Bioquímica Flashcards
Dose efetiva
[ ] que produz resposta biológica
Composição da a1-globulina
A1-antitripsina (limita ação proteolítica)
A1-glicoproteína ácida (inativa progesterona)
A-fetoproteína (marcador tumoral)
Em que casos acontece a deficiência de a1-antitripsina
Enfisema pulmonar, cirrose (ainda na infância)
Composição b1-globulina
Transferrina (transporta Fe)
B-lipoproteína (transporta lipídeos)
Composição b2-globulina
fibrinogênio: convertido em fibrina, forma o coagulo estável na cascata de coagulação.
PCR: proteína de fase aguda, aumenta em infecções.
Componente C3: resposta imune.
B2-microglobulina: avalia a função tubular dos rins.
Composição y-globulinas
Imunoglobulinas PESADAS: igG (memória), igA (mucosas), igM (aguda), LEVES: igD (função desconhecida), igE (reação de hipersensibilidade). Produzidas por plasmócitos.
Composição a2-globulina
Haptoglobulina (liga-se na Hb circulante e leva para o baço, para degradação), a2-macroglobulina (produzida sempre que cai a albumina para segurar a pressão oncótica) e ceruloplasmina (transporte de Cobre)
Proteína de fase aguda negativa
Albumina.
Proteína que diminui a sua concentração em resposta a um processo inflamatório.
Na avaliação da função renal em pacientes, qual dos seguintes marcadores bioquímicos é mais específico e sensível para detectar diminuições leves na taxa de filtração glomerular?
A
Ácido úrico.
B
Creatinina.
C
Ureia.
D
Cistatina C.
E
Albumina.
D
Analise as afirmativas sobre o processo de formação da urina e assinale a opção INCORRETA:
A
A taxa de filtração glomerular pode ser avaliada pelo teste de depuração de creatinina, que é amplamente utilizado e praticamente não apresenta limitações.
B
Os mecanismos celulares envolvidos na reabsorção tubular são denominados transportes ativo e passivo. O transporte ativo depende de uma proteína transportadora contida nas membranas das células tubulares e é responsável pela reabsorção da glicose e do cloreto.
C
Quando há diminuição de sódio no plasma e da pressão sanguínea, as células justaglomerulares produzem uma enzima, a renina, que reage com o angiotensinogênio.
D
A concentração final do filtrado começa no túbulo contornado distal e continua no ducto coletor. A reabsorção de água depende do gradiente osmótico e do hormônio vasopressina, que torna as paredes do túbulo contornado distal e do ducto coletor permeáveis ou impermeáveis à água.
A
A determinação da taxa de filtração glomerular (TFG) é um dos parâmetros mais importantes para monitorar a função renal.
Sobre os métodos laboratoriais e biomarcadores utilizados para esta avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. Quanto maior a creatinina sérica, maior deverá ser a TFG.
II. A ureia é útil para estimar a TFG, pois não sofre reabsorção tubular.
III. A fórmula de Cockroft-Gault tem como desvantagem superestimar a TFG de pacientes obesos.
Está correto o que afirma em
A
I e III, apenas.
B
III, apenas.
C
I e II, apenas.
D
II e III, apenas.
B
De acordo com Moura, R. A., et al. (2008), assinale a opção que define “um mecanismo fisiológico latente, através do qual o organismo se defende das perdas sanguíneas ou da solidificação do sangue em seu interior”.
A
Hemostasia.
B
Coagulação.
C
Hemólise.
D
Filtração glomerular.
E
Conjugação hepática.
A
Assinale a alternativa que apresenta incorretamente um dos processos para que o fármaco possa transpor a membrana celular.
A
Difusão passiva
B
Filtração glomerular
C
Endocitose
D
Transporte ativo
B
Um homem de 65 anos procurou o serviço de saúde relatando estar urinando com muita frequência e ingerindo muito líquido. O médico solicitou a sua glicemia de jejum, sendo aferida em 145mg/dL, o que o alertou sobre a possibilidade de diagnóstico de diabetes mellitus. Com base nas informações sobre o paciente em questão, assinale a alternativa que indica um exame que pode complementar e auxiliar na confirmação do diagnóstico.
A
Hemoglobina glicada.
B
Bilirrubina direta.
C
Proteínas totais.
D
Eletroforese de proteínas.
E
Fosfatase alcalina
A
A hemoglobina glicada (HbA1c) é um exame que mede a média dos níveis de glicose no sangue nos últimos dois a três meses. É um teste padrão para o diagnóstico e monitoramento do diabetes mellitus, pois fornece uma visão mais abrangente do controle glicêmico do paciente ao longo do tempo. De acordo com o gabarito da banca, este exame é adequado para complementar o diagnóstico de diabetes.
Fundamentação: A American Diabetes Association (ADA) recomenda o uso da hemoglobina glicada como um dos critérios para o diagnóstico de diabetes. Um valor de HbA1c igual ou superior a 6,5% é indicativo de diabetes.
De acordo com a ADA, a hemoglobina glicada é um teste confiável para o diagnóstico de diabetes, pois não é influenciada por variações diárias de glicose e reflete o controle glicêmico a longo prazo.
Em relação à avaliação da função hepática, julgue os itens a seguir.
Caso haja uma destruição hepática, haverá um aumento da síntese proteica, especialmente da albumina, o que dá origem à hiperproteinemia e à hiperalbuminemia.
C
Certo
E
Errado
E
Em caso de destruição hepática, a capacidade do fígado de sintetizar proteínas, incluindo a albumina, é prejudicada, o que pode levar a uma diminuição dos níveis de proteínas no sangue (hipoproteinemia) e não ao aumento (hiperproteinemia)