Suspensão e Exclusão do Crédito Tributário Flashcards
Quais as hipóteses de exclusão do crédito tributário?
A Isenção e a Anistia.
Quais as hipóteses de suspensão do crédito tributário?
- Moratória;
- Depósito do seu montante integral;
- Reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;
- Concessão de medida liminar em mandado de segurança;
- Concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial
- Parcelamento.
Com a notificação ao sujeito passivo do lançamento efetuado, este pode pagar ou impugnar. Mas o que ocorre caso o sujeito passivo não pague ou mesmo se não lograr êxito na impugnação (decisão desfavorável) e deixar de pagar? O Fisco pode obrigar o contribuinte a pagar o tributo?
NÃO! A Fazenda Pública deve buscar o adimplemento da obrigação nas vias do Poder Judiciário, com base na ação de execução fiscal.
Por meio de qual ação, perante o Judiciário, o Fisco pode exigir que o contribuinte pague o valor devido?
Por meio da ação de execução fiscal
Para o ajuizamento de uma ação de execução fiscal, é necessário que o crédito tributário tenha sido inscrito em dívida ativa. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Em alguns casos, a Fazenda fica impedida de levar a cabo os atos de cobrança, por meio de execução fiscal. Como se chama esses casos?
Suspensão do crédito tributário; ou
Suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
O que é a Suspensão do crédito tributário?
Hipótese em que o sujeito ativo impedido de exercitar atos de cobrança.
A legislação tributária que disponha sobre suspensão do crédito tributário deve ser interpretada literalmente. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Dessa forma, o crédito tributário regularmente constituído só pode ter sua exigibilidade suspensa nos casos previstos no próprio CTN.
A suspensão do crédito tributário implica dispensa de cumprimento das obrigações acessórias. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Ainda que não seja exigida do contribuinte a obrigação tributária principal, deve continuar cumprindo com as obrigações acessórias estabelecidas na legislação tributária.
Tanto as pessoas imunes ou isentas, como aquelas que venham a ter a exigibilidade do crédito tributário suspensa, devem continuar cumprindo com as obrigações acessórias. CERTO ou ERRADO?
CERTÍSSIMO
Havendo suspensão da exigibilidade do crédito tributário o Fisco fica impedido de efetuar o lançamento do crédito tributário. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! O que se suspende é a exigibilidade do crédito tributário, e não o dever de lançar.
Havendo suspensão da exigibilidade do crédito tributário a autoridade pode constituir o crédito, mas fica impedida de realizar a cobrança do tributo ou penalidade. CERTO ou ERRADO?
CERTO! O lançamento pode ser feito, o que não pode é exigir o crédito do devedor.
Por qual motivo lógico, havendo suspensão da exigibilidade do crédito tributário a autoridade pode efetuar o lançamento?
Pois se o Fisco ficasse impedido de efetuar o lançamento, correria o risco de ser atingido pela decadência, perdendo o direito de constituir o crédito tributário.
Quando a causa suspensiva do crédito tributário ocorre antes do lançamento, a exigibilidade do crédito tributário fica suspensa. CERTO ou ERRADO?
CERTO! PORÉM, o mais correto seria dizer que: Quando a causa suspensiva ocorre antes do lançamento, a exigibilidade do crédito tributário fica IMPEDIDA de ocorrer. Já que antes do lançamento ainda não está constituído o crédito tributário.
O que é moratória? (hipótese de suspensão do crédito tributário)
A dilatação/diferimento do prazo para cumprimento da
obrigação. Ou seja, altera-se o prazo para pagamento do tributo ou penalidade.
Se houve a dilatação do prazo para pagamento das obrigações, há suspensão temporária da exigibilidade do crédito tributário. Deve, então, a Fazenda Pública aguardar o prazo previsto na lei que concedeu a moratória para promover a exigência. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Esse é o procedimento na moratória.
Quais os dois tipos de moratória?
Individual;
Geral.
A moratória somente pode ser concedida em caráter geral pela pessoa jurídica de _____ competente para _____ o tributo a que se refira
Direito público / instituir.
A moratória somente pode ser concedida em caráter geral pela _____, quanto a tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, quando _____ concedida quanto aos tributos de competência _____ e às obrigações de direito _____
União / simultaneamente / federal / privado
A moratória somente pode ser concedida em caráter individual por _____ da _____ , desde que autorizada por _____.
Despacho / autoridade administrativa / lei
Em qualquer caso, a dilatação do prazo para pagamento do tributo (moratória) depende de lei para ser concedida. CERTO ou ERRADO?
CERTO! A lei deve prever os requisitos para concessão da dilatação do prazo, tanto na moratória individual, quanto na geral.
O que é a moratória concedida em caráter individual?
Aquela na qual o benefício é restrito a determinadas pessoas, que preencham os requisitos estabelecidos pela lei.
Para que as pessoas gozem da moratória individual, é necessário que comprovem à autoridade administrativa que estão entre aquelas às quais a lei restringiu. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Que tipo de moratória é concedida pelo despacho da
autoridade?
A Moratória Individual.