Ultrassonografia Flashcards
O que é um ultrassom?
Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, ou seja, aproximadamente 20.000 Hz.
Impedância Acústica
Dificuldade que um som tem à passagem em um determinado meio.
O meio gasoso é um meio de baixa impedância acústica, ao contrário do meio sólido, de alta impedância.
Z = P x V ( impedancia acústica característica é igual a densidade da matéria x velocidade)
Como funciona a reflexão das ondas no USG?
O nível de reflexão das ondas ocorre pela diferença de impedancia acustica dos meios
Se a diferença é muito grande vai ocorrer grande reflexão
Se a diferença é pequena vai ocorrer pouca reflexão
Qual a velocidade da matéria em cada meio?
Velocidade = constante elástica do meio x densidade do meio
AR = 330 m/s
Gordura = 1450 m/s
Agua = 1480 m/s
Fígado = 1550 m/s
Osso = 4080 m/s
Potencia/intensidade da onda e sua influencia
A onda ela possui a sua assinatura/identidade que é a frequencia. Isso ela n muda
Contudo, possui a potencia, que é representada pela amplitude da onda. Essa potencia vai sendo perdida com o passar do tempo, por reflexão e abosorção. Então em um tecido totalmente homogeneo o tecido mais profundo vai ficar mais preto devido a perda de amplitude/intensidade
Isso pode ser corrigido pelo controle automatica de ganho
Tipos de Reflexão
Reflexão Difusa: Responsável por criar o aspecto textural da imagem. Ecotextura. Pequenas reflexões.
Reflexão especular: Normalmente em tecidos de grande impedancia e quando o angulo se aproxima de 90 graus, oque favorece bem a reflexão em detrimento de outros fenomenos. Perceba na primeira imagem como a parte em que nao se forma um angulo de 90 graus a imagem nao fica tao bem formada.
Refração
A referação é a mudança da direção da onda na passagem de um meio para o outro
Pode formar artefatos
Estudar mais!!!!!!!
Oque é o efeito piezoelétrico?
Capacidade de converter energia elétrica em energia mecanica ( como o som) ou vice-versa
O cristal dessa propriedade normalmente é feito de quartzo. Quando voce aplica uma corrente eletrica nele ele expande e gera uma onde sonora. Quando voce aperta ele acabando criando uma diferença de potencial.
Assim funciona o efeito piezoelétrico.
Qual a importancia de utilizar diferentes frequencias no usg
MAIOR A FREQUENCIA -> MAIOR A QUALIDADE E MENOR A PENETRAÇÃO
MENOR A FREQUENCIA -> MENOR A QUALIDADE E MAIOR A PENETRAÇÃO
Porque precisamos utilizar um gel a base de água?
1- Transdutor deslizar melhor
2- Tirar o ar entre o paciente e o transdutor ( prejudicaria muitooo a imagem)
Ultrassom em ambientes com muito gás ou osso. Oque acontece?
O ar ou gás não é um bom veículo condutor de ondas ultrassonoras. Isso é tão verdade que em exames de ultrassonografia abdominal IDEAL precisamos de um período de jejum por parte do paciente, pois precisamos reduzir a quantidade de ar no intestino. Afinal de contas, precisamos que o ultrassom vá até a região anatômica desejada, bata naquela região e volte com um eco (parecido com um sonar) para aí então termos a formação plena da imagem. O ar/gás não permite que o som bata e retorne de maneira adequada, dificultando a formação das imagens.
O mesmo ocorre com o crânio. O osso não permite que o som tenha livre trânsito sonoro (“bate e volta”), de forma que o ultrassom não é um bom método radiológico para adquirir imagens a partir de componentes ósseos como o crânio (exceto em casos onde as fontanelas estejam abertas. É o que chamamos de ultrassom transfontanelar, feito em criancinhas cujas fontanelas ainda não fecharam).
Nomenclatura no ultrassom
Hipoecoico -> preto
Hiperecoico -> branco
Isoecoico -> imagens de mesma densidade
Há uma quarta nomenclatura, na qual atribuímos o nome de “imagem anecóica” ou sem eco. Estruturas anecóicas são aquelas que são livres de ecos, como a água, por exemplo.
Sombra Acústica
Temos uma fonte de luz vinda de uma lanterna, que está jogando raios luminosos e você, por ventura, coloca um objeto, cujo diâmetro é menor que o diâmetro da lente da lanterna, na frente dela. Vai se formar uma sombra, correto? É o mesmo princípio da sombra acústica. Quando o som bate em uma estrutura sólida, como um cálculo (seja no rim ou na vesícula), ele tende a formar uma sombra acústica. O som não consegue passar adequadamente por ali. Ele é, a grosso modo, “absorvido”, ou seja, a sombra acústica ocorre quando um feixe de ultrassons tem no meio do seu trajeto uma estrutura que é muito densa. Como o som não consegue passar adequadamente forma-se uma zona hipoecóica (uma sombra) posteriormente ao obstáculo. Veja abaixo:
obs: É errado acharmos que toda sombra acústica será patológica. A sombra se forma diante de algo ou alguma coisa extremamente densa ou com grande impedância acústica. Ponto final. Se esse algo ou alguma coisa for uma costela, por exemplo, será fisiológico e não patológico. Observe o exemplo abaixo (costelas) e veja a sombra acústica que ela forma.
Reforço Acústico
O reforço acústico ocorre em estruturas com baixa atenuação (hipoecogênicas). Como isso é possível? Imaginemos que você é uma onda ultrassonora que vai até o ovário de uma paciente. Lá, temos um cisto simples de ovário. Muito provavelmente essa onda ultrassonora, no caso você, vai passar lá tranquilamente, com certa impedância, obvio, mas vai conseguir passar. O que ocorre se, do nada, você, uma onda ultrassonora, passando por uma região sólida dá de cara com um cisto simples? Ora, o cisto é basicamente composto por líquido, então, já que o líquido favorece mais a passagem do som que o sólido, a onda passa sem demais problemas ou perdas sonoras. É comum encontrarmos o reforço acústico em órgãos com grande quantidade de água, como vesícula biliar e a bexiga, decorrente da baixa atenuação dessas estruturas ao feixe sonoro. O reforço acústico é uma maneira útil de caracterizar uma estrutura anecóica. Não quer dizer que o reforço acústico seja patológico. Podemos observá-lo em patologias que contenham fluidos sim, mas, como dito agora, órgãos também podem mostrar esse efeito. Observe abaixo a bexiga (bladder) à esquerda e um ultrassom patológico, com reforço acústico, à direita.
Para didatizar mais, podemos conceituar o reforço acústico como um fenômeno acústico formado devido a algo que apresente uma baixa impedância acústica se comparado com o tecido circunjacente. Se uma estrutura ou lesão absorve menos intensidade ecoica do que o tecido circunjacente, a imagem aparece com um reforço ecoico (Reforço Acústico).
Efeito Doppler
O efeito doppler é utilizado para saber a direção do fluxo sanguíneo
Isso é possível pois verifica se o fluxo está se aproximando ou se afastando do transdutor
Ele coloca um retangulo e voce pressiona uma das bordas mais do ultrassom
Se o sangue vem da borda que nao esta pressionada para a que esta pressionada ele vai ficar da cor que demosntra estar se aproximando ( normalmente a cor de cima )
Voce agora sabe de onde para onde ( diretia esquerda ou esquerda direita ) o sangue vai. Entao agora é só voce pensar se é a veia ou a artéria em que o sangue faz aquele movimento
Perceba que essa relação de vermleho é artéria e azul é veia isso não existe aqui, pois isso é um préset e pode ser alterado. Além desta alteração voce pode inveter o lado que está sendo pressionado e isso modificaria o sentido.