Toxicologia - Caderno de erros Flashcards
Sobre os principais agente causadores de intoxicações graves, assinale a alternativa correta.
A
Agentes simpatolíticos: anfetaminas e nicotina.
B
Agentes simpatomiméticos: opioides e clonidina.
C
Agentes anticolinérgicos: nicotina e atropina.
D
Agentes colinérgicos: organofosfatos e nicotina.
E
Agentes adrenérgicos: organofosfatos e anfetaminas.
D
A- As anfetaminas são, na verdade, agentes simpatomiméticos, enquanto a nicotina é um agente colinérgico.
B- Os opioides são, na verdade, agentes depressores do sistema nervoso central, enquanto a clonidina é um agente simpatolítico.
C- A nicotina é, na verdade, um agente colinérgico, enquanto a atropina é um agente anticolinérgico.
D- Ele associa corretamente os organofosfatos e a nicotina aos agentes colinérgicos. Ambos atuam nos receptores colinérgicos, causando uma série de efeitos que podem levar à intoxicação grave.
E- Os organofosfatos são compostos que inibem a acetilcolinesterase, uma enzima que degrada a acetilcolina, resultando em uma superestimulação dos receptores colinérgicos. As anfetaminas, por outro lado, são drogas estimulantes do sistema nervoso central e, portanto, são classificadas como simpatomiméticas.
Casos de intoxicações medicamentosas, sejam elas intencionais ou não, devem ser tratados com rapidez e com antídotos específicos para cada situação. Sobre as intoxicações exógenas é correto afirmar:
A
A acetilcisteína, agente mucolítico é indicada para tratamento de intoxicação por dipirona.
B
O ácido fólico, que é uma vitamina do complexo B, é indicado para o tratamento adjunto da intoxicação por metanol.
C
O Flumazenil é o agente reversor utilizado em intoxicações por opioides.
D
O carvão ativado deve ser utilizado em todos os tipos de intoxicações medicamentosas a fim de reduzir a absorção do fármaco.
E
Naloxona é o agente reversor mais indicado para tratamento de intoxicações por benzodiazepínicos.
B
acetilcisteína é comumente usada como antídoto em casos de overdose de paracetamol
O ácido fólico é usado como um antídoto no tratamento da intoxicação por metanol, pois ajuda a metabolizar o formol, um metabólito tóxico do metanol, em ácido fórmico, que é menos tóxico
O Flumazenil é um antagonista dos receptores de benzodiazepínicos e é usado para reverter os efeitos das benzodiazepinas
O carvão ativado é usado para limitar a absorção de certos medicamentos no trato gastrointestinal, mas não é eficaz para todos os tipos de substâncias. Por exemplo, não é eficaz para álcool, ferro, lítio, potássio e ácidos ou álcalis fortes.
A naloxona é um antagonista dos receptores opioides e é usada para reverter os efeitos dos opioides
Segundo Rang & Dale o termo opioide se aplica a “qualquer substância, seja endógena ou sintética, que produz efeitos semelhantes aos da morfina”. O termo mais antigo, opiáceo , ficou restrito a drogas sintéticas semelhantes à morfina com estruturas não peptídicas. Sobre os analgésicos opioides se pode afirmar:
A
Os agentes opioides incluem derivados do fenantreno, estruturalmente relacionados com a morfina, como por exemplo, o grupo dos analgésicos antagonistas (p.ex. naloxona).
B
Os agentes opioides incluem compostos sintéticos com estruturas relacionadas com a morfina, como as piperidinas (p.ex. pentazocina) e as drogas da série dos benzomorfanos (p.ex. petidina e fentanil).
C
Os agentes opioides podem ser administrados por via oral, por injeção ou por via intratecal para produzir analgesia, com efeitos colaterais ilimitados.
D
Um agonista importante semelhante à morfina inclui a nalor fina; out ros compostos estruturalmente relacionados são agonistas parciais (p.ex. diamorfina e a codeína).
E
Uns dos principais grupos de análogos sintéticos com estruturas não relacionadas com as da morfina são os derivados semissintéticos de tebaína (p.ex. metadona e dextropropoxifeno).
A
Em relação à tolerância e dependência aos opióides, analise as seguintes afirmativas:
- A tolerância aos opióides, aumento da dose necessária para produzir determinado efeito farmacológico, desenvolve-se rapidamente e é facilmente demonstrada.
- A dependência física está associada a uma síndrome de abstinência fisiológica, podendo ser reproduzida em animais experimentais.
- A morfina produz dependência psicológica, manifestada na forma de desejo doentio pela substância.
- A tolerância é um fenômeno comum dos ligantes dos receptores opióides, independente do tipo de receptor sobre o qual atuam. 5. O aumento da degradação metabólica e a afinidade reduzida dos opióides pelos seus receptores são os principais mecanismos celulares responsáveis pela tolerância.
Estão corretas:
A
1 e 3, apenas.
B
1, 2 e 3, apenas.
C
1, 2 e 4, apenas.
D
1, 2, 3 e 4, apenas.
E
1, 2, 3, 4 e 5.
D
Os efeitos danosos causados pela cocaína podem ou não ocorrer após uma dose baixa. No entanto o mais provável é que o uso contínuo associado a altas doses cause danos citológicos detectáveis em exame laboratorial, como
A
recaptação de catecolaminas nas terminações colinérgicas.
B
potencialização da atividade do sistema nervoso simpático.
C
aumento de metabólitos depositados no trato urinário e hipertermia grave.
D
taquicardia e dormência em mãos e pés.
E
necrose (morte celular) cerebral
E
A- A cocaína, na verdade, bloqueia a recaptação de neurotransmissores como a dopamina, serotonina e norepinefrina, mas não tem efeito direto nas terminações colinérgicas.
B- Embora a cocaína possa aumentar a atividade do sistema nervoso simpático, isso não é um dano citológico detectável em exame laboratorial.
C- Embora esses possam ser efeitos do uso de cocaína, eles não são danos citológicos detectáveis em exame laboratorial.
D- Esses são efeitos colaterais comuns do uso de cocaína, mas não são danos citológicos detectáveis em exame laboratorial.
E- O uso contínuo de cocaína em altas doses pode levar a danos cerebrais, incluindo a morte celular, que é um dano citológico detectável em exame laboratorial.
A rede interagencial, atualmente coordenada pelo Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), é uma colaboração entre instituições governamentais e não governamentais com o objetivo de gerar, analisar e disseminar dados e indicadores relevantes para as políticas públicas de saúde no Brasil. Criada em 1996, a rede busca fornecer informações básicas, indicadores e análises atualizadas sobre as condições de saúde e suas tendências, visando fornecer subsídios para a tomada de decisões e ações de saúde pública pelos responsáveis pelo SUS.” Essa descrição refere‑se a um indicador de nível de saúde reconhecido pela sigla
A
INDSUS.
B
iSUS.
C
ISUS.
D
RIPSA.
E
ISA‑SUS.
D
departamento integral de informações para a saude
Epidemiologia pode ser conceituada como “o estudo da distribuição e dos determinantes do estado e de eventos relacionados à saúde, em específicas populações, e a aplicação desses estudos na prevenção e controle dos problemas de saúde”.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
A
A incidência não é uma medida tão adequada quanto a prevalência para identificar fatores de risco numa população bem definida.
B
A incidência quantifica a proporção de indivíduos na população que apresentam determinada doença (ou evento adverso à saúde) em um definido ponto ou período no tempo.
C
Prevalência é definida como o número de casos novos de uma doença (ou evento adverso à saúde) ocorridos durante um período de tempo especificado, numa população sob risco de desenvolvê-la.
D
Causa é definida como a multiplicidade de condições propícias que, reunidas em configurações adequadas, aumentam a probabilidade de ocorrência de determinada doença ou evento adverso à saúde.
E
A incidência é útil para a mensuração da magnitude da doença na comunidade e, portanto, para o planejamento de serviços de saúde, uma vez que o número de casos prevalentes é um fator determinante da demanda desses serviços.
D
A segurança do paciente, uso seguro de medicamentos e farmacovigilância são temáticas cada vez mais relevantes no mundo.
Com relação a essas temáticas, assinale a alternativa correta.
A
Segurança do paciente é a eliminação do risco de dano desnecessário e necessário associado ao cuidado de saúde.
B
Erro de medicação é qualquer evento, evitável ou não, que, de fato ou potencialmente, possa levar ao uso inadequado de medicamento.
C
Efeito colateral é um efeito imprevisto de um produto farmacêutico que se relaciona com sua propriedade farmacológica.
D
Sinal é uma notificação sobre uma relação causal bem documentada entre um evento adverso e um medicamento
C
A Farmacovigilância é a ciência e atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou de quaisquer problemas relacionados a medicamentos (OMS, 2011).
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para prevenir ou reduzir os efeitos nocivos sobre o paciente, e assim melhorar a saúde pública, é fundamental que haja mecanismos que permitam avaliar e controlar o grau de segurança do uso dos medicamentos após sua comercialização.
PORQUE
II. A informação obtida nas várias fases de estudos clínicos até a aprovação do medicamento pela autoridade sanitária não é suficiente para prever o que ocorrerá na prática clínica cotidiana no tocante ao surgimento de reações adversas pouco frequentes ou naquelas de desenvolvimento lento.
Assinale a alternativa correta.
A
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B
As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
D
A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
A
Analise as assertivas abaixo sobre os indicadores de saúde:
I. Os indicadores de saúde são medidas informativas representadas através de proporções, índices, coeficientes ou taxas, que são utilizadas para descrever, analisar ou relacionar determinantes do estado de saúde de uma população.
II. Um dos atributos para a seleção de um indicador de saúde é o custo-efetividade, ou seja, os resultados deverão justificar o investimento de tempo e de recursos financeiros.
III. A taxa de incidência de tuberculose é um exemplo de indicador de saúde classificado como de morbidade e tem como finalidade medir a ocorrência, distribuição de doenças e agravos à saúde na população.
Quais estão corretas?
A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
E
A- Os indicadores de saúde são medidas que descrevem o estado de saúde de uma população, conforme descrito na assertiva I. Eles são essenciais para o planejamento e monitoramento de ações em saúde pública.
B- O custo-efetividade é um critério importante na seleção de indicadores de saúde, pois os recursos para a saúde são limitados e é importante garantir que eles sejam usados da maneira mais eficiente possível.
C- A taxa de incidência de tuberculose é um exemplo de indicador de saúde de morbidade, que mede a ocorrência de doenças em uma população. Este tipo de indicador é essencial para o monitoramento e planejamento de ações de controle de doenças.
A farmacovigilância é área da Farmacoepidemiologia sendo apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a ciência e as atividades relativas a detecção, determinação, compreensão e prevenção de efeitos adversos, ou qualquer outro possível problema relacionado a medicamentos. Marque a alternativa que não indica um tipo de estudo da Farmacovigilância.
A
Relato de caso.
B
Estudos quantitativos.
C
Estudo clínico controlado.
D
Estudo de coorte e caso-controle.
B
FARMACOVIGILÂNCIA:
-Relato de caso
-Serie de casos
-Analise de serie temporal/ estudo ecológico
-Estudo clinico controlado
-Estudo de coorte e caso-controle.
ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTO
-Estudos quantitativos
-Estudos qualitativos
Analise o gráfico a seguir.
Dados: A - indivíduos não doentes
B - indivíduos doentes
Conforme o livro “Diagnóstico Laboratorial das Principais Doenças Infecciosas e Autoimunes” (2013), a validade intrínseca de um teste pode ser avaliada por parâmetros como sensibilidade, especificidade e eficiência. Dada a curva de distribuição da frequência de títulos de anticorpos normalmente observada na população representada pelo gráfico acima, assinale a opção correta.
A
Entende-se como limiar de reatividade ou cut-off a região de corte de um teste diagnóstico, ou seja, um valor acima do qual os resultados são considerados negativos e indicam os não doentes, e um valor abaixo do qual os resultados são dados como positivos e correspondem aos doentes.
B
Quanto menor for a frequência no ponto de encontro das curvas, menor será a discriminação entre os resultados sorológicos na população estudada.
C
Para determinação do limiar de reatividade, deve-se saber a que se destina o teste. Se for para uso em banco de sangue, é necessário um teste com máxima especificidade, assim a região de corte seria deslocada para a esquerda.
D
Se o teste for usado em laboratório clínico, no qual a prevalência teoricamente é muito alta, é necessário um teste com máxima especificidade, cuja região de corte seria deslocada para a direita.
E
Se o teste for ser usado para avaliar o efeito de uma vacina, o parâmetro mais importante é a especificidade do teste, considerando o risco de a doença não ocorrer nos indivíduos vacinados.
D
Em ambientes de alta prevalência, a especificidade é crucial para evitar falsos positivos, justificando o deslocamento do ponto de corte.
A especificidade elevada é essencial em contextos clínicos para garantir que os resultados positivos sejam verdadeiramente indicativos de doença.
A farmacovigilância tem como objetivo principal a identificação de sinais, que são definidos como informações sobre uma possível relação causal entre um evento adverso e o uso de um medicamento, sendo essa relação desconhecida ou documentada de forma incompleta. Devem ser notificados os seguintes problemas ou eventos, EXCETO:
A
Eventos adversos por suspeitas de desvio da qualidade do medicamento;
B
Uso não aprovado do medicamento (off label);
C
Interações medicamentosas;
D
Intoxicações.
B
O uso off label não é uma ocorrência indesejável. Somente seria passível de notificação uma ocorrência indesejável com um medicamento de uso off label.
A farmacovigilância tem um papel importante na saúde, considerando questões relevantes para essa ciência. Sobre este conceito, assinale a alternativa incorreta.
A
Uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro
B
Eventos adversos causados por desvios da qualidade de medicamentos
C
Inefetividade terapêutica e erros de medicação
D
Segurança sanitária de artigos médico hospitalares pós-comercialização
D
ARTIGOS MÉDICOS: TECNOVIGILÂNCIA
Analise as assertivas abaixo sobre Farmacovigilância:
I. As ações da farmacovigilância estão voltadas para a identificação precoce de reações adversas desconhecidas, interações medicamentosas e para a detecção de aumento na frequência da ocorrência de reações adversas conhecidas.
II. Em farmacovigilância, os termos reação adversa, evento adverso e efeito colateral são sinônimos.
III. Os dados utilizados na farmacovigilância são coletados através de notificações espontâneas ou de busca ativa.
IV. Prescrição de doses inadequadas, automedicação ou o prolongado período de tratamento são elementos que podem contribuir para o surgimento de reações adversas.
Quais estão corretas?
A
Apenas II.
B
Apenas III.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I, III e IV.
E
I, II, III e IV
D