Hiperemia Passiva e Ativa Flashcards

1
Q

Hiperemia e Congestão

A

Decorrem de um aumento local do volume sanguíneo.
 A hiperemia é um processo ativo, resultante da dilatação arteriolar (ex. locais de inflamação ou musculo esquelético durante exercício). Decorre da vasodilatação arteriolar com aumento do afluxo sanguíneo ao leito capilar (de origem simpática ou humoral). O tecido afetado torna-se vermelho (eritema).
 A congestão é um processo passivo, que resulta da redução do fluxo sanguíneo em um tecido, podendo ser sistêmica, como em insuficiência cardíaca, ou local, como numa obstrução venosa isolada. Os tecidos variam do vermelho escuro ao azul cianótico (estase dos glóbulos vermelhos e acumulo de hemoglobina desoxigenada).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Hiperemia ativa

A

->As causas podem ser por estimulo neurogênico (simpático) ou ação de substancias vasoativas, como histamina, serotonina, prostaglandinas e etc. A macroscopia característica é uma coloração rósea avermelhada, aumento da temperatura e volume normal ou pouco aumentada, enquanto a microscopia apresenta arteríolas e capilares dilatados e cheios de sangue. De maneira geral, ela e útil ao organismo, como por exemplo aumentando o metabolismo e defesa local no caso de infecções. A hiperemia ativa pode ser dividida em:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Hiperemia ativa

Fisiológica

A

• Fisiológica: Modificação adaptativa à uma maior exigência funcional, por exemplo, um aumento de afluxo sanguíneo para a musculatura esquelética durante exercícios, para a mucosa gastro-intestinal e glândulas durante a digestão, ou para o encéfalo no trabalho mental intenso. Outro exemplo é no caso de necessidade de perda de calor pelo organismo, que causa a hiperemia ativa cutânea (ex. rubor facial), devido ao aumento de afluxo sanguíneo para glândulas sudoríparas, ou no decurso de processos mórbidos, como inflamação aguda, reações anafiláticas, injuria térmica, irradiação ou traumatismos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Hiperemia ativa

Patológica

A

• Patológica: Decorrente da paralisia de nervos vasoconstrictores por trauma ou tumores. EX: Sindrome de Horner, que causa destruição da cadeia simpática cervical, fazendo com que o portador apresente vermelhidão do lado lesionado, além de ptose palpebral do mesmo lado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Hiperemia passiva ou congestão:

A

->Decorre da diminuição da drenagem venosa por fatores que diminuam o retorno venoso, podendo ser intrínseco (ex. oclusão por trombo) ou extrínseco (ex. por fibrose, torção, tumor). A macroscopia é cor vermelho escuro ou azul, temperatura normal ou diminuída e volume aumentado. Na microscopia são visíveis veias, vênulas e capilares dilatados com sangue. As consequências dependem da duração, instalação e causa, podendo causar focos hemorrágicos com catabolismo de glóbulos vermelhos que resultam em acumulo de macrófagos carregados de hemosiderina, além de edema. Quando crônica, a estase de sangue venoso com baixo teor de O2 pode causar degeneração, morte celular e fibrose. Ela pode ser dividida em:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Hiperemia passiva ou congestão:

tipos

A

• Localizada: por aumento da pressão hidrostática, como em varizes dos MI, hemorroidas ou varizes de esôfago.
• Generalizada: resultante do aumento sistêmico da pressão venosa, como em casos de insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca esquerda causa hiperemia passiva pulmonar, ou congestão passiva crônica pulmonar, enquanto a direita causa hiperemia passiva na grande circulação ou congestão passiva crônica hepática – a alta pressão do sangue leva a morte de hepatócitos.
->Não nadar depois de comer: o sangue esta no sistema digestório e não no ME.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly