Medula Espinal(anatomia) Flashcards
Proteção da medula espinal
Realizada pelos músculos, ligamentos, vértebras e meninges
Intumescências da medula espinal
Cervical - de C4 até T1. Os ramos que se originam aqui integram o plexo braquial e irão inervar os membros superiores
Lombossacral - de T11 até S1. Os ramos anteriores dos nervos espinais originados aqui integram o plexo lombossacral e inervam os membros inferiores
Em que nível termina a medula e o que fica aparente nessa área
A medula termina no nível de L1-L2 e , a partir daí, evidencia-se a cauda equina.
Filamento terminal
Cone Medular
Cauda equina
Parte vestigial da medula espinal que se encontra na eminência caudal. é o ponto de fixação para a parte inferior da medula e para as meninges
Porção terminal da medula
Meninges espinais e LCR
Circundam e protegem o Sistema Nervoso Central. A mais externa delas é a Dura-máter, depois a aracnóide e depois a pia-máter.
Entre a dura e a aracnóide, encontra-se o espaço subdural. Geralmente, é muito pequeno. Entretanto, em caso de lesões, pode acumular sangue e tornar-se grande e visível(hematoma subdural)
Entre a aracnóide e a pia-máter, há o espaço sub-aracnóideo, por onde circula o LCR. Nele, também encontramos o ligamento denticulado, o qual fixa a pia à aracnóide
Trabéculas aracnóideas.
Ponto de ligação da aracnóide à pia-máter
Cisterna lombar
Ocorre de L2 a S2. Ponto em que já não se ecnontra mais presenta, apenas a cauda equina. Sendo o espaço mais adequado para a coleta do Líquor.
Cisterna lombar
Ocorre de L2 a S2. Ponto em que já não se ecnontra mais presenta, apenas a cauda equina. Sendo o espaço mais adequado para a coleta do Líquor.
Espaço extra-dural ou peridural
Espaço preenchido por tecido adiposo, o qual é percorrido por um plexo venoso, que se encontra logo acima da dura-máter na coluna vertebral.