Terapêutica Flashcards

1
Q

Há fatores que levam a baixa adesão do protocolo terapêutico, como exemplo (SCARPARO ET AL 2021):

A

® Sabor e consistência dos fármacos
® Falta de praticidade dos horários adotados
® Desconhecimento quanto a correta administração dos fármacos pelos responsáveis
® Escassez de informações por parte dos profissionais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais cuidados que o PROFISSIONAL deve ter como condição básica (SCARPARO ET AL 2021)?

A

saber selecionar a medicação apropriada, estabelecer dosagens corretas e individualizadas, de forma a obter um efeito máximo da droga com o mínimo de efeitos adversos (relação risco-benefício do medicamento)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como deve ser conceituada a sedação mínima? (SCARPARO ET AL 2021)

A

A sedação mínima pode ser conceituada como uma depressão da consciência induzida por método farmacológico, durante a qual o paciente mantém a respiração independente e continua e responde normalmente ao comando verbal e à estimulação tátil. Algumas vezes a coordenação e a função cognitiva podem ser levemente prejudicadas, mas as funções cardiovascular e respiratória não são afetadas (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são os grupo de drogas mais modernos utilizados em sedação minima? e o que os difere dos outros grupos - sua vantagem ?

A

O óxido nitroso e os benzodiazepínicos, são grupos de drogas mais modernos, que apresentam maior seletividade no controle da ansiedade e possuem maior margem de segurança (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual tempo para inicio do efeito e tempo de reversibilidade do oxido nitroso?

A

Uma vez inalado, o oxido nitroso inicia seu efeito clínico em menos de 30 segundos, com o pico do efeito alcançado em menos de 5 minutos. Essa é a única técnica que apresenta reversibilidade em 2 a 5 minutos (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual deve ser a concentração do oxido nitroso em odontopediatria?

A

Sua concentração para pacientes pediátricos deve variar em torno de 35% a 50%, porém crianças com medo moderado podem exigir concentrações mais altas de oxido nitroso inicialmente, não ultrapassando a titulação máxima de 70% de oxido nitroso para 30% de oxigênio. Uma vez que se beneficiem dos seus efeitos, a concentração pode ser reduzida e ainda manter sua eficiência (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual as vantagens do oxido nitroso ?

A

® Rápido início de ação combinado com a rápida eliminação do gás pelo sistema respiratório;
® Um dos fármacos mais seguros indicados para sedação em odontologia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais as desvantagens do oxido nitroso?

A

® Nem todas as crianças aceitam espontaneamente o uso da máscara facial, e a técnica só se apresenta eficaz quando a máscara está bem adaptada sem escape de gás
® Pacientes que são parcialmente ou totalmente incapazes de respirar pelo nariz (respiradores orais) ou que apresentes alguma obstrução nasal (temporária ou permanente) – devido a descontinuidade da inalação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Descreva a SEQUÊNCIA DE INALAÇÃO DO ÓXIDO NITROSO NA SEDAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA (SCARPARO ET AL 2021)?

A
  1. Anamnese
  2. Oximetria prévia
  3. Oxigenação inicial a 100% de O2 por 3 min
  4. Administração de N2O 20%
  5. Acréscimo de 10% de N2O a cada minuto até a titulação de 50% de N2O
  6. Após o tratamento odontológico, decrescer a porcentagem de N2O de 10 em 10% a cada minuto até atingir a porcentagem de 100% de O2
  7. Oxigenação final a 100% de oxigênio por 3 minutos
  8. Avaliar o estado do paciente e finalizar o atendimento
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como é a ação dos benzodiazepinicos no seu uso em sedação minima?

A

O grupo dos benzodiazepínicos potencializa as ações inibitórias do ácido gama-aminobutírico (GABA A), o mais potente receptor inibitório do SNC, o que lhe confere as mais desejadas propriedades (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Ao que se deve a escolha do uso de benzodiazepinicos para sedação minima ?

A

A escolha por um benzodiazepínico deve-se ao fato de este ser de uma classe de fármacos que causam depressão específica e moderada do SNC e sonolência, sendo raros os casos de intoxicação fatal por essa droga. Em doses não toxicas, não acarretam perda total da consciência, podendo o paciente acordar quando solicitado (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Do grupo dos benzodiapinicos quais são os mais utilizados na pratica clinica ? Quais não são utilizados em odontopediatria e por que?

A

NO GRUPO DOS BENZODIAZEPINICOS, O DIAZEPAM, O LORAZEPAM E O MIDAZOLAM SÃO OS MAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA CLÍNICA DIÁRIA.
® Em odontopediatria não utilizamos o Diazepam porque este possui sedação prolongada associada à meia-vida longa (12-24 horas) e a presença de um metabólito ativo hipnótico. Quanto ao lorazepam, assim como o Diazepam, apresenta ação de longa duração e meia-vida de 10 a 20 horas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual dos benzodiazepinicos é mais indicado em odontopediatria e por que?

A

O midazolam tem se destacado, apresenta potência duas vezes maior e a meia-vida dez vezes menor em relação ao Diazepam (SCARPARO ET AL 2021).
® O que o difere dos outros benzodiazepínicos é sua solubilidade em solução aquosa e curta meia-vida de eliminação (SCARPARO ET AL 2021).
® Possui metabolismo hepático e excreção renal que apresenta ação rápida e meia vida curta (2 a 4 horas), sendo solúvel em água e resultando em uma potência maior que o Diazepam (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual a rotina de atendimento para técnica do uso de sedação minima com uso de benzodiazepinicos em odontopediatria?

A

O profissional deve estar habilitado para o uso de sedação mínima e possuir todo o equipamento e material necessário para a manutenção do suporte básico de vida, com a devida capacitação do seu manuseio (SCARPARO ET AL 2021).
Deve ser solicitado um parecer médico para segurança da sedação e só serão considerados aptos os pacienteS ASA I e ASA II (SCARPARO ET AL 2021).
A avaliação comportamental e a adoção das técnicas de manejo do comportamento da criança são uma etapa decisiva para a indicação criteriosa da sedação, que só deve ser utilizada após uma média de três tentativas de condicionamento sem êxito (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais orientações previas devem ser dadas aos responsáveis quando utiliza-se benzodiazepinicos para sedação minima ?

A

Os pais devem ser alertados quanto a rotina, cuidados prévios e riscos relacionados à sedação mínima. Deve ser obtida assinatura do termo de consentimento específico para sedação. (SCARPARO ET AL 2021).
A criança deve estar com 6 horas de jejum de sólidos e leite e 3 horas de jejum completo, deve-se comparecer à consulta 30 minutos antes do horário, e a criança deve estar acompanhada por dois responsáveis (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a dosagem e fatores associados a administração do benzodiazepinico indicado em odontopediatria?

A

No caso do midazolam, a posologia indicada para criança pode variar entre 0,2 e 0,6mg/kg. Para garantir a precisão da dose, a criança deve ser pesada no ato da consulta (SCARPARO ET AL 2021; CARMO ET AL 2009)
® O medicamento deve ser administrado pelo profissional 30 minutos antes de iniciado o tratamento (SCARPARO ET AL 2021).
® No primeiro contato da criança com a droga, por meio da administração oral, deverá ser usada a dose mínima tida como eficaz (SCARPARO ET AL 2021).
® Caso o efeito não seja satisfatório ou por algum motivo a criança expelir a droga, não se deve complementar a dose na mesma seção, aguardando outro momento para que seja realizada a nova aplicação do agente sedativo (SCARPARO ET AL 2021)
® O paciente deverá ser monitorado em sua frequência cardíaca e na saturação de oxigênio (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Quais são as orientações pós sedação minima devem ser fornecidas ao paciente e responsáveis?

A

® As crianças só devem ser liberadas quando sua capacidade cognitiva e motora se aproximar do normal.
® Os responsáveis devem ser orientados a alimentar a criança inicialmente só com líquidos e aumentar a consistência dos alimentos gradativamente
® As crianças ficam impedidas de ir à escola no dia da consulta e de realizar atividades ou brincadeiras que possam resultar em riscos de acidentes.
® Qualquer alteração observada nas 24 horas subsequentes ao tratamento, o dentista deverá ser imediatamente informado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Porque analgésicos contendo aspirina são contraindicados, segundo a AAPD 2022?

A

® Os analgésicos contendo aspirina são contraindicados para o tratamento da dor pediátrica na maioria das situações porque, se administrados durante uma doença viral, existe o potencial para uma condição grave conhecida como síndrome de Reye, uma condição que causa inchaço do fígado e do cérebro (AAPD 2022).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Quais são as características de ligação do paracetamol?

A

® Realiza ligação com as cicloxigenases (COX) de forma reversível, detém boa cinética de absorção, distribuição e eliminação, no entanto seu metabolismo requer cuidados especiais de segurança. Seu metabolismo é hepático e ocorre em três etapas bioquímicas, em uma destas ocorre a produção de metabólitos lesivos ao parênquima hepático, mas que são neutralizados pelas reservas de glutationa endógena. Seu uso em altas concentrações e/ou doses repetidas leva à saturação nos níveis de glutationa, o que pode ocasionar lesões hepáticas. (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Qual a dose terapeutica do paracetamol em crianças?

A

A dose terapêutica usual em crianças é de 10 a 15 mg/kg/dose, nas formas de solução, suspensão, elixir e xarope oral, até cinco doses diárias não ultrapassando 1.200mg/dia, pelo menor tempo de duração da terapia, justificando seu uso apenas na presença de sintomas (SCARPARO ET AL 2021) – 1gota/kg/dose (ABOPED 2020)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Segundo CARMO et al 2009 e AAPD 2022, qual a indicação do paracetamol ?

A

Segundo Carmo et al (2009) o paracetamol é o mais indicado para pacientes infantis, pois pode ser utilizado com segurança no tratamento da dor e apresenta menor toxicidade para o trato gastrintestinal, rins e sistema hematológico.
É considerado agente de primeira linha no tratamento da dor pós-operatória aguda leve a moderada (AAPD 2022)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Qual indicação e efeito adverso da dipirona em crianças ?

A

Possui atividade analgésica e antipirética. O principal efeito adverso é agranulocitose, sendo indicado com cuidado em crianças nos primeiros meses de vida ou peso menor que 5kg pelo risco de insuficiência renal (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Qual a dosagem terapeutica da dipirona para crianças?

A

A dosagem indicada para crianças é de 6 a 15 mg/kg/dose, por via oral, até 4 vezes ao dia (ABOPED 2020) – ½ gota/kg/dose

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Descreva características da administração do ibuprofeno

A

Apresenta-se como agente analgésico, antipirético e anti-inflamatório (SCARPARO ET AL 2021).
® Foi observado que o ibuprofeno aumenta o tempo de sangramento, portanto deve ser usado com cautela nos pacientes que apresentam deficit na coagulação ou que estão sob uso de terapia anticoagulante (SCARPARO ET AL 2021).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Qual a dosagem terapeutica do ibuprofeno?

A

A dose recomendada para crianças a partir de 6 meses pode variar de 1 a 2 gotas/kg de peso, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia. A dose máxima em crianças menores de 12 anos de idade é de 40 gotas (200mg) e a dose diária total máxima permitida é de 160 gotas (800mg) (SCARPARO ET AL 2021) – 1gota/kg/dose (ABOPED 2020)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Qual medicamento É considerado agente de primeira linha no tratamento da dor pós-operatória aguda leve a moderada (AAPD 2022)?

A

Ibuprofeno e paracetamol

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Qual a vantagem de uma administração alternada do ibuprofeno e paracetamol?

A

A administração alternada de ibuprofeno e acetaminofeno é outra estratégia para o controle da dor em crianças e pode permitir o uso de doses menores de cada medicamento individual (SCARPARO ET AL 2021; AAPD 2022).
O ibuprofeno tem demostrado uma alta margem de segurança, um tempo maior de ação e um custo semelhante ao do paracetamol (CARMO ET AL 2009)

28
Q

Quando indica-se o uso de AINES na odontopediatria?

A

A INDICAÇÃO DO USO DE AINES NA ODP MOSTRA-SE NECESSÁRIA EM CASOS QUE, ALÉM DA DOR, OS DEMAIS SINAIS DE INFLAMAÇÃO (EDEMA, CALOR LOCAL, HIPEREMIA) ESTÃO CLINICAMENTE PRESENTES E NECESSITAM SER CONTROLADOS (SCARPARO ET AL 2021).

29
Q

Quais são as características do nimesulida?

A

É um AINE com seletividade para COX-2 que inibe o metabolismo oxidativo de neutrófilos, a peroxidação de radicais livres, o TNF-alfa e o fator de ativação plaquetário (SCARPARO ET AL 2021).
® O nimesulida é bem absorvida pela via oral, com pico de concentração plasmática em média de três horas, metabolismo hepático e maior parte de eliminação na urina. Tem se configurado como de boa tolerância gastrointestinal e baixa toxicidade renal (SCARPARO ET AL 2021).
® Seu uso deve ocorrer sob vigilância constante e limitado à 15 dias consecutivos, devido às lesões hepáticas (SCARPARO 2021)

30
Q

Qual a dose terapeutica do nimesulida?

A

Pode-se prescrever a nimesulida, solução oral, na forma de gotas (50 mg.mL–1), na dosagem de 2,5 mg.kg–1 (regra prática = 1 gota.kg–1), que pode ser repetida após 12 horas (SCARPARO 2021; CARMO ET AL 2009)

31
Q

Quando são indicados o uso de corticoiesteroides em odp e como é feito seu uso?

A

Seu uso pode ocorrer nas seguintes situações clínicas: trauma cirúrgico, anafilaxia e/ou hipersensibilidade a agentes químicos e biológicos, pulpotomias e biopulpectomias, lesões ulcerativas ou induzidas por trauma (SCARPARO 2021).
® São utilizados de forma aguda, por curto período, podendo ser avaliada a suspensão de seu uso quando em torno de 80% da inflamação estiver controlada (SCARPARO 2021).

32
Q

Qual a dose terapeutica da dexametasona e o modo de uso?

A

Elixir (frasco) 0,5mg/5m
*bochecho para crianças acima de 6 anos
Bochechar conteúdo de uma colher (sopa) durante 2 min até 4 vezes ao dia

33
Q

Qual a dose terapeutica da triancinolona e o modo de uso?

A

1mg/g (orabase)
Aplicar nas lesões 4 vezes ao dia

34
Q

Qual conduta realizada favorece a remissão do processo infeccioso ?

A

® A realização de condutas como a drenagem, o desbridamento dos tecidos infectados e a remoção dos agentes causais atenuam o processo infeccioso ao reduzir quantitativamente o inoculo, e dessa forma auxiliam na resposta imunológica, favorecendo a remissão do processo infeccioso (SCARPARO 2021; ABOPED 2020).

35
Q

Quais são os sinais e sintomas, em crianças que favorecem a administração de antimicrobianos?

A

® Quando o paciente, em especial uma criança, é portador de patologias que comprometem os mecanismos de defesa ou apresenta quadro clínico que cursa um ou mais sinais e sintomas sistêmicos, como febre, linfadenite, inapetência, disfagia, trismo, dispneia, edema local, celulite e sintomatologia geral, a administração de antimicrobianos e o manejo farmacológico, como um recurso terapêutico auxiliar, são imperativos, bem como o monitoramento e o acompanhamento do quadro evolutivo (SCARPARO 2021).

36
Q

Qual antimicrobiano de primeira escolha?

A

A AMOXICILINA APRESENTA-SE COMO O ANTIMICROBIANO DE PRIMEIRA ESCOLHA (SCARPARO 2021; CARMO ET AL 2009).

37
Q

Qual ação e propriedade da amoxicilina ?

A

Apresentam mecanismo de ação com boa toxicidade seletiva e efeitos bactericidas em face de inúmeros patógenos presentes nas infecções orodentais (SCARPARO 2021).
® Dentre as ações e propriedades farmacodinâmicas, a amoxicilina destaca-se pelo amplo espectro de atividade antibacteriana, com ação estendida a microrganismos gram-positivos, gram-negativos e anaeróbicos orais; eficácia clínica e excelente perfil de segurança (SCARPARO 2021).
® O fato de amoxicilina poder ser disponibilizada em apresentações liquidas e de sofrer pouca interferência alimentar auxilia o prescritor e aos pais, pois permite realizar cálculos das dosagens mais adequadas ao peso e idade da criança (SCARPARO 2021).

38
Q

Quando a amoxicilina deve ser prescrita associada aos betalactâmicos?

A

Nas infecções em que haja predominância de microrganismos produtores de lactamases, a amoxicilina deve ser prescrita associada aos betalactâmicos, inibidores enzimáticos, como o ácido clavulânico ou o sulbactam, e dessa forma há um drible na resistência e no aumento do espectro de ação (SCARPARO 2021).

39
Q

Quais efeitos colaterais do uso de antibióticos ?

A

Quanto ao uso dos antibióticos, pais e responsáveis devem estar atentos ao aparecimento de efeitos colaterais mais frequentes, como, os distúrbios gastrointestinais (dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos), bem como os mais raros, como as reações de hipersensibilidade (exantema maculopapular, prurido, eosinofilia e anafilaxia) (SCARPARO 2021).

40
Q

Qual a apresentação terapeutica e posologia da amoxicilina?

A

Suspensão oral de 50mg/ml
Suspensão oral de 125, 250, 500mg/5ml
Crianças com menos de 20kg: 20 a 50mg/kg/dia de 8 em 8 horas
Crianças acima de 20kg: 20 a 50mg/kg/dia de 8/8 horas ou 12/12 horas (250 a 500mg/dose de 8/8 ou 12/12 horas)

41
Q

Qual a apresentação terapeutica e posologia da amoxicilina + acido clavulanico?

A

Suspensão oral de 125mg (amoxicilina) + 31,25mg/5ml (ácido clavulânico)
Suspensão oral de 250mg (amoxicilina) + 62,5mg/5ml (ácido clavulânico)
Suspensão oral de 200mg (amoxicilina BD) + 28,5mg/5ml (ácido clavulânico)
Suspensão oral de 400mg (amoxicilina BD) + 57mg/5ml (ácido clavulânico)
Crianças com menos de 20kg: 20 a 50mg/kg/dia de 8 em 8 horas
Crianças acima de 20kg: 20 a 50mg/kg/dia de 8/8 horas ou 12/12 horas (250 a 500mg/dose de 8/8 ou 12/12 horas)

42
Q

No grupo dos macrolídeos quais são os fármacos utilizados como alternativa em pacientes alérgicos a penicilina?

A

No grupo dos macrolídeos, em particular os fármacos semissintéticos, a claritromicina e a azitromicina estão elencadas como opções viáveis na pediatria e como alternativas terapêuticas ao grupo das penicilinas (SCARPARO 2021).
Ambos possuem efeito pós-antibiótico prolongado, boa absorção por via oral e baixa interferência alimentar, excelente cinética de distribuição tecidual, atingindo elevadas concentrações nos granulócitos e macrófagos (SCARPARO 2021).

43
Q

Qual a posologia para claritromicina e azitromicina ?

A

Os cálculos posológicos para uso infantil tomam como premissa as seguintes escalas terapêuticas: claritromicina de 7,5 a 15mg/kg/dia de 12 em 12 horas; azitromicina de 10 a 12mg/kg/dia em dose única (SCARPARO 2021).

44
Q

Quais sao as consideramos de DAWSON-HAHN ET AL 2017; FLYNN 2011; ABOPED 2020, segundo o tempo da antibióticoterapia ?

A

® Quando realizado tratamento local em pacientes com infecções odontogênicas com envolvimento orofacial, não houve diferença quando se utilizou antibioticoterapia por 3-4 dias ou 7 dias em pacientes saudáveis. Assim, quando a antibioticoterapia for realmente indicada, ou seja, em casos de manifestação regional/sistêmica de infecção, os antibióticos devem ser utilizados pelo menor tempo possível. Há evidências de boa qualidade que, para a maioria das infecções comuns em crianças tratadas ambulatorialmente, o curso de curta duração dos antibióticos é tão eficaz quanto cursos mais longos. Isso permite mudar a prática comum de que cursos de 7 dias de antibióticos são necessários para a maioria das infecções (DAWSON-HAHN ET AL 2017; FLYNN 2011; ABOPED 2020)

45
Q

quais sao as consideracoes de AMINOSHARIAE E KULILD 2016; ABOPED 2020 quanto ao uso de antibióticos no tratamento endodôntico ?

A

® O uso de antibióticos sistêmicos antes ou após o tratamento endodôntico em dentes com infecção não reduz a dor nem a presença de infecção, o que ratifica que a antibioticoterapia só esta indicada em casos de disseminação da infecção ou de envolvimento sistêmico (como exemplo, febre). Ainda, antibióticos parecem não reduzir a dor de dente causado por pulpite irreversível, assim como dor e inchaço nos casos de periodontite apical e sintomática ou abscesso periapical agudo (AMINOSHARIAE E KULILD 2016; ABOPED 2020).

46
Q

Qual a posologia da amoxicilina no uso de profilaxia antibiotica segundo a AAPD 2022?

A

amoxicilina 2g em adultos e em crianças 50mg/kg administrado 30 a 60 min antes do procedimento

47
Q

Qual a posologia no uso de profilaxia antibiotica e o antibiotico indicado para pacientes alérgicos a penicilina segundo a AAPD 2022?

A

Cefalexina 2g em adultos e em crianças 50mg/kg administrado 30 a 60 min antes do procedimento

48
Q

O que se deve fazer quando o paciente já está em terapia antibiótica?

A

Se o paciente estiver recebendo terapia antimicrobiana parenteral para EI ou outras infecções, o mesmo antibiótico pode ser continuado para o procedimento odontológico. Se possível, os procedimentos eletivos devem ser adiados 10 dias após a conclusão da antibioticoterapia de curta duração. Quando os procedimentos envolvem tecidos infectados ou são realizados em um paciente com uma resposta do hospedeiro comprometida, podem ser necessárias doses adicionais ou um curso pré e pós-operatório prescrito de antibióticos (AAPD 2022).

49
Q

Para quais procedimentos são indicados a profilaxia antibiotica ?

A

Antibióticos são recomendados para todos os procedimentos odontológicos que envolvam manipulação de tecido gengival ou da região periapical dos dentes ou perfuração da mucosa oral para pacientes cardíacos com maior risco de resultados adversos da EI (AAPD 2022).

50
Q

Para quais riscos/pacientes são indicados profilaxia antibiotica ?

A

® Válvula ou material cardíaco protético
o Presença de válvula protética cardíaca
o Implante transcateter de válvulas protéticas
o Reparo da válvula cardíaca com dispositivos, incluindo anuloplastia, anéis ou clipes Dispositivos de assistência ventricular esquerda ou coração implantável
® EI anterior, recaída ou recorrente
® CHD
o DCC congênita cianótica não reparada, incluindo shunts e condutos paliativos.
o Defeito cardíaco congênito completamente reparado com material protético ou dispositivo, seja colocado por cirurgia ou por
o transcateter durante os primeiros 6 meses após o procedimento.
o CHD reparada com defeitos residuais no local ou adjacente ao local de um remendo protético ou dispositivo protético. Válvula de artéria pulmonar cirúrgica ou transcateter ou colocação de conduto, como válvula Melody e conduto Contegra.
® Receptores de transplante cardíaco que desenvolvem valvulopatia cardíaca

51
Q

Quando não é indicado profilaxia antibiotica ?

A

® Dispositivos eletrônicos implantáveis, como marca-passo ou dispositivos semelhantes
® Dispositivos de fechamento de defeito septal quando o fechamento completo é alcançado
® Enxertos e remendos vasculares periféricos, incluindo aqueles usados para hemodiálise Stents de artéria coronária ou outros stents vasculares
® Shunts ventrículo-atriais do SNC Filtros de veia cava

52
Q

Qual infecção viral mais comum na cavidade oral? e quais são as características da infecção e do antiviral?

A

A infecção viral mais comum na cavidade bucal é causada pelo herpes simples tipo I, cuja infecção primária pode manifestar-se como gengivoestomatite herpética aguda (GEHA); no entanto, as evidências são de qualidade muito baixa. Após a instalação da infecção recorrente, os antivirais orais parecem reduzir a duração (evidência de qualidade alta) e o tempo de cura (evidência de qualidade baixa). Em relação aos antivirais tópicos, não há evidência quanto à efetividade para reduzir a dor e o tempo de cura na GEHA e prevenir a recorrência (WORRALL 2011; ABOPED 2020)

53
Q

Como deve ser realizada a prescrição do antiviral ?

A

A prescrição é de aciclovir, comprimido, 20mg/kg 4 vezes ao dia durante 5 dias – para crianças/adolescentes acima de 30kg serão prescritos 400 mg 5 vezes ao dia por 5 dias (ABOPED 2020)

54
Q

Quando são utilizados os antifúngicos ? Em crianças imunocomprometidas qual antifúngico é mais eficaz?

A

Na odontopediatria, os antifúngicos são geralmente utilizados na abordagem da candidíase oral, uma infecção oportunista superficial. Para o tratamento de candidíase oral, miconazol gel e fluconazol parecem mais efetivos que a suspensão de nistatina, tanto em crianças imunocompetentes quanto naquelas imunocomprometidas (PANKHURST 2013; ABOPED 2020).
Profilaticamente, em crianças imunocomprometidas, o fluconazol pode ser mais eficaz que nistatina e anfotericina B, porém a evidência é de baixa qualidade (PANKHURST 2013; ABOPED 2020).

55
Q

DESCREVA para DIPIRONA a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Gotas 500mg/ml
    Solução oral 50mg/ml
    Comprimidos 500mg
  2. 6-15 mg/kg/dose de 6/6 horas
  3. ½ gota/kg/dose
  4. 500 a 1000mg de 6/6 horas
56
Q

DESCREVA para IBUPROFENO a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Gotas 50 ou 100mg/ml
    Comprimidos 200mg, 300mg, 400mg, 600mg
  2. 5-10 mg/kg/dose de 6/6
  3. 1 gota/kg/dose
  4. 200 a 800mg dose de 6/6 horas
57
Q

DESCREVA para PARACETAMOL a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Gotas 200mg/ml
    Comprimidos 500mg e 750mg
  2. 10-15 mg/kg/dose de 4/4 ou 6/6 horas
  3. 1 gota/kg/dose
  4. 325mg a 500mg de 3/3 horas
    325mg a 650mg de 4/4 horas
    500mg a 1000mg de 6/6 horas
58
Q

DESCREVA para AMOXICILINA a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Suspensão oral 250mg/5ml
    Comprimidos ou cápsulas 500mg ou 875mg
  2. 20-50 mg/kg/dia de 8/8 horas ou 12/12 horas
  3. 1ml/kg/dias ou peso em kg dividido por 3 = ml a cada 8hrs
  4. 250 a 500mg de 8/8 horas
    500 a 875 mg de 12/12 horas
59
Q

DESCREVA para AMOXICILINA + acido clavulanico a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A

1.Suspensão oral amoxicilina 250mg/5m + ácido clavulânico 62,5 mg/ml
Comprimido amoxicilina 500mg + ácido clavulânico 125 mg
2. 25-50 mg/kg/dia de 8/8 horas
3. 1ml/kg/dias ou peso em kg dividido por 3 = ml a cada 8hrs
4. 1 comprimido de 8/8 horas

60
Q

DESCREVA para AZITROMICINA a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Suspensão 200mg/5ml (600mg com 15ml e 900 mg com 22,5ml)
    Comprimidos 500mg
  2. 10 mg/kg/dia (dose única) por 5 dias
  3. Peso em kg dividido por 4 = ml a cada 24 horas
  4. 500 mg de 24/24 horas por 5 dias
61
Q

DESCREVA para CEFALEXINA a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A

1.Solução 250mg/5ml
Comprimidos ou cápsulas 500mg e 1000mg
2. 25-50 mg/kg/dia dividido em 4 doses
3. 1ml/kg/dia ou peso em kg dividido por 4 = ml a cada 6 horas
4. 250 a 500 mg de 6/6 horas

62
Q

DESCREVA para METRONIDAZOL a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Suspensão oral 200mg/5ml
  2. 20mg/kg/dia
  3. 0,5 ml/kg/dia = peso dividido por 4 de 12/12 horas
  4. 250 a 400 mg de 8/8 horas
63
Q

DESCREVA para NISTATINA a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Suspensão oral 100.000 UI/ml
  2. 1ml aplicado 4 vezes/dia com duração de, no mínimo, 48 horas após desaparecerem os sintomas
  3. ½ a 1 conta gostas em cada canto da boca
  4. Bochechar 5-10 ml aplicado 4 vezes/dia, com duração de, no mínimo, 48 horas após desaparecerem os sintomas
64
Q

DESCREVA para MICONAZOL a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Gel oral 20mg
  2. Pequena quantidade sobre a área da mucosa afetada 4 vezes/dia
  3. Pequena quantidade sobre a área da mucosa afetada, 4 vezes/dia
65
Q

DESCREVA para FLUCONAZOL a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Suspensão oral 50mg/5ml
    Cápsula 50mg ou 100mg
  2. 3 mg/kg uma vez/dia por 7 dias
  3. 1 cápsula ao dia por 7-14 dias
66
Q

DESCREVA para ACICLOVIR a:
1 Apresentação oral usual
2 Dose pediatrica
3 Regra pratica da dose pediatria
4 Dose do adolescente

A
  1. Comprimido
  2. 20mg/kg, 4 vezes ao dia, por 5 dias
  3. 400mg, 5 vezes ao dia, por 5 dias