Tireoidite de Hashimoto Flashcards
O que é uma tireoidite e quais seus possíveis mecanismos etiopatogênicos?
É um processo inflamatório na tireoide que ocorre por um processo infeccioso, autoimune, traumático, por drogas, radioterapia, …
Qual a HN das tireoidites?
Inicialmente, a destruição folicular promove extravasamento do conteúdo deles para o sangue (T3, T4 e tireoglobulina), podendo haver uma tireotoxicose (5%). Em um segundo momento, haverá consumo desses hormônios liberados e menor produção pelas células foliculares lesadas, instalando-se um hipotireoidismo. Nas tireoidites subagudas, há recuperação total da função tireoidiana. Já nas crônicas, pode haver destruição progressiva.
Qual proteína está aumentada em todos os casos de tireoidite?
Tireoglobulina.
Qual a epidemiologia da Tireoidite de Hashimoto (TH)?
Acomete principalemnte mulheres em idade avançada. É a principal causa de hipotireoidismo em regiões com ingesta suficiente de iodo.
Quais os outros nomes da TH?
Tireoidite crônica autoimune, tireoidite autoimune e tireoidite linfocítica crônica.
Quais os fatores ambientais mais relacionados à TH?
Infecções virais (principalmente a hepatite C).
Qual a etiopatogenia da TH?
É uma interação entre fatores genéticos e ambientais. A lesão tireoidiana ocorre por uma autoimunidade por via celular (citotoxicidade) e via humoral (autoanticorpos por reação cruzada). Os fatores genéticos estão ligados aos genes do HLA e os ambientais são principalmente as infecções virais.
Qual o principal autoanticorpo relacionado à TH?
Anti-tireoperoxidase (anti-TPO).
Quais os outros anticorpos presentes na TH?
Anti-tireoglobulina, anti-receptor do TSH de efeito inibitório.
Comente sobre os autoanticorpos contra receptor de TSH.
Podem ser inibitórios (TH) ou estimulatórios (Dç de Graves). Algumas pessoas possuem os dois anticorpos positivos, sendo que a clínica resultante depende de qual está em maior atividade no momento, podendo haver alternância entre hipo e hipertireoidismo.
Qual a HN da TH?
Apresenta 3 momentos: O primeiro momento é a lesão inicial da glândula com extravasamento do conteúdo folicular no sangue, podendo haver tireotoxicose (5% dos casos - Hashitoxicose), mas a maioria dos casos é assintomático. O segundo momento é quando a glândula não consegue produzir adequadamente os hormônios pela lesão, havendo um hipotir subclínico (TSH elevado e T4 normal). O terceiro momento é o hipotireoidismo manifesto, em que há TSH elevado e T4 diminuído.
O que é o efeito de Wolff-Chaikoff?
É uma redução da produção de hormônios tireoidianos que ocorre quando há aumento nos níveis de iodo, seja por aumetno na ingesta ou por substâncias que contém iodo (contraste, anti-tussígenos, amiodarona). Esse efeito pode deflagrar um hipotireoidismo em pacientes com tireoidite, pois essa tireoide que já produz menos hormônios irá produzir menos ainda por esse reflexo.
Explique a formação do bócio na TH.
Ocorre em 75% dos casos de TH por um estímulo trófico das células foliculares remanescentes pelo TSH. Esse bócio geralmente é difuso ou multilobular.
25% dos casos não há bócio, podendo haver até atrofia da glândula (tireoidite atrófica).
Qual a relação da TH com outras doenças autoimunes?
Apresenta relação com vitiligo, DM 1, doença de Addison, anemia perniciosa, DOENÇA CELÍACA (5% dos portadores de TH)
Quais outras condições clínicas estão relacionadas com a TH?
Síndrome de Down e Turner e a síndrome dos ovários policísticos.