Cartografia Flashcards

1
Q

Os _________________ são elementos de orientação e localização na Cartografia, visto que se relacionam com a posição do Sol. São os principais pontos de referência para localização sobre a superfície terrestre.

A

Pontos cardeais.
São: Norte, Sul, Leste e Oeste. E os pontos colaterais são: Sudeste, Nordeste, Noroeste e Sudoeste.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Os dois principais movimentos que a Terra faz são os de __________ e ___________.

A

Rotação: Mudança dos dias.

Translação: Mudança das estações ao logo dos anos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Os _____________ são linhas que cortam o planeta no sentido horizontal.

A

Paralelos. O principal é a linha do Equador, que divide o planeta em dois hemisférios: Norte (ou setentrional) e Sul (ou meridional). A posição dos paralelos é definida em graus como a latitude em relação à Linha do Equador, sendo que 0° representa a Linha do Equador, +90° o polo Norte e -90° o polo Sul.

Outros paralelos são: Trópicos de Capricórnio (Hemisfério Sul) e Câncer (Hemisfério Norte), Círculos polares Antártico (Polo Sul) e Ártico (Polo Norte).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Os ____________ são linhas imaginárias que cortam o planeta em sentido vertical.

A

Meridianos. Eles são utilizados para medir a longitude de um lugar, que varia de -180º a 0º a oeste e de 0º a 180º a leste. O principal é o de Greenwich que divide o mundo em dois hemisférios: Oeste (ou ocidental) e Leste (ou oriental). São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois polos geográficos da Terra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O ________________________ expressa a posição de pontos sobre uma superfície. Tem a finalidade de determinar a localização precisa de qualquer ponto na superfície e orientar a confecção de mapas.

A

Sistema de coordenadas. A latitude (distância do equador medida em graus) varia para Norte e Sul e o ponto de referência é o Equador cuja latitude é 0 graus e, a longitude (distância do meridiano de Greenwich medida em graus) varia de Oeste para Leste e o ponto de referência é o Greenwich cuja longitude é 0 graus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O ______________ é uma faixa longitudinal delimitada por dois meridianos dentro da qual todas as localidades inseridas possuem o mesmo horário.

A

Fuso horário.

O Brasil possui 4 fusos horários. Todos atrasados com relação à Greenwich, como podemos observar nos mapas. Para padronizarmos as horas nas diferentes regiões, adotamos o horário de Brasília que é atrasado 3 horas com relação a Greenwich.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A ____________ é conjunto de técnicas matemáticas e artísticas cujo objetivo é a representação da Terra num espaço plano.

A

Cartografia. No Brasil, os primeiros registros cartográficos foram feitos pelos militares, sendo que atualmente o IBGE é o responsável por coletar, processar e dar publicidade aos dados referentes à população em relação ao território brasileiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A forma da Terra é um _______.

A

Geoide (superfície irregular complexa)

Para possibilitar a realização de cálculos de distância e área, utiliza-se o elipsoide (círculo com os polos achatados).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

As projeções cartográficas são classificadas, principalmente, quanto à superfície de projeção e às propriedades:

A

Projeção plana: representa o planeta em um círculo em que os meridianos partem dos polos. O polo é o ponto de menor distorção, então quanto mais próximo dele, menor a distorção (quanto maior a latitude menor a distorção). É usada na maior parte das vezes em mapas geopolíticos como o mapa da ONU.

Projeção cônica: representa com menor distorção áreas de médias latitudes, por isso são mais usadas para representar áreas de médias latitudes.

Projeção cilíndrica: é a mais comum nos mapas escolares e é a base cartográfica nacional, usada como referência pelo IBGE. As áreas próximas ao equador (baixa latitude) sofrem uma menor distorção, que aumenta com a latitude. Então as áreas temperadas e polares são as mais deformadas, aumentando suas áreas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A ______________________ é uma projeção cartográfica cilíndrica que conserva as formas dos territórios, mas distorce os seus tamanhos. Foi desenvolvida em 1569 pelo cartógrafo, geógrafo e matemático holandês Gerardus Mercator e é uma das mais conhecidas no mundo.

A

Projeção de Mercator.

Projeção cilíndrica conforme Mercator:
> Mantém as formas dos continentes mas não respeitou as proporções reais;
> Regiões polares aparecem muito exageradas;
> Favorece as desigualdades econômicas, pois amplia de maneira desigual, e aumenta o
Hemisfério Norte;
> Excelente para a navegação, pois é quase perfeita nos ângulos e formas;
> Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A ______________________, também conhecida como Gall-Peters, é uma projeção equivalente, ou seja, uma projeção que busca preservar o tamanho dos continentes mesmo que distorça as formas dos continentes.

A

Projeção de Peters. Se propõe a ser uma projeção mais solidária entre os países do mundo, tirando o destaque que era dado aos antigos países colonizadores e dando destaque aos países que foram colônias no passado.

Projeção cilíndrica equivalente de Peters:
> Altera as formas para manter as proporções reais dos continentes;
> Destaca o continente africano no centro do mapa;
> Valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Os ___________________ tem como seu principal objetivo apresentar um tema específico, com as informações representadas na base cartográfica escolhida (tipos de solos, geologia, uso do solo urbano e rural etc.).

A

Mapas Temáticos. Sendo representações em dimensões reduzidas, necessitam de associação dos elementos representados a símbolos, denominados convenções cartográficas. Estes símbolos nos permitem identificar os rios, localidades, vias etc., além de características do relevo por meio das curvas de nível (quanto mais próximas, maior desnível no terreno).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Algumas tecnologias aplicadas à cartografia são:

A

GPS: posicionamento na superfície terrestre por meio de coordenadas geográficas fornecidas por satélites. Utilizado para levantamentos topográficos, monitoramento e áreas e veículos, dentre outras aplicações;

Aerofotogrametria: fotografias da superfície terrestre por meio de câmera acoplada a uma aeronave, utilizando fotografias com certo grau de sobreposição para a cobertura do terreno;

Sensoriamento remoto: obtenção de informações da superfície por meio de radiação eletromagnética, gerada por fontes naturais (sensor passivo), como o Sol, ou por fontes artificiais (sensor ativo), como o radar. Fornece imagens para mapeamentos, dados meteorológicos, avaliação de impactos ambientais, entre outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

As cotas altimétricas do relevo utilizando cores que caracterizam as faixas de altitudes, ou ainda utilizando as _______________.

A

Curvas de nível. Constitui uma linha imaginária do terreno, em que todos os pontos dessa linha têm a mesma altitude, em relação à uma determinada superfície de referência, geralmente o nível do mar.

Principais características: as curvas de nível tendem a ser quase que paralelas entre si; todos os pontos de uma curva de nível se encontram na mesma elevação; cada curva de nível fecha-se sempre sobre si mesma; as curvas de nível nunca se cruzam. As curvas de nível irão indicar se o relevo é plano, ondulado, montanhoso, ou ainda se há declive suave ou áreas íngremes pela equidistância entre as curvas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As _____________________ são as relações matemáticas entre a distância real e a distância representada nos mapas.

A

Escalas Cartográficas.

Escalas grandes são escalas que apresentam um grande nível de detalhes (1:10, 1:1.000, 1:10.000, por exemplo), escalas pequenas apresentam pouco nível de detalhes (1:100.000, 1:250.000, 1:1.000.000, por exemplo).

Escala grande: São usadas para plantas de imóveis, bairros e até mesmo cidades, pois conferem um maior grau de detalhamento.

Escala pequena: São usadas para representar grandes superfícies e apresentam pequeno detalhamento da área representada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Para calcular a distância real no terreno utilizamos a fórmula:

A

D = N x d

D = distância real no terreno,
N = denominador da escala (1:N)
d = distância medida no mapa.

17
Q

Para calcular a escala, utilizamos a fórmula:

A

E = D / d (mais simples de entender) ou E = d / D

E = Escala
d = distância medida no mapa
D = distância real no terreno

18
Q

As ________________________ são parâmetros estabelecidos para que possamos interpretar os mapas numa linguagem única.

A

Convenções Cartográficas. As convenções são em boa parte dedutivas, por exemplo um aeroporto é um aviãozinho, e em mapas de altitude (hipsometria), as cores frias (azul, verde) são as menores altitudes e as cores quentes (laranja e vermelho) as maiores altitudes.

19
Q

Relacionados à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, estão os ____________ e os _____________, que são eventos astronômicos relacionados à posição do Sol em relação à Terra.

A

Solstícios: ocorre duas vezes por ano e marca o momento em que o Sol atinge sua maior ou menor altura no céu, em relação ao plano do equador terrestre.

Equinócios: marcando os momentos em que o Sol está exatamente acima do equador terrestre. Ocorrem nos dias 21 de março e 23 de setembro: os raios solares atingem de maneira igual os dois hemisférios.

20
Q

Existem dois solstícios ao longo do ano: o solstício de _______ e o solstício de ___________.

A

Verão: ocorre por volta do dia 21 de dezembro no Hemisfério Sul. Nesse dia, o Sol atinge a maior altura no céu, e é o dia mais longo do ano nesse hemisfério em termos de duração da luz do dia. Já no Hemisfério Norte, ocorre o oposto: é o dia mais curto do ano.

Inverno: ocorre por volta do dia 21 de junho no Hemisfério Sul. Nesse dia, o Sol atinge a menor altura no céu, e é o dia mais curto do ano nesse hemisfério em termos de duração da luz do dia. Já no Hemisfério Norte, ocorre o oposto: é o dia mais longo do ano.