Trombose e Embolia Flashcards

1
Q

Hemostasia normal:

A

Hemostasia normal: mantem o sangue em um estado liquido nos vasos normais, mas permite também a formação rápida de um tampão hemostático em locais de lesão vascular. Em circunstancias normais as células endoteliais previnem a trombose produzindo fatores que bloqueiam a adesão e agregação plaquetária, inibem a coagulação e lisam o coagulo. Em contrapartida, o trauma e a inflamação das células endoteliais expõem a matriz extracelular, altamente trombogênica, induzindo o estado pró-trombotico, permitindo a adesão plaquetaria e a formação de trombos hemostáticos (hemostasia primaria). A contraparte patológica da hemostasia é a trombose. A hemostasia e a trombose envolvem três componentes:
 PAREDE VASCULAR
 PLAQUETAS
 CASCATA DE COAGULAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Trombose

A

Trombose: formação de massa solida com elementos sanguíneos que ocorre no individuo vivo no interior dos vasos ou coração. Um trombo é diferente de um coagulo, que envolve somente a sequencia da coagulação, sendo mole, elástico, gelatinoso e não aderente ao vaso.
->Em condições normais o sangue não coagula dentro do vaso devido à integridade do endotélio, relação adequada entre os constituintes do sangue, corrente axial (se houver mais constituintes sólidos do que plasma o sangue fica viscoso, o que favorece a formação de trombos) e fluxo e velocidade sanguínea adequados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Tríade de virchow

A
  • > As três principais alterações que levam a formação de um trombo são chamadas de Tríade de Vischow:
    1. Lesão endotelial: por exemplo em locais de aterosclerose, lesão vascular inflamatória ou traumática, em casos de hipertensão arterial, turbulência sobre válvulas cicatrizadas ou com endotoxinas bacterianas. A perda física do endotélio leva à exposição da MEC subendotelial, adesão plaquetaria, liberação do fator tecidual e coagulação.
    2. Estase ou turbulência do fluxo sanguíneo: A turbulência contribui por causar lesão ou disfunção endotelial, além de formar bolsões contracorrentes e locais de estase. A estase é o principal fator no desenvolvimento de trombos venosos. A estase e a turbulência perturbam o fluxo laminar (plaquetas no centro separadas do endotélio por uma camada de plasma), impedem a diluição de fatores da coagulação, retardam o influxo de inibidores da coagulação e promovem a ativação de células endoteliais (aumentando a atividade pró coagulante). A estase pode advir que compressão (obstrução), imobilização ou insuficiência cardíaca.
    3. Hipercoagulabilidade sanguínea: alteração nas vias da coagulação que predispõem a trombose, podendo ser desordens primarias (genéticas) ou secundarias (adquiridas). As secundarias, ou adquiridas, consistem principalmente em repouso ou imobilização prolongadas, câncer, infarto do miocárdio, lesão tecidual por cirurgia, fraturas ou queimaduras, uso de contraceptivos orais, fumo… Já as hereditárias incluem, por exemplo, deficiências dos anticoagulantes.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly