidade é muito menor que nas florestas equatoriais e tropicais em virtude dos fatores climáticos. A amplitude térmica anual, mais elevada que nos climas tropicais, limita o número de espécies vegetais existentes no ambiente dos planaltos do Brasil meridional.