Tronco encefálico Flashcards
Fibras arqueadas internas: partem dos núcleos grácil e cuneiforme em direção ao lemnisco medial
Fibras arqueadas externas: partem do núcleo cuneiforme acessório até o cerebelo a partir do pedúnculo cerebelar inferior)
Fascículo longitudinal medial: integra os núcleos dos nervos, principalmente os oculares(3,4,5,6) e o acessório(inerva o trapézio e o ECM), sendo importante para a coordenação dos movimentos da cabeça e olhos em conjunto. Além disso, os núcleos vestibulares também ajudam nesse mecanismo a partir das informações cedidas sobre a posição da cabeça.
Substância cinzenta no bulbo homóloga à medula
Põe a língua pra fora- Núcleo do Hipoglosso XII
Sente se o sorvete está frio - Núcleo do trigêmeo
Sente o gosto do sorvete - Núcleo do trato solitário
Saliva, porque está gostoso - Núcleo salivar inferior
Engole- Núcleo ambíguo
Digere- Núcleo do vago
Enquanto o indivíduo fez tudo isso, permaneceu em pé - Núcleos vestibulares
Substância cinzenta própria do bulbo
Núcleo grácil e cuneiforme: dão origem às fibras arqueadas internas, que cruzam o plano mediano e dão origem ao lemnisco medial
Núcleo olivar inferior: recebe fibras do córtex, cerebelo, medula. As fibras olivocerebelares, que penetram no cerebelo através do pedúnculo cerebelar inferior, dão origem às fibras trepadeiras.
Substância branca do bulbo(tipos de fibras)
Fibras arqueadas internas: uma parte das fibras é proveniente dos núcleos grácil e cuneiforme, que dão origem ao lemnisco medial. O resto das fibras são olivocerebelares, que cruzam o plano mediano e penetram no cerebelo pelo pedúnculo cerebelar inferior.
Fibras arqueadas externas: se originam no núcleo cuneiforme acessório e penetram no cerebelo pelo pedúnculo cerebelar inferior.
Fibras longitudinais: participam de tratos ascendentes, descendentes e de associação.
Vias ascendentes do bulbo
Fascículo grácil e cuneiforme, que depois viram o LEMNISCO MEDIAL
TRATO ESPINOTALÂMICO ANTERIOR
TRATO ESPINOTALÂMICO LATERAL
TRATO ESPINOCEREBELAR ANTERIOR
TRATO ESPINOCEREBELAR POSTERIOR
Vias descendentes do bulbo
Sistema lateral: corticoespinal lateral e rubroespinal. O cortico espinal passa pela pirâmide(decussa), o rubroespinal não
Sistema medial: corticoespinhal anterior, tetoespinal, vestibuloespinal lateral e medial, reticuloespinal pontino, reticuloespinal bulbar . Além disso, possui, em especial, o trato corticonuclear( responsável pelo controle dos músculos associados aos núcleos ambíguo e hipoglosso), trato espinhal do trigêmeo e trato solitário.
Vias de associação do bulbo
Os núcleos vestibulares possuem fibras associativas com os núcleos responsáveis pelo controle dos olhos( núcleo do óculo-motor, núcleo do troclear, núcleo do trigêmeo e núcleo do abducente) e com o núcleo do acessório, formando o FASCÍCULO LONGITUDINAL MEDIAL, o qual permite o movimento coordenado da cabeça e dos olhos, o qual depende também de percepções sensoriais de espaço.
Formação reticular do bulbo
Nessa região encontram-se o centro respiratório, o centro vasomotor e o centro do vômito
Constituintes da base da ponte(parte ventral) e suas características
Fibras longitudinais: constituem parte dos tratos corticoespinais, corticonucleare(faciial, trigêmeo e abducente) e corticopontino
Fibras transversais: constituem as fibras que dão origem ao trato pontocerebelar, que levam informações ao cerebelo pelo pedúnculo cerebelar médio. São alvo de sinapses das fibras corticopontinas.
Núcleos pontinos
Núcleos pontinos, quais são
Núcleo do nervo vestibulococlear
Núcleo do nervo facial
Núcleo do nervo abducente
Núcleo salivatório superior
Núcleo lacrimal
Núcleos do nervo trigêmeo
Descrição das fibras do nervo vestibulococlear que chegam aos núcleos pontinos
Uma parte das fibras chega aos núcleos cocleares(ventral e dorsal), trazendo informações sonororas. Essas fibras cruzam para o lado oposto, contornando os núcleos olivares superiores e terminam no COLÍCULO INFERIOR, constituindo o LEMNISCO LATERAL. A partir dos COLÍCULOS INFERIORES, essas fibras vão até o CORPO GENICULADO MEDIAL DO TÁLAMO.
A outra parte das fibras chega aos núcleos vestibulares(lateral, medial, superior e inferior). Desses núcleos, saem eferências para o FASCÍCULO VESTIBULOCEREBELAR, FASCÍCULO LONGITUDINAL MEDIAL E TRATO VESTIBULOESPINHAL