Caderno de Erros Flashcards

1
Q

Quais são os itens indispensáveis na organização de uma central de abastecimento farmacêutico (C.A.F.)?

A
- Pronto acesso aos principais medicamentos, flexibilidade do arranjo físico, utilização adequada do espaço, minimização das perdas por deterioração ou desvio dos produtos e garantia dos requisitos mínimos de segurança individual e coletiva.

B
- Informatização de estoques, iluminação adequada, proximidade das enfermarias, uso de maquinário especial, prescrição eletrônica.

C
- Emprego de transporte pneumático, avaliação do tamanho de lotes, organização de local com variações de temperatura, zona de estoques de livre acesso.

D
- Disposição de estoque por grupo e classe terapêuticos, transformação de unidades simples em unidades múltiplas, conservação dos medicamentos na embalagem externa original

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em relação aos sistemas de distribuição de medicamentos por dose unitária, analise as seguintes afirmativas:
1. O conceito de distribuição por dose unitária é a distribuição ordenada dos medicamentos com formas e dosagens prontas para serem administradas a um determinado paciente de acordo com a prescrição médica, num certo período de tempo.

  1. A dose unitária industrial corresponde à dose padrão comercializada pelos laboratórios, fornecida em embalagem unitária em que constam a correta identificação do fármaco, prazo de validade, lote, nome comercial e outras informações.
  2. Um serviço que adote o sistema de dose unitária, propriamente dito, deverá distribuir todos os medicamentos, em todas as formas farmacêuticas, prontos para uso.
  3. Na dose unitária é necessária uma análise da prescrição médica e a elaboração do perfil farmacoterapêutico de cada paciente por parte do farmacêutico.

São verdadeiras:
A
1, 2, 3 e 4.

B
1, apenas.

C
1 e 2, apenas.

D
1, 2 e 3, apenas.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Entre as fases de desenvolvimento da farmácia hospitalar, assinale a afirmativa correta.

A
Fase 1: Implantar o processo de seleção de medicamentos, implantar o sistema de gerenciamento de estoque, definir o sistema de distribuição de medicamentos mais viável ao hospital, implantar o sistema de farmacotécnica.

B
Fase 3: Implementar o sistema de distribuição de medicamentos, estruturar o sistema de informações sobre medicamentos, participar ativamente da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), ampliar a participação nas ações de controle de infecção hospitalar.

C
Fase 4: Realizar estudo farmacotécnico das formulações de uso no hospital, estruturar a unidade de preparo de medicamentos citostáticos, estruturar a unidade de manipulação parenteral e misturar endovenosas, implantar controle de qualidade da matéria prima.

D
Fase 2: Desenvolver estudos de utilização de medicamentos, realizar análises fármaco-econômicas, estruturar sistema de farmacovigilância, participar da monitorização plasmática de fármacos, implantar ferramentas de suporte e decisão, desenvolver estudos de farmacocinética clínica, participar de ensaios clínicos de medicamentos, implantar farmácia clínica ou atenção farmacêutica.

E
Fase 5: Implantar o processo de seleção de medicamentos, Implementar o sistema de distribuição de medicamentos, Realizar estudo farmacotécnico das formulações de uso no hospital, Desenvolver estudos de utilização de medicamentos.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Assinale a alternativa correta:

No caso de fracionamento em serviços de saúde onde há o rompimento da embalagem primária, o prazo de validade será, quando não houver recomendação especifica do fabricante, de no máximo:

A
75% do tempo remanescente constante na embalagem original, desde que preservadas a segurança, qualidade e eficácia do medicamento.

B
100% do tempo remanescente constante na embalagem original, desde que preservadas a segurança, qualidade e eficácia do medicamento.

C
50% do tempo remanescente constante na embalagem original, desde que preservadas a segurança, qualidade e eficácia do medicamento.

D
25% do tempo remanescente constante na embalagem original, desde que preservadas a segurança, qualidade e eficácia do medicamento

A

D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A administração hospitalar tem como objetivo prover os meios necessários para a assistência aos pacientes, sendo que o processo de gerenciamento de medicamentos e demais produtos de uma farmácia hospitalar é bem complexo.

Analise as afirmativas abaixo:

I – A quantidade de material a ser adquirida deve ser calculada de acordo com parâmetros com média aritmética móvel, estoque de segurança e análise ABC.

II – O estoque de segurança é também conhecido como estoque máximo e define a quantidade de cada item que deve existir no estoque para garantir a qualidade do atendimento.

III- A classificação ABC visa avaliar a importância dos medicamentos em relação à sua relevância terapêutica para o tratamento dos pacientes.

IV – O processo de aquisição por inexigibilidade da licitação em hospitais públicos ocorre quando um produto material ou equipamento a ser adquirido for fornecido por produtor ou empresa única no mercado, ou seja, quando houver um representante exclusivo.

Assinale a alternativa correta:

A
Somente a afirmativa I é a verdadeira

B
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras

C
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras

D
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Para assegurar o acesso da população a serviços farmacêuticos de qualidade em hospitais, ficam estabelecidas diretrizes, como o desenvolvimento de ações inseridas na atenção integral à saúde.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre estas ações.

( ) A farmácia hospitalar deve participar do gerenciamento de tecnologias, englobando a qualificação de fornecedores, armazenamento, distribuição, dispensação e controle dos medicamentos, outros produtos para a saúde, produtos de higiene e saneantes usados pelos pacientes, em atendimento pré-hospitalar e hospitalar.

( ) No contexto da segurança, a avaliação farmacêutica das prescrições deve priorizar aquelas que contenham antimicrobianos e medicamentos potencialmente perigosos, observando concentração, compatibilidade, dose, dosagem, forma farmacêutica, via e horários de administração, devendo ser realizada antes do início da dispensação e manipulação.

( ) A manipulação de nutrição parenteral realizada em hospitais compreende operações inerentes à preparação: avaliação farmacêutica, manipulação, controle de qualidade, conservação e orientações para o transporte.

( ) A manipulação de antineoplásicos e radiofármacos realizada em hospitais requer a análise das prescrições previamente à manipulação, a verificação do disposto nos protocolos clínicos, e a observação das doses máximas diárias e cumulativas.

( ) Antes de realizar a manipulação, o farmacêutico deverá sanar todas as dúvidas, diretamente com o prescritor, mantendo registro sistematizado das análises realizadas, problemas identificados e intervenções. Além disso, deve monitorar os pacientes em uso e notificar queixas técnicas e eventos adversos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A
V * V * V * V * V

B
V * V * F * V * F

C
V * F * V * F * F

D
F * V * F * F * V

E
F * F * V * V * V

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O auxiliar de farmácia que deseja exercer suas funções em serviços assistenciais de saúde precisa conhecer os diversos ambientes de trabalho na área. Dentre as características de um hospital, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Como empresa, o hospital pode ser descrito como uma empresa prestadora de serviços ao ramo social, com componentes sistematizados e interligados, cujo objetivo maior é a prevenção de doenças e a cura de pacientes.

B
A entrada dos pacientes no hospital pode se dar pelo pronto-socorro (pronto atendimento), por cirurgias eletivas (previamente agendadas), pelo ambulatório ou por hospital-dia (quimioterapia, hemodiálise, radioterapia, imunoterapia).

C
Em termos de estrutura e assistência farmacêutica, o pronto-socorro de um hospital geral pode ter uma farmácia-satélite abastecida pela farmácia central ou outro local que contém o estoque principal dos medicamentos e produtos para a saúde.

D
Podemos agrupar os diversos setores hospitalares em técnicos e administrativos, de acordo com sua atividade prioritária. A Farmácia Hospitalar é um exemplo de setor administrativo.

A

D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Sobre a programação de medicamentos na farmácia hospitalar, analise as afirmativas a seguir.

I. Na gestão de medicamentos, o termo “elenco” é aplicado de forma restrita aos produtos que foram proibidos e que não devem ser utilizados pelos profissionais da saúde.

II. Na programação de medicamentos, o Método do Consumo Histórico deve incluir as perdas, empréstimos e outras saídas de produtos não regulares.

III. O Método Perfil Epidemiológico pode ser empregado para a programação de medicamentos, sendo especialmente útil em situações em que não há informações disponíveis sobre o consumo.

Está correto o que se afirma apenas em:

A
III.

B
I e II.

C
II.

D
I e III.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Um farmacêutico gestor de uma Central de Abastecimento Farmacêutico em um hospital público detectou um abrupto aumento no consumo de sedativos. Ao investigar as causas do acontecido, ele descobriu que se tratou de um aumento nos casos graves de COVID-19, o que levou à rápida ocupação total dos leitos de UTI do hospital com pacientes de alta criticidade.

Dado o pouco tempo hábil e o risco iminente de desabastecimento, o setor de compras do hospital realizou rapidamente cotações com três fornecedores e, em seguida, efetuou a compra de um deles.

Essa modalidade é corretamente caracterizada como

A
pregão.

B
dispensa de licitação.

C
inexigibilidade de licitação.

D
concorrência.

E
compra fracionada.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Assinale a opção CORRETA sobre farmacocinética e farmacodinâmica.

A
Depuração de uma droga é o fator que prevê a taxa de eliminação em relação à concentração desta.

B
A eliminação de uma droga ocorre unicamente por vias hepáticas.

C
Meia-vida refere-se ao tempo necessário para reduzir a ação da droga pela metade.

D
Biodisponibilidade é definida pela fração da droga inalterada, eliminada pelos rins.

E
Acúmulo das drogas é diretamente proporcional à fração de dose perdida a cada intervalo entre as doses.

A

A

(tempo de meia vida é o tempo no qual a [ ] do fármaco no plasma leva para reduzir pela metade de seu valor original)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quando um fármaco entra no corpo, o organismo começa imediatamente a processá-lo, por meio da absorção, da distribuição, do metabolismo e da eliminação. Trata-se do processo conhecido como farmacocinética. Na etapa de distribuição, alguns fármacos circulam na corrente sanguínea, ligados a proteínas plasmáticas.

Marque a alternativa que apresenta corretamente os principais carreadores dos fármacos ácidos e dos fármacos básicos, respectivamente.

A
albumina e a glicoproteína ácida α1.

B
fibrinogênio e a albumina.

C
glicoproteína ácida α1 e a β-globulina.

D
fibrinogênio e a β-globulina.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Julgue os itens subsequentes.

Alguns fatores podem alterar a sensibilidade do paciente aos analgésicos opioides, incluindo a integridade da barreira hematoencefálica. Por exemplo, quando se administra morfina a um lactente recém-nato em doses apropriadas ao peso extrapoladas dos adultos, podem ser observados efeitos inesperadamente profundos (analgesia e depressão respiratória). Isso se deve à imaturidade da barreira hematoencefálica dos recém-nascidos. A morfina é lipofílica e, por essa razão, quantidades proporcionalmente menores do fármaco conseguem entrar no SNC, em comparação com os opioides mais hidrofílicos.

C
Certo

E
Errado

A

Errado.

A morfina é um analgésico opióide, que atua em receptores mi, kappa e delta, hidrofílico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A desintegração é a primeira etapa importante para a dissolução do fármaco contido em um comprimido. Segundo Allen et al., (2013), vários fatores de formulação e produção podem afetar a desintegração e a dissolução de um comprimido, EXCETO:

A
o tamanho da partícula da substância ativa.

B
a solubilidade e a higroscopicidade da formulação.

C
o tipo e a concentração do desintegrante.

D
a compactação dos grânulos e a força de compressão aplicada.

E
o tempo para emblistar equipamento

A

E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

No contexto da farmacocinética, qual das alternativas abaixo representa a definição adequada a respeito dos tipos de excreção dos fármacos?

A
A excreção dos fármacos pelo suor, saliva e lágrimas é quantitativamente desprezível, ao contrário do leite materno, que pode apresentar altas taxas de compostos xenobióticos.

B
A excreção renal é composta predominantemente por fármacos ingeridos por via oral que não foram absorvidos, ou metabólitos dos fármacos excretados nos túbulos renais e que não foram reabsorvidos.

C
Nas excreções biliar e fecal, os transportadores presentes na membrana canalicular do hepatócito secretam ativamente fármacos e metabólitos na bile, que são liberados no trato gastrointestinal durante o processo digestivo.

D
A excreção dos fármacos e metabólitos na urina consiste em três processos bem definidos: filtração glomerular, absorção tubular ativa e secreção tubular passiva

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os principais parâmetros farmacocinéticos utilizados para a avaliação da biodisponibilidade, obtidos diretamente das curvas de concentração sanguínea do fármaco versus o tempo são

A
pico de concentração máxima, tempo para ocorrer o pico e área sob a curva.

B
quantidade absorvida, depuração e velocidade de eliminação.

C
volume aparente de distribuição, meia vida de eliminação e depuração plasmática.

D
quantidade absorvida, meia vida de eliminação e depuração plasmática.

E
pico de concentração máxima, tempo para ocorrer o pico e volume aparente de distribuição.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A importância da farmacocinética na assistência ao paciente relaciona-se com o aumento da eficácia terapêutica e a redução dos efeitos indesejáveis. A seguir, são apresentados os parâmetros que determinam a disposição de um fármaco.

I – Biodisponibilidade, ou fração do fármaco absorvido sem alterações para a circulação sistêmica.

II – Volume de distribuição, uma medida do espaço aparente do corpo para conter o fármaco com base em quanto é administrado e quanto está presente na circulação sistêmica.

III – Depuração ou clearance, uma medida da eficácia do organismo para eliminar o fármaco da circulação sistêmica.

IV – t ½ de eliminação, uma medida da taxa de remoção do fármaco da circulação sistêmica.

Sobre os parâmetros apresentados acima, assinale a alternativa CORRETA.

A
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

B
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

C
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

D
Todas as afirmativas estão corretas.

A

D

17
Q

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas abaixo, as quais referem-se ao parâmetro farmacocinético denominado distribuição.

( ) Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos, pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

( ) O índice de penetração de um fármaco em um tecido depende da magnitude do fluxo sanguíneo para o tecido, massa tecidual e características de divisão entre sangue e tecido.

( ) O volume de distribuição não tem relação com o volume real do corpo ou com seus compartimentos líquidos, mas certamente com a distribuição do fármaco dentro do corpo. Para um fármaco com alta ligação tecidual, muito pouco do fármaco permanece na circulação; assim, a concentração plasmática é baixa e o volume de distribuição é alto. Fármacos que permanecem na circulação tendem a ter baixo volume de distribuição.

( ) O grau de distribuição de um fármaco nos tecidos depende do grau de ligação às proteínas plasmáticas e aos tecidos. Na corrente sanguínea, os fármacos são transportados parte em solução como fármaco livre (sem ligação) e parte com ligação reversível a componentes sanguíneos (p. ex., proteínas plasmáticas e células sanguíneas). Das muitas proteínas plasmáticas que podem interagir com os fármacos, as mais importantes são a albumina, a alfa-1-glicoproteína ácida e as lipoproteínas. Em geral, os fármacos básicos ligam-se mais extensivamente à albumina, e os fármacos ácidos ligam-se de forma mais ampla à alfa-1-glicoproteína ácida, às lipoproteínas ou a ambas.

Assinale abaixo a sequência correta de V e F das alternativas anteriores:

A
V, V, F, F

B
V, F, V, F

C
V, V, V, F

D
F, F, F, V

A

C

18
Q

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Depois de administrado e absorvido, o fármaco é distribuído, isto é, transportado pelo sangue e outros fluidos aos tecidos do corpo. O __________ de distribuição é o volume no qual o fármaco teria que se dissolver, a fim de atingir a mesma concentração em que ele se encontra no plasma sanguíneo, e pode variar de acordo com a solubilidade do fármaco. Fármacos _____, como a clorpromazina, possuem __________ de distribuição.
A
volume aparente / lipossolúveis / grande volume aparente

B
volume real / lipossolúveis / grande volume real

C
volume aparente / hidrossolúveis / menor volume aparente

D
volume real / hidrossolúveis / menor volume real

E
volume aparente / lipossolúveis / menor volume aparente

A

A

19
Q

Vários mecanismos influenciam a farmacocinética antimicrobiana em pacientes sépticos.

Nesse sentido, é correto afirmar que:

A
a absorção de antimicrobiano administrado pela via oral é ineficiente, alterando o volume de distribuição e a depuração, levando a quadros de superdosagem;

B
a absorção de antimicrobiano administrado pela via oral pode ser prejudicada por dismotilidade gástrica e pH gástrico alterado devido ao uso concomitante de inibidores de bomba de prótons;

C
há variações de volume de distribuição, o que pode afetar a concentração do antimicrobiano administrado pela via oral, levando a quadros de toxicidade devido ao aumento da depuração;

D
considerando os efeitos na absorção oral de antimicrobianos, dá-se preferência por administração subcutânea, pois a absorção é maior devido à redução da circulação cutânea secundária à redistribuição sanguínea;

E
o volume de distribuição do antimicrobiano sofre profundas alterações nos pacientes sépticos, devido ao quadro inflamatório subjacente, que culmina com má distribuição de fluxo sanguíneo, clearance diminuído e risco de doses subterapêuticas.

A

B

20
Q

Ácidos fracos e bases fracas

A

Ácidos fracos e bases fracas são substâncias que não se disassociam completamente e é de forma reversível

21
Q

Fases da excreção renal

A

Glomérulos: Filtração glomerular
Túbulos proximais: Secreção tubular ativa
Túbulos distais: Reabsorção tubular ativa
Ductos colectores: Excreção

22
Q

Qual é o grupo de trabalho que tem a finalidade de selecionar, elaborar e/ou atualizar a relação de medicamentos e o formulário terapêutico a serem utilizados no sistema de saúde nos três níveis de atenção, além de realizar ações de promoção do uso racional de medicamentos?

A
Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM).

B
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

C
Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

D
Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT).

E
Vigilância Sanitária (VS).

A

D

23
Q

A implantação de um sistema racional de dispensação de medicamentos e de outros produtos para a saúde deve ser priorizada pelo estabelecimento de saúde e pelo farmacêutico, de forma a buscar processos que garantam a segurança do paciente, a orientação necessária ao uso racional do medicamento, sendo recomendada pela Portaria 4283/2010, a adoção do sistema individual ou unitário de dispensação. (GIMENEZ, 2012, p. 44)

Em relação aos Sistemas de dispensação de medicamentos, podemos afirmar que:

I. O sistema de dispensação coletivo apresenta como vantagem o acondicionamento de medicação perto do paciente.

II. No sistema de dispensação por dose individualizada a medicação é preparada em dose e concentração determinadas na prescrição médica, sendo administrada ao paciente diretamente de sua embalagem “unitarizada”. Desta forma, a incidência de erros de administração de medicamentos é menor que no sistema por dose unitária.

III. O sistema de dispensação coletivo pode propiciar estoques descentralizados, retirando da farmácia o controle do armazenamento e dispensação racional dos medicamentos.

IV. A implantação do sistema de dispensação de medicamentos por dose unitária atende, com mais eficiência, a demanda e peculiaridades das prescrições e necessidade dos pacientes, auxiliando na garantia da segurança do paciente.

V. O sistema de dispensação de medicamentos que apresenta o menor custo de implantação é o coletivo, seguido do individualizado e dose unitária. Por esse motivo, muitos hospitais optam por adotar o sistema de dispensação misto, ou seja, quando no mesmo hospital, adota-se mais de um tipo de sistema.

As afirmativas CORRETAS são:

A
I, II e III

B
III, IV e V

C
II e IV

D
I, III e V

A

B

24
Q

“A rede interagencial, atualmente coordenada pelo Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), é uma colaboração entre instituições governamentais e não governamentais com o objetivo de gerar, analisar e disseminar dados e indicadores relevantes para as políticas públicas de saúde no Brasil. Criada em 1996, a rede busca fornecer informações básicas, indicadores e análises atualizadas sobre as condições de saúde e suas tendências, visando fornecer subsídios para a tomada de decisões e ações de saúde pública pelos responsáveis pelo SUS.” Essa descrição refere‑se a um indicador de nível de saúde reconhecido pela sigla

A
INDSUS.

B
iSUS.

C
ISUS.

D
RIPSA.

E
ISA‑SUS.

A

D