Formas Farmacêuticas - Caderno de erros Flashcards
Um farmacêutico especializado em farmacotécnica hospitalar está trabalhando em uma farmácia de manipulação. Ele recebeu uma prescrição para um paciente hospitalizado que necessita de um medicamento específico não disponível comercialmente. Para atender a essa demanda e garantir a segurança e eficácia do tratamento, o farmacêutico precisa considerar diversos aspectos durante a manipulação e preparo do medicamento. Dado o cenário, qual das seguintes ações é mais crucial para o farmacêutico atingir os objetivos da farmacotécnica hospitalar?
A
Aperfeiçoar a fórmula para que ela possa ser patenteada e comercializada pela farmácia.
B
Focar exclusivamente na rapidez da produção para atender a um maior número de prescrições.
C
Pesquisar a disponibilidade de medicamentos similares no mercado que possam substituir a necessidade de manipulação.
D
Ajustar a concentração do medicamento de acordo com as necessidades específicas do paciente, mantendo um alto padrão de qualidade.
D
Quanto ao preparo de formas farmacêuticas não estéreis na seção de Farmacotécnica da Farmácia Hospitalar, qual o principal problema encontrado na elaboração de formas farmacêuticas líquidas?
A
Estabilidade do sistema ou do(s) princípio(s) ativo(s) componente(s).
B
Seleção de excipientes.
C
Composição da formulação.
D
Instalação da câmara de fluxo laminar.
A
A estabilidade do sistema ou do(s) princípio(s) ativo(s) componente(s) é de fato um dos principais problemas encontrados na elaboração de formas farmacêuticas líquidas. Isso ocorre porque a estabilidade do princípio ativo pode ser afetada por diversos fatores, como a temperatura, a luz, o pH, entre outros, que podem alterar a eficácia do medicamento.
Fundamentação: A fundamentação para essa resposta pode ser encontrada em diversos livros de Farmacotécnica, que discutem os desafios na elaboração de formas farmacêuticas líquidas e destacam a estabilidade do princípio ativo como um dos principais problemas.
Em relação às preparações para uso transdérmico, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Não permitem o controle da absorção de determinada quantidade de fármaco.
( ) Dificultam a adesão do paciente ao tratamento.
( ) Não apresentam possibilidade de irritação cutânea.
( ) Evitam o efeito de primeira passagem hepática.
A
C - C - E - E.
B
C - E - E - C.
C
E - E - E - C.
D
C - C - C - C.
E
E - E - E - E.
C
Assinale a alternativa correta sobre o fracionamento de medicamentos.
A
A embalagem de medicamentos que pode ser fracionada é chamada de embalagem secundária fracionável e deve ser especialmente desenvolvida pelos fabricantes e aprovada pela Anvisa para essa finalidade.
B
Cada embalagem secundária para fracionados pode acondicionar mais de um item da prescrição.
C
Medicamentos sujeitos a controle especial tratados pela Portaria no 344/1998 não podem ser fracionados.
D
Todas as formas farmacêuticas sólidas podem ser fracionadas, mas frasco-ampola, seringas, flaconetes e sachês não podem ser fracionados.
E
A embalagem original para fracionáveis é a menor unidade obtida a partir da embalagem primária fracionável, sem qualquer contato do medicamento com o meio externo.
C
A. INCORRETA - A embalagem de medicamentos que pode ser fracionada é chamada de EMBALAGEM PRIMÁRIA fracionável.
B. INCORRETA - Cada embalagem PRIMÁRIA ….
C. CORRETA - Conforme regulamento técnico os medicamentos da Port. 344/98 não podem ser fracionados.
D. INCORRETA - Frasco-ampola, seringa, flaconetes e sachês PODEM ser fracionados.
E. INCORRETA -
A embalagem que pode ser fracionada, chamada de embalagem primária fracionável, é especialmente desenvolvida pelo fabricante e aprovada pela Anvisa para essa finalidade. Ela vem acondicionada em uma embalagem externa, chamada de embalagem original para fracionáveis, facilmente identificada pela inscrição “EMBALAGEM FRACIONÁVEL
Art. 79. É vedado às drogarias o fracionamento da embalagem original de medicamentos a base de substâncias constantes das listas deste Regulamento Técnico.
São razões para granulação de pós antes da compressão, EXCETO:
A
melhorar a homogeneidade da mistura e reduzir a segregação, misturando partículas pequenas que subsequentemente aderem umas às outras.
B
afetar o processo de dissolução para partículas hidrofóbicas, pobremente solúveis, usando fármaco particulado fino, que é amplamente misturado com um enchimento hidrofílico e aglutinante hidrofílico.
C
aumentar a densidade bruta da mistura de pós e, assim, garantir que o volume necessário de pó seja usado para encher a matriz.
D
reduzir o perigo associado à geração de poeira tóxica que pode surgir durante o manuseio de materiais tóxicos em pó.
E
reduzir o tempo de produção e custo, minimizando o número de operações envolvidas no pré-tratamento da mistura de pós antes da compressão.
E
A- A granulação ajuda a misturar partículas pequenas que aderem umas às outras, resultando em uma mistura mais uniforme.
B- A granulação pode melhorar a dissolução de fármacos pouco solúveis ao misturá-los com excipientes hidrofílicos.
C- A granulação ajuda a garantir que o volume necessário de pó seja usado para encher a matriz durante a compressão.
D- A granulação diminui a quantidade de poeira gerada durante o manuseio de materiais tóxicos.
E- Na verdade, a granulação pode aumentar o tempo de produção e os custos devido às etapas adicionais envolvidas.
Sabendo que as técnicas empregadas durante a manipulação de medicamentos são fundamentais para assegurar um produto com características homogêneas, distribuição de dose igualitária entre as unidades farmacotécnicas e atendimento às especificações estabelecidas pela farmácia e aos compêndios oficiais que determinam regramento para desvios qualitativos e quantitativos. Assinale a alternativa incorreta a este respeito.
A
A operação de tamisação é uma das técnicas que pode ser utilizada para homogeneização de pós
B
Para a trituração de pequenas quantidades de pós o almofariz com pistilo pode ser utilizado
C
A operação farmacêutica que utiliza uma superfície porosa para separação de partículas sólidas suspensas em um líquido por efeito de pressão é chamada de centrifugação
D
tamisação separa as partículas que apresentam as dimensões da classe de pós que se pretende obter
C
Essa operação é a filtração.
Uma preparação farmacêutica que contêm em sua composição pós medicinais é manipulada na farmácia de um hospital. A técnica empregada para a redução do tamanho das partículas desses pós, com auxílio de gral e pistilo, é denominada:
A
percolação.
B
peletização.
C
maceração.
D
cominuição.
D
A redução do tamanho de partículas de fármaco com o uso do gral e do pistilo é denominada trituração ou cominuição.
ANSEL, H.C. et al. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos
Formas farmacêuticas obtidas por divisão mecânica são formas farmacêuticas sólidas resultantes da transformação dos fármacos num pó, que se pode dispensar diretamente ou aglutinado em diversos estados. Representam a maioria dos medicamentos prescritos, englobando pós-medicamentosos, e as várias formas deles derivadas, marque aquele que não faz parte dessa classe:
A
Granulados
B
Comprimidos
C
Aerossol
D
Drágeas
C
Aerossol é uma forma farmacêutica que envolve a dispersão de partículas líquidas ou sólidas em um gás. Não é uma forma sólida obtida por divisão mecânica, mas sim uma forma de administração de medicamentos através de inalação
I - Fármacos com sabores desagradáveis não são convenientemente mascarados quando dispensados na forma de pó.
II - Não permitem a prescrição precisa da dose requerida individualmente pelo paciente, devido a pesagem individual.
III - Substâncias veiculadas nesta forma podem deteriorar quando expostas a condições atmosféricas, pois apresentam grande área de superfície exposta às condições ambientais.
IV - Uma das vantagens dessa forma farmacêutica é poder ser administrada através de sondas gástricas a pacientes hospitalizados.
Estão corretas as afirmativas:
A
I e II, apenas.
B
I, II e III, apenas.
C
I, III e IV, apenas.
D
II e III, apenas.
C
Item I: A afirmativa I está correta. Pós, por serem misturas secas, não são eficazes para mascarar sabores desagradáveis de fármacos. Isso ocorre porque, ao serem administrados, o contato direto com as papilas gustativas não é evitado, diferentemente de formas farmacêuticas como cápsulas ou comprimidos revestidos.
Item II: A afirmativa II está incorreta. Embora a pesagem individual possa ser um desafio, é possível prescrever doses precisas de pós, especialmente em farmácias magistrais, onde a manipulação é personalizada para atender às necessidades específicas de cada paciente.
Item III: A afirmativa III está correta. Pós possuem uma grande área de superfície exposta, o que pode levar à deterioração das substâncias quando expostas a condições atmosféricas, como umidade e oxigênio, que podem acelerar reações de degradação.
Item IV: A afirmativa IV está correta. Uma das vantagens dos pós é a possibilidade de serem administrados através de sondas gástricas, o que é útil para pacientes hospitalizados que não podem ingerir medicamentos por via oral.
De acordo com a determinação granulométrica dos pós, é correto afirmar que
A
Pó finíssimo é aquele cujas partículas passam em sua totalidade pelo tamis com abertura nominal de malha de 50 μm.
B
Pó fino é aquele cujas partículas passam em sua totalidade pelo tamis com abertura nominal de malha de 100 μm.
C
Pó grosso é aquele cujas partículas passam em sua totalidade pelo tamis com abertura nominal de malha de 3,0 mm e, no máximo, 40% pelo tamis com abertura nominal de malha de 800 μm.
D
Pó semifino é aquele cujas partículas passam em sua totalidade pelo tamis de abertura nominal de malha de 355 μm e, no máximo, 40% pelo tamis com abertura nominal de malha de 180 μm.
E
Pó moderadamente grosso é aquele cujas partículas passam em sua totalidade pelo tamis com abertura nominal de malha de 500 μm e, no máximo, 40% pelo tamis com abertura nominal de malha de 100 μm.
D
Pó grosso: 1,70 mm - Máx. 40% 355 um
Pó moderadamente grosso: 710 um - Máx. 40% 250 um
Pó Semifino: 355 um- Máx. 40% 180 um
Pó fino: 180 um
Pó finíssimo: 125 um
Em relação à granulação de pós para o preparo de comprimidos, assinale a afirmativa correta.
A
É uma técnica utilizada para melhorar a solubilidade dos fármacos em água.
B
Consiste em reduzir o tamanho das partículas do pó para melhorar a biodisponibilidade do fármaco.
C
A adição de agentes deslizantes (lubrificantes) é desnecessária, já que os grânulos possuem maior fluxo.
D
A etapa de umectação não é fundamental para a formação de grânulos estáveis, podendo ser suprimida sem prejuízo à qualidade do produto.
E
É uma técnica que confere maior estabilidade física aos grânulos, pois reduz sua área superficial em comparação a um volume similar de pó
E
A granulação é uma técnica que confere maior estabilidade física aos grânulos, pois reduz sua área superficial em comparação a um volume similar de pó. Isso facilita o manuseio e a compressão dos comprimidos, melhorando a qualidade do produto final.
Segundo Allen et al. (2013), a compactação por rolos é uma das técnicas de granulação por via seca. Ao invés de comprimir os pós, compactadores em rolos podem ser usados para aumentar a densidade de um pó pressionado-o entre rolos com 1 a 6 toneladas de pressão.
O material compactado é quebrado e calibrado em relação ao tamanho das partículas. Assim, quais são os agentes aglutinantes utilizados nessas formulações?
A
Metilcelulose ou hidroximetilcelulose.
B
Estearato de magnésio ou metilcelulose.
C
Metilcelulose ou amido.
D
Hidroximetilcelulose ou celulose microcristalina.
E
Croscarmelose ou hidroximetilcelulose
A
Metilcelulose e hidroximetilcelulose são polímeros solúveis em água utilizados como agentes aglutinantes em formulações farmacêuticas. Eles ajudam a melhorar a coesão do pó durante o processo de compactação por rolos, facilitando a formação de grânulos com densidade e tamanho adequados. Esses aglutinantes são escolhidos por suas propriedades de formação de filme e capacidade de aumentar a viscosidade da mistura, o que é essencial para a granulação por via seca.
Sobre o uso de cápsula dura (cápsula de gelatina dura), analise as afirmativas a seguir
I. Por apresentar muitos adjuvantes, apresentam muita dificuldade/problemas de formulação.
II. Permite misturas de pós, granulados, pellets, líquidos anidros, massas semissólidas e mesmo de outras formas farmacêuticas de mesmo volume.
III. Permite a preparação de cápsulas com liberação entérica e liberação lenta.
Acerca do exposto, assinale a alternativa correta.
A
I,II e III estão corretas.
B
Apenas I está correta.
C
Apenas I e II estão corretas.
D
Apenas III está correta.
E
Apenas II e III estão corretas.
E
Assinale a forma farmacêutica semissólida obtida através de bases emulsivas do tipo óleo/água ou água/óleo, contendo um ou mais princípios ativos ou aditivos dissolvidos ou dispersos em base adequada:
A
unguento;
B
ceratos;
C
pomadas;
D
cápsulas gelatinosas;
E
creme.
E
Item: A) Este item não corresponde ao gabarito da banca
Análise: Unguento é uma forma farmacêutica semissólida, mas não é obtida através de bases emulsivas do tipo óleo/água ou água/óleo. Portanto, não está de acordo com o gabarito da banca.
Fundamentação: Unguentos são preparações semissólidas que geralmente utilizam bases oleosas e não emulsivas.
Unguentos são preparações semissólidas que utilizam bases oleosas, como vaselina, e não são emulsões do tipo óleo/água ou água/óleo.
Item: B) Este item não corresponde ao gabarito da banca
Análise: Ceratos são preparações semissólidas, mas não são obtidas através de bases emulsivas do tipo óleo/água ou água/óleo. Portanto, não está de acordo com o gabarito da banca.
Fundamentação: Ceratos são preparações semissólidas que utilizam ceras como base, e não emulsões.
Ceratos são preparações semissólidas que utilizam ceras como base, e não são emulsões do tipo óleo/água ou água/óleo.
Item: C) Este item não corresponde ao gabarito da banca
Análise: Pomadas são preparações semissólidas, mas não são necessariamente obtidas através de bases emulsivas do tipo óleo/água ou água/óleo. Portanto, não está de acordo com o gabarito da banca.
Fundamentação: Pomadas são preparações semissólidas que podem utilizar bases oleosas ou aquosas, mas não são especificamente emulsões.
Pomadas são preparações semissólidas que podem utilizar bases oleosas ou aquosas, mas não são especificamente emulsões do tipo óleo/água ou água/óleo.
Item: D) Este item não corresponde ao gabarito da banca
Análise: Cápsulas gelatinosas são formas farmacêuticas sólidas, não semissólidas, e não são obtidas através de bases emulsivas. Portanto, não está de acordo com o gabarito da banca.
Fundamentação: Cápsulas gelatinosas são formas farmacêuticas sólidas que encapsulam líquidos ou sólidos, e não são emulsões.
Cápsulas gelatinosas são formas farmacêuticas sólidas que encapsulam líquidos ou sólidos, e não são emulsões do tipo óleo/água ou água/óleo.
Item: E) Este item corresponde ao gabarito da banca
Análise: Creme é uma forma farmacêutica semissólida obtida através de bases emulsivas do tipo óleo/água ou água/óleo, contendo um ou mais princípios ativos ou aditivos dissolvidos ou dispersos em base adequada. Portanto, está de acordo com o gabarito da banca.
Fundamentação: Cremes são preparações semissólidas que utilizam bases emulsivas do tipo óleo/água ou água/óleo.
Cremes são preparações semissólidas que utilizam bases emulsivas do tipo óleo/água ou água/óleo, contendo um ou mais princípios ativos ou aditivos dissolvidos ou dispersos em base adequada.