GÊNESE 2- PRIMEIRA SEMANA Flashcards
Como há a localização do ovócito secundário pelo espermatozóide
A partir da REOTAXIA(nado contra a corrente), TERMOTAXIA(temperatura) e da QUIMIOTAXIA
Como o espermatozóide consegue atravessar a corona radiata.
Qual o nome que se dá a esse processo
Através da ação de enzimas liberadas pelo acrossomo, principalmente a hialuronidase, a qual degrada o ác. hialurônico, componente essencial do tecido conjuntivo, o qual sustenta essas células.
REAÇÃO ACROSSÔMICA
Como o espermatozóide atravessa a zona pelúcida
A partir do contato entre as proteínas de membrana do espermetozóide gALT e da zona pelúcida ZP3, as quais, ao se ligarem, dão inícios a processos enzimáticos, como a liberação de acrosina(protease)
Como ocorre a fusão das membranas do ovócito secundário e do espermatozóide e qual a consequência desse acontecimento
A partir do reconhecimento entre proteínas ADAM(espermatozóide) e as proteínas integrinas do ovócito secundário. Essas duas estimulam a aproximação das membranas e sua posterior fusão, liberando o material genético e o flagelo no citosol.
Como consequência desse processo há um influxo de cálcio na célula
O que impede a poliespermia
A mudança na conformação das proteínas da zona pelúcida através da reação cortical, a qual só foi iniciada devido ao influxo de cálcio
Descreva a sequência dos eventos da fecundação
A partir da fecundação, o que ocorre com o zigoto da passagem pelas tubas uterinas até o útero
Ocorre o processo de clivagem, no qual o zigoto realiza múltiplas divisões mitóticas, mas sem que haja intérfase, resultando em um conjunto de células com o mesmo volume da célula inicial(zigoto).
Esse conjunto de células(blastômeros), é denominado de mórula
Descreva a blastogênese
Após a mórula ter chegado ao útero, cria-se uma cavidade preenchida por líquido dentro dela, chamada de cavidade blastocística, dando origem ao BLASTOCISTO.
O blastocisto é dividido em duas porções celulares, o trofoblasto(participa da formação da placenta) e o embrioblasto, responsável pelo desenvolvimento do embrião propriamente dito.
Após o início do desenvolvimento do blastocisto, a zona pelúcida se degenera, liberando o blastocisto para a cavidade uterina, o qual se integra ao endométrio.(ocorre no polo adjacente ao embrioblasto)
O que ocorre com o trofoblasto a partir da integração do blastocisto ao endométrio
Se prolifera e se diferencia em duas camadas:
Citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto
Função do sinciciotrofoblasto
Erosão dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente e formação de lacunas sanguíneas ao redor do embrião(nutrição)