Relevo e Hidrografia Flashcards
O _______ pode ser definido como as diferentes fisionomias e feições que se apresentam na camada superficial da Terra. É muito variado e dinâmico, com áreas mais baixas, algumas mais altas, outras mais planas e outras mais acidentadas.
Relevo. As formas de relevo que existem atualmente são o resultado de um processo de construção e modelação muito lento, que leva milhares de anos, dezenas de milhares, milhões e muitas vezes dezenas de milhões de anos
O relevo é formado ao longo do tempo, pela atuação conjunta dos __________________________. A ação conjunta dessas forças dá origem às mais diversas formas de relevo existentes na Terra.
Agentes internos e externos.
Os _________________ são aqueles impulsionados pela energia contida no interior do planeta – as forças tectônicas, ou tectonismo, que movimentam as placas e provocam dobramentos, falhamentos, terremotos e vulcanismo.
Agentes internos, também chamados endógenos. Esses fenômenos deram origem às grandes formações geológicas existentes na superfície terrestre – as cadeias orogênicas, os escudos cristalinos, as escarpas, as montanhas de origem vulcânica – e continuam a atuar em sua transformação.
Os _________________ atuam na modelagem da crosta terrestre, transformando as rochas, erodindo os solos e dando ao relevo o aspecto que apresenta atualmente.
Agentes externos, também chamados exógenos. Os principais agentes externos são naturais – a temperatura, o vento, as chuvas, os rios e oceanos, as geleiras, os microrganismos, a cobertura vegetal –, mas há também a ação crescente dos seres humanos.
As forças externas naturais são, portanto, modeladoras e atuam de forma contínua ao longo do tempo geológico. Ao agirem na superfície da crosta, provocam a erosão e alteram o relevo por meio de suas três fases:
Intemperismo: é o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que promovem a degradação das rochas. As rochas, ao serem submetidas a intensas variações de temperatura, sofrem desintegração mecânica, ocorrendo o intemperismo físico.
Transporte e sedimentação: o material intemperizado - os fragmentos de rocha decomposta e o solo que dela se origina - está sujeito à erosão. Nesse processo, as águas e o vento desgastam a camada superficial de solos e rochas, removendo substâncias que são transportadas para outro local, onde se depositam ou se sedimentam. O material removido provoca alterações nas formas do relevo - por exemplo, aplainamento e rebaixamento, mudança na forma das encostas e alargamento das margens de um rio.
O contato das rochas com a água provoca o _______________________. Nesse caso, ocorre a alteração química dos componentes da rocha, que envolve uma série de reações químicas entre a água e os constituintes da atmosfera e dos minerais.
Intemperismo químico. Nas regiões tropicais (onde a umidade é acentuada), é significativa a alteração das rochas pelo intemperismo químico.
Os ventos são responsáveis pela erosão e pela deposição de sedimentos. (V/F)
VERDADEIRO. Os desertos, por exemplo, são em grande parte formados pela erosão eólica (dos ventos), mas não só eles. O vento atua em todos os climas, mas a sua presença é mais notada nas regiões áridas, onde há pouca água.
A água atua no relevo através das erosões fluvial, pluvial, marinha e glacial. No processo de _______________, os rios esculpem vales, cânions e planícies de inundação.
Erosão fluvial. Em seus altos cursos (próximo às nascentes), a velocidade das águas é maior e a atividade é de destruição; nos baixos cursos (próximo à foz), a velocidade das águas é reduzida e a atividade é de deposição.
Em áreas de ocorrência de ______________ isto é, de perda do material superficial do solo resultante do escoamento da água das chuvas ao longo das encostas, muitas vezes ocorrem grandes tragédias em virtude da ocupação irregular dessas áreas – por onde escoam sedimentos dos processos naturais de erosão e de deposição.
Erosão pluvial.
A ________________ atua nos litorais e nas ilhas. O trabalho do mar atinge as costas litorâneas e gera abrasão marinha ou deposição de sedimentos, contribuindo com o tempo para que as costas litorâneas se tornem lineares.
erosão marinha
A _______________ – promovida pela ação das geleiras – é responsável pela formação de grandes lagos e fiordes, principalmente nas altas latitudes e nas montanhas.
Erosão glacial.
O relevo é formado ao longo do tempo, pela atuação conjunta dos agentes internos e externos. A ação conjunta dessas forças dá origem às mais diversas formas de relevo existentes na Terra. Essas forças atuam sobre uma _______________________ específica.
Estrutura geológica. Ela se caracteriza pela natureza das rochas (origem e idade) e pela forma como estão dispostas.
A estrutura geológica das superfícies continentais é dividida em:
Escudos cristalinos: são grandes blocos de rochas antiga, formados nos primórdios da Terra. Também denominados de crátons. Por terem se formado no início da consolidação da crosta terrestre, são de tectônica estável, porém desgastados pela erosão. Cerca de 36% do território do Brasil é constituído por escudos cristalinos, de formação muito antiga e desgastados pela erosão. Nos escudos cristalinos encontram-se rochas cristalinas (metamórficas e ígneas), e grandes jazidas de minerais metálicos, das quais se extraem ferro, manganês, cassiterita e bauxita.
Bacias sedimentares: são depressões formadas por sedimentos oriundos de áreas com maiores altitudes. As áreas de bacias sedimentares apresentam materiais fósseis de grande valor econômico, por exemplo: o carvão (encontrado principalmente na Bacia do Paraná), o gás natural e o petróleo em terra (no Recôncavo baiano e na Bacia Amazônica).
Dobramentos: são formados por rochas menos resistentes afetadas por intensos movimentos tectônicos. Forças internas da Terra separaram continentes dando origem às maiores elevações do planeta. Alguns são formação antiga, outros, são de formação mais recente, sendo, por isso, chamados de dobramentos modernos. No Brasil, os dobramentos são antigos, já muito desgastados pela erosão, o que pode ser verificado em suas formas, geralmente arredondadas. Um exemplo de uma formação categorizada como dobramento moderno é a Cordilheira dos Andes, que, dentro do tempo geológico, possui formação relativamente recente.
Os _____________ apresentam superfícies irregulares (planas ou acidentadas), nas quais predominam os processos erosivos. Estão assentados predominantemente em estruturas cristalinas, mas também ocorrem em estruturas sedimentares.
Planaltos. Geralmente, localizam-se acima dos 300 metros de altitude, podendo ultrapassar os 2 mil metros de altitude. Um exemplo de relevo residual são as chapadas, que encontram-se principalmente no Centro-Oeste e Nordeste brasileiro.
Dentre os Planaltos encontrados no território brasileiro, estão destacados:
Planaltos Residuais Norte-Amazônicos: também conhecido como Planalto das Guianas, apresentam as maiores altitudes do país. O ponto culminante do Brasil, o Pico da Neblina, com 2995 metros, está situado nessa unidade do relevo. Trata-se de uma formação cristalina, muito resistente e muito antiga, que apresenta muitas rochas e minerais preciosos.
Planaltos e Serras do Atlântico-Leste-Sudeste: Possuem altitudes elevadas e formas de relevo bastante abruptas, semelhante à uma pequena cadeia de montanhas. Nessa unidade do relevo, estão localizadas as serras da Mantiqueira, do Espinhaço e do Mar.
Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná: conhecidos também como formação Serra Geral. Sua origem está relacionada à separação do continente americano com o continente africano, que juntos formavam um único continente no passado geológico.
Planalto da Borborema: cujas vertentes voltadas para o Atlântico recebem bastante umidade e bloqueiam, em parte, a umidade que chegaria a um pequeno trecho da depressão Sertaneja, sendo responsável em grande parte pelo clima semiárido da região.