AVALIAÇÃO DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX Flashcards
Como analisar uma radiografia de tórax?
A- AIRWAY
B- BONE
C- Circulation
D- Diafragma
E- External
F- Fat e partes moles
G- Gadgets
AIRWAY
Traqueia -> Tem que estar centralizada e preta
Carina -> Sua localização é muito importante, pois a mudança da localização indica muitas coisas. Ela mais acima indica crescimento de massa ou do ventrículo esquerdo. Se ela está deslocada para o lado provavelmente existe uma atelectasia.
Logo a direita da carina existe a fissura horizontal
Depois disso olhar e encontrar ambas fissuras obliquoas.
Bronquios
O bronquio direito ele é mais curto e mais verticalizado
É importante visualizar as tramas vascular, lembrando sempre que são mais presentes nas bases. A falta dessas tramas pode indicar pneumotorax.
Pulmão direito
Dividido em lobo superior - fissura horizontal - medio - fissura oblíqua - lobo inferior
Pulmão esquerdo
Lobo superior - fissura obliquoa - lobo inferior
Também possui a língula, que circunda o coração
Pleura direita
Pleura esquerda
BONES
Claviculas
Verificar fratura de clavícula
Pode existir um pouco de calcificação da articulação costoclavicular
Posso ver se está rodada tbm ( a que estiver mais pra frente)
Escapulas
Tem que estar fora do campo pulmonar
Coluna vertebral
Dificil de ver na PA
Processo espinhoso ( parece semente ), corpo vertebral e pediculos
A distancia entre o processo espinhoso e a borda medial da clavícula idealmente tem que ser identico nos dois lados.
Costelas
A porção posterior do arco costal ela é muito mais horizontal
A porção anterior é muito mais obliquoa, sendo que perto ddo esterno é cartilagem, formando a articulção costocondral. Em indiívudos idosos ocorre a calcificação desta estrutura.
Nos ateriores tem que ter 9
No posterior tem que ter 10-12 no exame bem inspirado
OBS: COMO NA IMAGEM PODE TER UMA BOLAS PERTO DA CLAVICULA QUE PARECEM CAVIDADES, MAS NA VERDADE SAO SOBREPOSIÇÕES OSSEAS.
OBS: Lembrar que algumas vezes ocorre calcificações grosseiras na primeira costela que dao a impressão de nódulos, podendo ser até assimétrico
Relembre a anatomia da vertébra torácica

Relembra a anatomia da vertebra lombar

Circulation
Hilos pulmonares:
O hilo pulmonar esquerdo fica em uma posição mais cranial que o hilo pulmonar direito
Possível ver a artéria interlobar descendente a direita e a esquerda
No hilo direito pode formar na parte superior uma formação anelar, como na imagem, ela representa o bronquio da parte anterior do lobo superior. Fisiológico.
Pode-se encontrar também, assim como na imagem no lado esquerdo, uma pequena bolinha bem branca, que provavelmente é um linfonodo calcificado, muito provavelmente pela primoinfecção tubercolosica na infancia ( no brasil é assim).
Coração
No lado direito temos duas voltas, a veia cava superior e o atrio direito
No lado esquerdo vemos, botão aórtico, tronco pulmonar, atrio esquerdo e ventrículo esquerdo
Índice cardiotorácico: Tem que ser menor que 0,5
Aparecimento de terceiro cotorno cardiaco a direita e proeminencia do cotorno do atrio esquerdo ( auricula) indica oque?
Aumento do atrio esquerdo!
Lembra-se que foi dito acima? Que dos 4 contornos mediastinais a esquerda só conseguimos visualizar melhor 3 deles? Pois bem, quando o átrio esquerdo aumenta ele favorece a proeminência desse contorno a esquerda que antes não podia ser visualizado facilmente, que é a aurícula do átrio esquerdo. Porém, quando temos esse aumento atrial esquerdo, em alguns casos visualizamos também o aparecimento de outro contorno cardíaco à direita. Então se observarmos a formação de um terceiro contorno cardíaco à direita + a proeminência da auriculeta do átrio esquerdo estaremos provavelmente diante de um aumento de átrio esquerdo.
Diafragma
Lembrar que o diafragma é uma cupula e nao uma linha
Ele é mais alto do lado direito, do figado, e mais baixo do lado esquerdo, do estomago.
No local onde n tem verde na imagem é onde se localiza o hiato diafragmático, onde pode pssar uma hérnia diafragmática ( local mais comum)
Existem locais onde a pleura se reflete. Nestes locais, recessos costoforenicos, podem ocorrer acumulo de líquido em derrame pleurais. Também existe o recesso cardiofrenico, que acumula líquido no derrame pericardico.
No recesso costofrenico isso é facilmente percebido pela retificação do contorno,que normlamente é um triangulo.
Do lado esquerdo tem que tomar cuidado pois pode existir gordurua pericardica, formando um local com um leve borramento.
External
Dispositivos
Partes Moles - Tumor, calcificação
Bolha Gástrica
Em alguns casos da pra ver gás no angulo esplenico do colon
Radiografia em Perfil
Sempre olhar e verificar o espaço claro-pulmonar retroesternal -> Aumento pode ser DPOC e preenchimento pode ser infecção
Verificar a base pulmonar, que se tiver preechidad pode ser pneumonia de base
Sempre importante a coluna, pq é mais fácil de ver
Como separamos o mediastino?
Superior ( acima da T5 ) e Inferior ( abaixo da T5)
Inferior é dividido em mediastino anterior, médio e posterior
Qual a disposição das estruturas no hilo pulmonar?
No pulmão direito, no hilo, temos em sequência: Veia, artéria e brônquio.
No pulmão esquerdo, no hilo, temos em sequência: Veia, brônquio e artéria.
Abaixo temos duas tomografias (janela mediastinal e pulmonar) onde essa disposição hilar fica bem demonstrada
Localização do lobo superior direito
Localização do lobo medio
Localização do lobo inferior direito
Localização do lobo superior esquerdo
Localização do lobo inferior esquerdo
Sinal da silhueta
Um sinal muito utilizado pelos radiologistas a fim de identificar, na ausência de um raio X de perfil, a localização de uma lesão, é o sinal da silhueta. Ele nos diz basicamente que componentes com densidades iguais em um mesmo plano tendem a ficar com seus contornos borrados, do contrário, ficarão com contornos melhor definidos.
SE TÁ FUDENDO O CONTORNO TÁ NO LOBO MÉDIO OU LÍNGULA
Campos pulmonares
Hilar, Medular e cortical