Edema e Hemorragia[ Flashcards

1
Q

Definição

A

->Acumulo anormal de liquido no interstício ou cavidades naturais do corpo, devido ao, por exemplo, aumento da pressão capilar, diminuição da pressão osmótica coloidal ou se o movimento de agua dentro dos tecidos exceder a drenagem linfática.
 Anasarca: edema intenso e generalizado.
 Hidroperitonio (ascite), hidrotorax e hidropericardio: edema na cavidade peritoneal, pleural e no saco pericárdico, respectivamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Tipos de edema:

A
  • Edema inflamatório: resulta em um exsudato (rico em proteínas) devido ao aumento da permeabilidade vascular.
  • Edema não inflamatório: resulta em um transudato (pobre em proteínas), relacionado ao desequilíbrio das forças de Starling (aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas), devido a insuficiência cardíaca, renal, hepática e algumas formas de desnutrição.
  • Linfedema: devido a diminuição da drenagem linfática (ex. em pacientes que fizeram mastectomia).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Patogênese Edema

A

Patogênese:

  1. Aumento da permeabilidade vascular: em reações inflamatórias, hipóxia (local e sistêmica) por lesão endotelial ou traumastismos que lesem o endotélio. Relacionado a ação de substancias como histamina, cininas e endotelina.
  2. Aumento da pressão hidrostática da microcirculação: relacionado com hiperemia ativa a passiva, devido a por exemplo uma drenagem venosa local deficiente (ex. trombose profunda nas extremidades inferiores, causando edema localizado na perna afetada) ou generalizado, por insuficiência cardíaca congestiva.
  3. Diminuição da pressão oncótica (coloidosmotica) das proteínas plasmáticas: quando a albumina não e sintetizada em quantidades adequadas, ou é perdida na circulação, por exemplo na síndrome nefrótica (hipoproteinemia por perda devido ao aumento da permeabilidade da parede do glomérulo), doença hepática grave (hipoproteinemia por síntese deficiente), má absorção ou desnutrição proteica.
  4. Diminuição da drenagem linfática: resulta em linfedema. Pode ocorrer devido a retirada cirúrgica de linfonodos, inflamação, ou por anomalias congênitas no sistema linfático, como a doença de Milroy.
  5. Retenção renal de sódio e água: provoca tanto o aumento da pressão hidrostática por expansão do volume intravascular quanto diminuição da pressão osmótica coloidal, por diluição. Essa retenção de sódio ocorre em qualquer redução da função renal. A maior causa da hipoperfusao renal é a insuficiência cardíaca, que diminui o fluxo sanguíneo renal, ativa o sistema renina angiotensina e causa retenção de sódio e agua, que e benéfica no começo mas, com o agravamento da insuficiência cardíaca, o liquido retido apenas aumenta a pressão venosa e resulta em edema.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Macroscopia

A

->A macroscopia consiste no aumento de volume, palidez e aumento do peso, além de superfície de corte brilhante e úmida. A microscopia caracteriza-se por precipitado serosos separando elementos fibrilares e celulares do tecido e compressão das luzes de vasos e glândulas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Consequência

A

->As consequências do edema dependem da localização. O edema subcutâneo é principalmente importante por sinalizar uma doença de base, como cardíaca ou renal. O edema cerebral causa aumento da pressão intracraniana e a substancia cerebral pode herniar, o pulmonar impede a função ventilatória normal. O edema nos espaços alveolares, além de impedir a difusão de O2 pelos capilares, também cria um ambiente favorável a infecção bacteriana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Hemorragia

A

->Extravasamento de sangue para o espaço extravascular (exterior, interstício ou cavidades). Podem ser externas ou internas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Externas

A
Externas:
	Epistaxe: hemorragia nasal. 
	Hemoptiase: expectoração com sangue. 
	Hematêmese: vomito com sangue. 
	Melena: sangue nas fezes por hemorragia digestiva alta. 
	Hematúria: sangue na urina.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Internas:

A

Internas:
 Hematoma: hemorragia contida dentro de um tecido.
 Petéquias: hemorragias minúsculas na pele, mucosas ou serosas. Geralmente associadas ao aumento local da pressão intravascular, diminuição da contagem plaquetaria (trombocitopenia) ou defeitos na função plaquetária.
 Púrpuras: hemorragias um pouco maiores.
 Equimoses: hemorragias subcutâneas maiores. Os glóbulos vermelhos são degradados e fagocitados, convertidos em hemoglobina (vermelho azulado), bilirrubina (azul esverdeado) e hemossiderina (marrom dourado).
 Hemopericardio, hemotórax, hemoperitonio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Causas

A
  • > As causas e mecanismos da hemorragia podem ser por ruptura vascular (rexe), digestão ou erosão (diabrose) da parede dos vasos, trauma ou diapedese (aumento da permeabilidade vascular). As consequências dependerão da quantidade, rapidez e do local da perda. As perdas lentas de 10 a 20% não tem significado clinico. As perdas súbitas e maiores causarão choque hipovolêmico, enquanto as hemorragias pequenas no cérebro ou saco pericárdico causam morte súbita.
  • > A perda sanguínea externa pequena porem repetida pode causar anemia ferropriva. Em contrapartida, quando os glóbulos vermelhos sao retidos em hemorragias nas cavidades ou tecidos, o ferro é recuperado para síntese de hemoglobina.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly