Terapêutica Flashcards
Há fatores que levam a baixa adesão do protocolo terapêutico, como exemplo (SCARPARO ET AL 2021):
® Sabor e consistência dos fármacos
® Falta de praticidade dos horários adotados
® Desconhecimento quanto a correta administração dos fármacos pelos responsáveis
® Escassez de informações por parte dos profissionais
Quais cuidados que o PROFISSIONAL deve ter como condição básica (SCARPARO ET AL 2021)?
saber selecionar a medicação apropriada, estabelecer dosagens corretas e individualizadas, de forma a obter um efeito máximo da droga com o mínimo de efeitos adversos (relação risco-benefício do medicamento)
Como deve ser conceituada a sedação mínima? (SCARPARO ET AL 2021)
A sedação mínima pode ser conceituada como uma depressão da consciência induzida por método farmacológico, durante a qual o paciente mantém a respiração independente e continua e responde normalmente ao comando verbal e à estimulação tátil. Algumas vezes a coordenação e a função cognitiva podem ser levemente prejudicadas, mas as funções cardiovascular e respiratória não são afetadas (SCARPARO ET AL 2021).
Quais são os grupo de drogas mais modernos utilizados em sedação minima? e o que os difere dos outros grupos - sua vantagem ?
O óxido nitroso e os benzodiazepínicos, são grupos de drogas mais modernos, que apresentam maior seletividade no controle da ansiedade e possuem maior margem de segurança (SCARPARO ET AL 2021).
Qual tempo para inicio do efeito e tempo de reversibilidade do oxido nitroso?
Uma vez inalado, o oxido nitroso inicia seu efeito clínico em menos de 30 segundos, com o pico do efeito alcançado em menos de 5 minutos. Essa é a única técnica que apresenta reversibilidade em 2 a 5 minutos (SCARPARO ET AL 2021).
Qual deve ser a concentração do oxido nitroso em odontopediatria?
Sua concentração para pacientes pediátricos deve variar em torno de 35% a 50%, porém crianças com medo moderado podem exigir concentrações mais altas de oxido nitroso inicialmente, não ultrapassando a titulação máxima de 70% de oxido nitroso para 30% de oxigênio. Uma vez que se beneficiem dos seus efeitos, a concentração pode ser reduzida e ainda manter sua eficiência (SCARPARO ET AL 2021).
Qual as vantagens do oxido nitroso ?
® Rápido início de ação combinado com a rápida eliminação do gás pelo sistema respiratório;
® Um dos fármacos mais seguros indicados para sedação em odontologia
Quais as desvantagens do oxido nitroso?
® Nem todas as crianças aceitam espontaneamente o uso da máscara facial, e a técnica só se apresenta eficaz quando a máscara está bem adaptada sem escape de gás
® Pacientes que são parcialmente ou totalmente incapazes de respirar pelo nariz (respiradores orais) ou que apresentes alguma obstrução nasal (temporária ou permanente) – devido a descontinuidade da inalação.
Descreva a SEQUÊNCIA DE INALAÇÃO DO ÓXIDO NITROSO NA SEDAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA (SCARPARO ET AL 2021)?
- Anamnese
- Oximetria prévia
- Oxigenação inicial a 100% de O2 por 3 min
- Administração de N2O 20%
- Acréscimo de 10% de N2O a cada minuto até a titulação de 50% de N2O
- Após o tratamento odontológico, decrescer a porcentagem de N2O de 10 em 10% a cada minuto até atingir a porcentagem de 100% de O2
- Oxigenação final a 100% de oxigênio por 3 minutos
- Avaliar o estado do paciente e finalizar o atendimento
Como é a ação dos benzodiazepinicos no seu uso em sedação minima?
O grupo dos benzodiazepínicos potencializa as ações inibitórias do ácido gama-aminobutírico (GABA A), o mais potente receptor inibitório do SNC, o que lhe confere as mais desejadas propriedades (SCARPARO ET AL 2021).
Ao que se deve a escolha do uso de benzodiazepinicos para sedação minima ?
A escolha por um benzodiazepínico deve-se ao fato de este ser de uma classe de fármacos que causam depressão específica e moderada do SNC e sonolência, sendo raros os casos de intoxicação fatal por essa droga. Em doses não toxicas, não acarretam perda total da consciência, podendo o paciente acordar quando solicitado (SCARPARO ET AL 2021).
Do grupo dos benzodiapinicos quais são os mais utilizados na pratica clinica ? Quais não são utilizados em odontopediatria e por que?
NO GRUPO DOS BENZODIAZEPINICOS, O DIAZEPAM, O LORAZEPAM E O MIDAZOLAM SÃO OS MAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA CLÍNICA DIÁRIA.
® Em odontopediatria não utilizamos o Diazepam porque este possui sedação prolongada associada à meia-vida longa (12-24 horas) e a presença de um metabólito ativo hipnótico. Quanto ao lorazepam, assim como o Diazepam, apresenta ação de longa duração e meia-vida de 10 a 20 horas.
Qual dos benzodiazepinicos é mais indicado em odontopediatria e por que?
O midazolam tem se destacado, apresenta potência duas vezes maior e a meia-vida dez vezes menor em relação ao Diazepam (SCARPARO ET AL 2021).
® O que o difere dos outros benzodiazepínicos é sua solubilidade em solução aquosa e curta meia-vida de eliminação (SCARPARO ET AL 2021).
® Possui metabolismo hepático e excreção renal que apresenta ação rápida e meia vida curta (2 a 4 horas), sendo solúvel em água e resultando em uma potência maior que o Diazepam (SCARPARO ET AL 2021).
Qual a rotina de atendimento para técnica do uso de sedação minima com uso de benzodiazepinicos em odontopediatria?
O profissional deve estar habilitado para o uso de sedação mínima e possuir todo o equipamento e material necessário para a manutenção do suporte básico de vida, com a devida capacitação do seu manuseio (SCARPARO ET AL 2021).
Deve ser solicitado um parecer médico para segurança da sedação e só serão considerados aptos os pacienteS ASA I e ASA II (SCARPARO ET AL 2021).
A avaliação comportamental e a adoção das técnicas de manejo do comportamento da criança são uma etapa decisiva para a indicação criteriosa da sedação, que só deve ser utilizada após uma média de três tentativas de condicionamento sem êxito (SCARPARO ET AL 2021).
Quais orientações previas devem ser dadas aos responsáveis quando utiliza-se benzodiazepinicos para sedação minima ?
Os pais devem ser alertados quanto a rotina, cuidados prévios e riscos relacionados à sedação mínima. Deve ser obtida assinatura do termo de consentimento específico para sedação. (SCARPARO ET AL 2021).
A criança deve estar com 6 horas de jejum de sólidos e leite e 3 horas de jejum completo, deve-se comparecer à consulta 30 minutos antes do horário, e a criança deve estar acompanhada por dois responsáveis (SCARPARO ET AL 2021).
Qual a dosagem e fatores associados a administração do benzodiazepinico indicado em odontopediatria?
No caso do midazolam, a posologia indicada para criança pode variar entre 0,2 e 0,6mg/kg. Para garantir a precisão da dose, a criança deve ser pesada no ato da consulta (SCARPARO ET AL 2021; CARMO ET AL 2009)
® O medicamento deve ser administrado pelo profissional 30 minutos antes de iniciado o tratamento (SCARPARO ET AL 2021).
® No primeiro contato da criança com a droga, por meio da administração oral, deverá ser usada a dose mínima tida como eficaz (SCARPARO ET AL 2021).
® Caso o efeito não seja satisfatório ou por algum motivo a criança expelir a droga, não se deve complementar a dose na mesma seção, aguardando outro momento para que seja realizada a nova aplicação do agente sedativo (SCARPARO ET AL 2021)
® O paciente deverá ser monitorado em sua frequência cardíaca e na saturação de oxigênio (SCARPARO ET AL 2021).
Quais são as orientações pós sedação minima devem ser fornecidas ao paciente e responsáveis?
® As crianças só devem ser liberadas quando sua capacidade cognitiva e motora se aproximar do normal.
® Os responsáveis devem ser orientados a alimentar a criança inicialmente só com líquidos e aumentar a consistência dos alimentos gradativamente
® As crianças ficam impedidas de ir à escola no dia da consulta e de realizar atividades ou brincadeiras que possam resultar em riscos de acidentes.
® Qualquer alteração observada nas 24 horas subsequentes ao tratamento, o dentista deverá ser imediatamente informado.
Porque analgésicos contendo aspirina são contraindicados, segundo a AAPD 2022?
® Os analgésicos contendo aspirina são contraindicados para o tratamento da dor pediátrica na maioria das situações porque, se administrados durante uma doença viral, existe o potencial para uma condição grave conhecida como síndrome de Reye, uma condição que causa inchaço do fígado e do cérebro (AAPD 2022).
Quais são as características de ligação do paracetamol?
® Realiza ligação com as cicloxigenases (COX) de forma reversível, detém boa cinética de absorção, distribuição e eliminação, no entanto seu metabolismo requer cuidados especiais de segurança. Seu metabolismo é hepático e ocorre em três etapas bioquímicas, em uma destas ocorre a produção de metabólitos lesivos ao parênquima hepático, mas que são neutralizados pelas reservas de glutationa endógena. Seu uso em altas concentrações e/ou doses repetidas leva à saturação nos níveis de glutationa, o que pode ocasionar lesões hepáticas. (SCARPARO ET AL 2021).
Qual a dose terapeutica do paracetamol em crianças?
A dose terapêutica usual em crianças é de 10 a 15 mg/kg/dose, nas formas de solução, suspensão, elixir e xarope oral, até cinco doses diárias não ultrapassando 1.200mg/dia, pelo menor tempo de duração da terapia, justificando seu uso apenas na presença de sintomas (SCARPARO ET AL 2021) – 1gota/kg/dose (ABOPED 2020)
Segundo CARMO et al 2009 e AAPD 2022, qual a indicação do paracetamol ?
Segundo Carmo et al (2009) o paracetamol é o mais indicado para pacientes infantis, pois pode ser utilizado com segurança no tratamento da dor e apresenta menor toxicidade para o trato gastrintestinal, rins e sistema hematológico.
É considerado agente de primeira linha no tratamento da dor pós-operatória aguda leve a moderada (AAPD 2022)
Qual indicação e efeito adverso da dipirona em crianças ?
Possui atividade analgésica e antipirética. O principal efeito adverso é agranulocitose, sendo indicado com cuidado em crianças nos primeiros meses de vida ou peso menor que 5kg pelo risco de insuficiência renal (SCARPARO ET AL 2021).
Qual a dosagem terapeutica da dipirona para crianças?
A dosagem indicada para crianças é de 6 a 15 mg/kg/dose, por via oral, até 4 vezes ao dia (ABOPED 2020) – ½ gota/kg/dose
Descreva características da administração do ibuprofeno
Apresenta-se como agente analgésico, antipirético e anti-inflamatório (SCARPARO ET AL 2021).
® Foi observado que o ibuprofeno aumenta o tempo de sangramento, portanto deve ser usado com cautela nos pacientes que apresentam deficit na coagulação ou que estão sob uso de terapia anticoagulante (SCARPARO ET AL 2021).
Qual a dosagem terapeutica do ibuprofeno?
A dose recomendada para crianças a partir de 6 meses pode variar de 1 a 2 gotas/kg de peso, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia. A dose máxima em crianças menores de 12 anos de idade é de 40 gotas (200mg) e a dose diária total máxima permitida é de 160 gotas (800mg) (SCARPARO ET AL 2021) – 1gota/kg/dose (ABOPED 2020)
Qual medicamento É considerado agente de primeira linha no tratamento da dor pós-operatória aguda leve a moderada (AAPD 2022)?
Ibuprofeno e paracetamol