Resposta ao stress e o coping Flashcards
Quais alterações globais ocorrem devido ao stress?
Alterações biológicas, cognitivas, emocionais e no comportamento observável.
O que é uma resposta ao stress?
Pode ser subdividida em ativação fisiológica (sistema nervoso e endócrino), e em resposta emocional (ansiedade, depressão, ira, zanga, negação, excitação, embaraço…).
Do que depende a resposta ao stresse?
Depende da exigência objetiva da situação, da interpretação da situação e dos recursos disponíveis para a enfrentar.
Quais são as respostas físicas ao stress?
Tensão muscular, taquicardia, sudorese, respiração acelerada, alteração do sono, apetite e libido, fraqueza muscular, tremores, desconforto no peito, cansaço ou fraqueza, sensação de enjoo, dores de cabeça e costas, boca e garganta seca, etc.
Quais são as alterações cognitivas que podem ocorrer frente ao stress?
Percepção distorcida do meio circundante, dificuldade no processo de tomada de decisão, diminuição da tolerância a frustração, processos ruminativos, estado de maior preocupação com o futuro: ansiedade antecipatória, dificuldade em reter novas informações, falta de concentração, etc.
Qual papel as emoções evocadas em uma situação de stress desempenham?
São importantes pois indicam como o indivíduo está a avaliar a circunstância e ajuda a compreender o comportamento subjacente que vai emitir.
Quais são as respostas emocionais possível em um contexto de stress?
Cólera, inveja, ciúme, ansiedade, medo, culpabilidade, vergonha, tristeza…
Quais são as respostas comportamentais possíveis em um contexto de stress?
Passividade, conflitos, evitamentos, absentismo, recurso a drogas, consumo excessivo de bebidas, tabaco, comida, etc.
Como o stress pode interferir no desempenho dos indivíduos?
Níveis demasiado baixos ou demasiado altos de stress, tornam-se prejudiciais, visto que quanto maior for a intensidade, pior o desempenho. Quanto mais baixa, menor a movimentação em prol do desempenho, por parte do sujeito.
O que significa coping?
Estratégias de enfrentamento; Lidar, confronto ou enfretamento. Representa os esforços cognitivos e comportamentais utilizados para lidar com exigências específicas (internas ou externas), que excedem os recursos adaptativos do sujeito. Para lidar com situações de dano, ameaça ou desafio. Trata-se de um processo, em contínua mudança. Coping não é automático, requer esforço e é aprendido. Pode preceder a resposta emocional e fisiológica, mas também pode seguí-las
Quais são os tipos de coping?
O coping pode ser dividido em: focado no problema, focado na emoção (ou paliativo) e focado na interação social.
Especifique o coping focado na emoção.
É um coping com as respostas dirigidas a lidar com as emoções resultantes da situação stressante. Tido também como coping paliativo, pois faz com que a pessoa se sinta melhor sem fazer nada para alterar ou modificar o problema. Auxilia na regulação emocional. Pode ser: chorar, gritar, gargalhar, fingir que nada aconteceu, rezar pedindo proteção e orientação, etc.
Especifique o coping focado na interação social.
Esse tipo de coping está relacionado com respostas de busca de apoio social.
Especifique o coping focado no problema
Esse tipo de coping está diretamente relacionado com a resolução direta do problema, ou seja, respostas dirigidas a lidar ou alterar a situação stressante. Pode ser: procurar informações ou ajuda profissional, planejar uma forma de ultrapassar o problema, aprender a viver com a situação, etc. Pode ser respostas de ação direta, procura de informação, inibição da ação, intrapsíquico ou paliativo.
Liste algumas estratégias de coping segundo Lazarus e Folkman
Confronto, distanciamento, auto controle, procura de apoio social, aceitação da responsabilidade, escape e evitamento, planejamento, reavaliação positiva, etc.