Desenvolvimento Rural Brasileiro Flashcards
A _________________ é o conjunto de atividades ligadas ao cultivo de plantas (agricultura) e a criação de animais (pecuária) para o consumo humano. Pode ser praticada nos moldes da agricultura familiar ou empresarial/patronal.
Agropecuária. A agropecuária corresponde ao setor primário do PIB (Produto Interno Bruto).
Os sistemas agrícolas e a produção pecuária podem ser classificados como ___________ ou ___________, de acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade decorrentes do uso de insumos, maquinaria e tecnologia de ponta.
Intensiva:
> Em propriedades nas quais se aplicam modernas técnicas de preparo do solo, cultivo e colheita (uso de fertilizantes, sistemas de irrigação e mecanização) e que apresentam elevados índices de produtividade, pratica-se a agricultura intensiva.
> Quanto maior a densidade de cabeças, independentemente de o gado estar solto ou confinado, maior é a necessidade de ração, de pastos cultivados e de assistência médica veterinária. Com isso, aumentam a produtividade e o rendimento, características da pecuária intensiva.
Extensiva:
> Em propriedades nas quais se pratica a agricultura extensiva, quase não há capitais para investir e, portanto, usam-se técnicas rudimentares, obtendo baixos índices de produtividade.
> Quando o gado se alimenta apenas de pastagens, geralmente naturais, e a criação apresenta baixa produtividade, trata-se de pecuária extensiva.
Na ____________________, os membros da família administram a propriedade e os investimentos necessários sobre o que e como produzir, sejam ou não eles os donos da terra. Em geral, nesse tipo de agricultura o trabalho é realizado pelos membros da família, mas pode haver alguma contratação de mão de obra no mercado.
Agricultura familiar.
Em contraste com a agricultura familiar, está a ________________________, que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, desvinculados da família do administrador ou do proprietário da terra, em propriedades médias ou grandes.
Agricultura empresarial ou patronal.
O ________________ é a forma mais comum de nos referirmos a agropecuária empresarial. Ele corresponde a cadeia produtiva que envolve todas as atividades econômicas de alguma maneira relacionadas ao que é produzido no campo.
Agronegócio. Fazem parte do setor, além da agricultura (cultivo agrícola) e da pecuária (criação de animais), as indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas, de insumos (agrotóxicos, rações, fertilizantes etc.) e de serviços especializados, como a assistência técnica.
A produção do agronegócio atende ao mercado interno de alimentos, mas está voltada principalmente para os mercados externos, com as chamadas _______________.
Commodities. Essa denominação se refere as mercadorias produzidas em grande quantidade, por um número significativo de produtores e com qualidade uniforme, ou seja, sem significativas distinções em suas características.
No espaço rural, existem diferentes relações de trabalho:
Mão-de-obra familiar: quando pequenos produtores rurais que atuam em sua terra, geralmente com mão-de-obra familiar.
Assalariados permanentes: quando o trabalho ocorre com certa estabilidade, sem um prazo determinado para terminar, ou seja, é fixo.
Assalariados temporários: quando os trabalhadores desempenham atividades por um período determinado, geralmente, durante as épocas de colheita.
Posseiros: quando os agricultores simplesmente ocupam terras devolutas – terras que pertencem ao Estado, estão desocupadas e não receberam uma destinação de uso.
Parceria: quando é fixada uma parceria entre o dono de terras e um trabalhador rural. Dessa forma, um disponibiliza o espaço agrário e outro a força de trabalho e, ao fim do processo, toda a produção é dividida conforme acordo pré-estabelecido, para determinar o percentual que cabe para cada uma das partes.
Arrendamento: quando agricultores que não possuem terras, mas que dispõem de equipamentos agrícolas e recursos financeiro, alugam ou arrendam a terra de terceiros. O pagamento do aluguel é realizado em moeda corrente ou com parte da produção.
Trabalho análogo à escravidão: quando trabalhadores são aliciados e são submetidos a trabalhos forçados, jornada exaustiva, condições degradantes de trabalho, restrição de locomoção e servidão por dívida.
A _________________________, é um modelo que prevalece em regiões mais pobres, destinada a atender às necessidades de consumo alimentar dos próprios agricultores e seus dependentes.
Agricultura de subsistência. A produção é obtida em pequenas e médias propriedades ou em parcelas de grandes propriedades, com a utilização de técnicas tradicionais e rudimentares. Por falta de recursos, a produção e a produtividade são baixas.
O setor agropecuário contemporâneo não é mais autônomo, mas sim, integrado à indústria, aos serviços, à comunicação, aos transportes, e aos demais tipos de redes geográficas que compõem o território. (V/F)
VERDADEIRO. Hoje, ao invés do clássico camponês com a enxada nas mãos, o trabalhador agrícola do século XXI está cada vez mais capacitado para lidar com a alta tecnologia, sendo cada vez mais necessárias habilidades como, por exemplo, operar tratores modernos, guiar drones, processar imagens de satélite, ou cultivar sementes produzidas por biotecnologia.
Além de causar impactos sociais como o êxodo rural e desigualdades no campo, o agronegócio moderno traz uma série de problemas ambientais, como o ___________________________.
Desmatamento de biomas nativos. Devido à má utilização do solo, grande parte das coberturas vegetais do Cerrado, da Caatinga, e da Mata Atlântica foram historicamente suprimidas.
___________________ é uma expressão utilizada para designar as áreas de avanços da ocupação de terras para a realização de práticas agropecuárias.
Fronteira agrícola. No caso do território brasileiro, ela existe desde os tempos coloniais, quando se iniciou o avanço territorial sobre a faixa da Mata Atlântica para a implantação de práticas monocultoras.
Entre os principais desafios do setor agropecuário e do agronegócio no Brasil, estão:
Questões Ambientais: O desenvolvimento de novas tecnologias proporcionou uma grande ampliação das áreas agrícolas. Antes
concentradas no Sul e Sudeste, elas avançaram para solos menos férteis, especialmente o Cerrado. A partir da década 1990, a agricultura e a agropecuária tornaram- se os motores do avanço econômico do Centro-Oeste, que hoje é a região mais produtiva do país, responsável por cerca de 34% da produção agrícola brasileira, sendo a soja e o milho os dois principais produtos.
Questões Sociais: Na área social um dos conflitos diz respeito à demarcação de terras indígenas e de quilombolas, pois representariam, na visão de ruralistas, um obstáculo para o avanço do agronegócio.
Infraestrutura e logística: Outro enorme desafio brasileiro são as deficientes infraestrutura e logística, que encarecem a distribuição para o mercado interno e dificultam a exportação. Há carência de silos para armazenar os grãos e insuficiente número de portos com condições adequadas para dar vazão à produção. Além disso, como a matriz de transporte brasileira é rodoviária, o custo para o escoamento e para a distribuição é bem alto.
O uso de __________________ e ____________________ na agricultura brasileira tem sido motivo de polêmica em virtude dos eventuais riscos que podem oferecer para a saúde humana e para o meio ambiente
agrotóxicos | sementes transgênicas
O Brasil é um dos gigantes da agropecuária no mundo. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), o país é o maior produtor agrícola do planeta. (V/F)
FALSO. O Brasil é o segundo maior produtor do planeta, atrás apenas do Estados Unidos. Mas a previsão da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é de que o país alcance a liderança do ranking até 2026.
A agropecuária responde por cerca de 6,7% do PIB brasileiro. (V/F)
VERDADEIRO. Porém, quando calculamos a participação do agronegócio no PIB brasileiro, esse percentual fica em torno de 23% a 27%, também respondendo por cerca da metade das exportações do país.