Treino de competências sociais Flashcards
O que são competências sociais?
São capacidades específicas que permitem que o indivíduo manifeste comportamento verbais e não verbais em situações, que facilitam o desenvolvimento de relações interpessoais satisfatórias. São normalmente adquiridas na infância e desenvolvem-se na vida adulta. Quando ausentes ou inadequadas, podem ser aprendidas num contexto apropriado.
Quais comportamentos integram as competências sociais?
A capacidade de dizer não, pedir favor e negá-los, expressar sentimentos positivos e negativos e iniciar, manter e terminar conversações.
O que define um perfil de agressividade?
Comportamentos hostis; submissão de outro; falta de respeito pelo direito dos outros; ameaças manifestas por atitudes verbais ou físicas;
O que define um perfil de auto afirmativo?
Defende seus direitos e respeita o dos outros; expressa sua opinião de forma aberta, honesta e espontânea; manifesta suas necessidades e solicita o que precisa; consegue gerir melhor interações
O que define um perfil submisso?
Permite que seus direitos sejam ignorados; aceitam facilmente as preferências de outras pessoas; deixa que tomem decisões por si; tem relações interpessoais insatisfatórias; fogem ou evitam confrontos; pobre autoestima.
O que é a assertividade e quais comportamentos ela implica?
É uma dimensão fundamental da comunicação. Capacidade de auto afirmar os próprios direitos sem se deixar manipular e sem manipular o outro. Expressão de uma autoestima saudável. Implica lutar pelos direitos pessoais, expressar pensamentos, sentimentos e crenças de forma apropriada, sem violar os direitos dos outros.
O que pode explicar as pessoas passarem por situações de interação social nas quais não souberam comportar-se de forma eficaz?
Pode ser devido a 2 fatores: 1. não tinham competências suficientes para lidar com a situação; 2. algumas ideias mais ou menos irracionais impediram-nos de atuar de forma correta.
Quais são as características do comportamento assertivo?
Ser aberto e honesto consigo e com os outros; demonstrar compreensão pela situação dos outros; expressar suas ideias claramente, sem menosprezar a dos outros; tomar decisões; capacidade de encontrar soluções variadas para os problemas; lidar adequadamente com os conflitos; autorrespeito e respeito pelos outros; colocar-se em posição de igualdade perante os outros.
O que é passividade e o que ela implica?
Envolve a violação dos próprios direitos por não existir uma expressão honesta; expressões e atitudes apagadas e pouco convincentes dos próprios pensamentos; apaziguar os outros e evitar conflito a todo custo
Quais são as características do comportamento passivo?
Não se manifestar por medo de contrariar as pessoas; evitar conflitos; colocar em primeiro lugar as necessidades dos outros; manifestar acordo com situações que não concorda; desculpar-se excessivamente; ser vago sobre suas preferências; justificar excessivamente suas ações e ser indeciso
O que é agressividade e o que ela implica?
Envolve defender diretamente seus direitos pessoais e a expressão dos próprios pensamentos de uma forma inapropriada que envolve sempre a violação dos direitos dos outros
Quais são as características do comportamento agressivo?
Fazer valer seu ponto de vista, mesmo que outros discordem; alcançar seus objetivos colocando em causa o dos outros; não ter consideração as necessidades e direitos dos outros; perder o controle, zangar-se e abusar verbalmente ou fisicamente; convencer de forma pouco polida; manipulação; sarcasmo; humilhar e fazer com que os outros se sintam mal.
Qual é o comportamento verbal do passivo/assertivo/agressivo?
“pergunto-me se poderia; não te aborreças..”/”penso, sinto quero, como podemos resolver isso?”/”farias melhor se; deverias; não sabes”…
Qual é a linguagem corporal do passivo/assertivo/agressivo
contraído; ombros emcolhidos; muitos movimentos; queixo baixo/direito e descontraído, poucos movimentos, confortável, cabeça erguida/direito, tenso, rígido, movimento irregulares, queixo levantado.
Quais são os gestos comuns no perfil passivo/assertivo/agressivo?
mãos agitadas, contorções, encolher ombros/movimentos casuais e descontraídos/movimentos bruscos, rápidos, mãos cerradas ou apontando.
Como se caracteriza a expressão facial dos perfils passivo/assertivo/agressivo?
sobrancelhas levantadas; olhos abertos, piscar rápido, sorriso nervoso e culpado, morder o lábio/ar descontraído, pensativo, interessado e atencioso, sorriso genuíno, boca descontraída/testa franzida, dentes cerrados, ar tenso, olhar fixo, sorriso sarcástico, corado
Como se caracteriza a voz do perfil passivo/assertivo/agressivo?
apagada, doce, volume baixo, com hesitações, risadas nervosas e afirmações em tom de perguntas/ sonora, firme, agradável, suave, fluente, tons de voz que se mantem/ tom alto ou áspero, discurso preciso, parecem ordens ou sentenças.
Quais são as etapas do programa de treino de assertividade?
- compreensão dos princípios subjacentes ao treino; 2. reconhecimento dos diferentes estilos de comunicação; 3. identificação de situações específicas onde gostaria de ser mais assertivo; 4. preparar e treinar vários tipos de respostas assertivas
Quais são os objetivos do treino de assertividade?
- analisar comportamentos verbais e não verbais habituais
- refletir sobre vantagens e desvantagens de vários estilos relacionais
- aprender situações problema
- analisar e modificar crenças e cognições associadas aos comportamentos problemas
- generalizar aquisições para contextos sociais reais
Quais as técnicas que podem ser utilizadas no treino de assertividade?
auto registro de comportamento interpessoal;
1. técnicas indutoras: role-play e role-play inverso; aproximações sucessivas; modelagem; espelho/vídeo; automonitorização; tarefas para casa.
2. técnicas criativas: jogos de personagens; expressão corporal; jogos vocais, escritos, simbólicos com objetos; expressão plástica.
Quais competências podem ser adquiridas no treino assertivo?
- repertório vasto de respostas assertivas;
- aprendizagem de reconhecimento dos próprios comportamentos agressivos e não assertivos;
- desenvolvimento e manutenção de um sistema de crenças que valorize seus direitos e o dos outros;
- reconhecimento e mudança de pensamentos irracionais;
- redução da ansiedade em situações que exijam comportamentos de tipo assertivo