Histogenese: Osso Flashcards
Histogênese da cartilagem
Condensação do mesênquima para formar centros de condrificação. As células mesenquimais se diferenciam em precusores dos condrócitos e depois nos condrócitos para a fabricação e deposição de matriz cartilaginosa
Ossificação intramembranosa
Produção de tecido ósseo a partir de um tecido conjuntivo.
As células mesenquimais se condensam e dão origem a osteoblastos, os quais passam a sintetizar o osteoide(ainda não mineralizado). Enquanto este osteoide é produzido, começam a se incorporar em sua composição cristais de fosfato de cálcio, os quais promovem a mineralização da matriz e aprisionamento de osteoblastos, os quais se passam a ser osteócitos.
Ossificação endocondral
As células mesenquimais se condensam , a partir da diferenciação em condroblastos, dão origem a um molde de osso a partir de cartilagem hialina. Forma-se um colar ósseo ao redor do pericôndrio na diáfise dessa cartilagem, o qual , a partir da rápida proliferação das células do tecido ósseo em volta dele, acaba se tornando um periósteo. Concomitantemente a esse evento, ocorre a proliferação, hipertrofia e apoptose dos condrócitos, deixando tabiques de matriz cartilaginosa.
Dessa forma, vasos provenientes do periósteo invaginam essa área e permitem a migração de osteoblastos para ela. Esses osteoblastos passam a usar os tabiques como suporte para a deposição de matriz óssea ,a qual se estende até a o limite da epífise.(centro de ossificação primário-crescimento longitudinal)
Centro de ossificação secundário na epífise, a qual cresce radialmente.
Desenvolvimento das articulações
Quando o mesênquima interzonal(entre dois ossos), dá origem a uma estrutura fibrosa, cartilaginosa ou sinovial.
Desenvolvimento das vértebras
O mesênquima se organiza ao redor da notocorda dando origem a regiões mais densas e menos densas. Uma parte das regiões mais densa irá migrar ao polo oposto do miótomo para dar origem ao disco intervertebral. A outra parte irá fundir com a região menos densa adjacente e dará origem ao centrum, um primórdio de corpo vertebral.
A notocorda desaparece nas regiões em que é cercada por esses primórdios de corpo vertebral e , no resto das posições, dá origem ao núcleo pulposo, o qual, em conjunto com as fibras anelares, dará origem ao disco intervertebral.
As células mesenquimais que circundam o tubo neural darão origem ao arco neural(primórdio de arco vertebral)
As células mesenquimais da parede do corpo darão origem aos processos costais, que originaram as costelas nas vértebras toráxicas.
Estágio cartilaginoso do desenvolvimento vertebral
Aparecimento de centros de condrificação. 2 ao redor do centrum(se fundirão), 2 nos arcos neurais(se fundirão) e 2 próximos aos processos costais.
Processos espinhosos e transversos são originados a partir de extensões do centro de condrificação nos arcos neurais.
De que parte do mesoderma intraembrionário são formadas as vértebras e as costelas
O somito, se diferencia em dermomiótomo e esclerótomo.
As costelas e vértebras são formadas a partir do esclerótomo
Ossificação das vértebras
Ocorre a partir de um molde cartilaginoso
Desenvolvimento das costelas
Desenvolvem um molde cartilaginoso durante o período embrionário e se ossificam no fetal
Neurocrânio cartilaginoso
occipital, esfenoide e etimoide
Neurocrânio membranoso
Forma a calvária. Durante a vida fetal, os ossos chatos do neurocrânio encontram-se separados por membranas de tecido conjuntivo denso(fontanelas). Essas são ossificadas ao longo da vida e , quando totalmente substituídas, dão origem às suturas.
Viscerocrânio membranoso
Viscerocrânio cartilaginoso
Desenvolvimento do esterno
Fusão das barras esternais. Ocorre no sentido craniocaudal. Ocorre no período fetal.
Particularidade da ossificação da clavícula
Ossificação intra-membranosa no início e endocondral na extremidade