SOP Flashcards
São características de uma paciente com síndrome dos ovários policísticos: I. Anovulação crônica II. Hiperinsulinemia. III. LH diminuído. IV. Hiperandrogenismo. As corretas são:
I, II e IV
Anovulação é consequência de uma inapropriada liberação de GnRH, o que leva a uma maior produção de LH e menor liberação de FSH. V ou F?
V
A insulina é capaz de aumentar a produção de globulina carreadora de hormônios sexuais, com isso, aumenta a quantidade total de androgênios circulantes. V ou F?
F
A insulina DIMINUI a produção hepática de globulina carreadora de hormônios sexuais (SHBG), com isso aumenta a fração livre de testosterona circulante.
Insulina e LH estimulam a produção de androgênios nas células da Teca, como resultado, os ovários produzem níveis elevados de testosterona e androstenediona. V ou F?
V
Existem receptores para insulina nas células estromais ovarianas, por isso a insulina, assim como o LH, são capazes de estimular a produção de androgênios nas células.
O aumento da estrona é fruto de uma maior conversão periférica pela aromatase, transformando androstenediona em estrona. V ou F?
V
Mulher de 36 anos de idade, G1P1, refere atraso menstrual de 5 meses sem outras queixas associadas. Faz uso de camisinha como método contraceptivo. Nega doenças crônicas e uso de medicações. É tabagista há 10 anos e apresenta um índice de massa corporal de 28,5 kg/m². Considerando essa situação e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue o item a seguir. Se houver sinais de hiperandrogenismo, devem-se dosar SDHEA, 17 (OH) progesterona e testosterona. Se for firmado o diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos, o rastreamento de síndrome metabólica é indispensável na paciente. V OU F?
V
Devido ao hiperandrogenismo, sinais de virilização, como aumento da massa muscular, redução das mamas, e clitoromegalia, são típicos da SOMP. V ou F?
F
Clitoromegalia não é nem um pouco habitual na SOP! É sinal de virilização intensa, muitas vezes por uso de anabolizantes ou na presença de tumores virilizantes.
A acne vulgar é achado clínico muito frequente em adolescentes, portanto, a acne persistente ou de início tardio não sugere diagnóstico de SOMP. V ou F?
F
Um pouco de acne é habitual, porém acne vulgar persistente pode ser achado da SOP.
A anovulação pode resultar de resistência insulínica e grande parte das pacientes com SOMP retomam os ciclos ovulatórios após iniciar metformina. V ou F?
V
Os níveis androgênicos normalmente estão elevados na SOMP e os níveis de progesterona são também elevados em razão dos ciclos anovulatórios. V ou F?
F
A progesterona é produzida pelo corpo lúteo, que é produto de ovulação! Assim, é meio improvável termos progesterona elevada em uma síndrome anovulatória…
Analise os itens:
I. Oligoanovulação ou anovulação; II. Hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial; III. Morfologia ovariana policística ao ultrassom realizado entre o terceiro e o quinto dia do ciclo menstrual; IV. Relação LH/FSH > 3; V. Acanthosis nigricans e teste de resistência insulínica.
Fazem parte dos critérios de Rotterdam…
I, II e III
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) caracteriza-se primariamente por disfunção ovulatória e hiperandrogenismo, sendo o diagnóstico realizado após exclusão de outras causas para esses distúrbios. Assinale a alternativa que apresenta apenas diagnósticos diferenciais para SOP.
a) Uso de anticoncepcional oral combinado, tumor secretor de androgênios e endometriose
b) Hipotireoidismo, endometriose e insuficiência adrenal primária
c) Hiperplasia adrenal congênita não clássica, hiperprolactinemia e síndrome de Cushing
d) Hipertireoidismo, hipogonadismo e doença inflamatória pélvica
e) Hiperprolactinemia, miomatose uterina e insuficiência ovariana primária
C
Mulher de 27 anos, nulípara, vem à consulta com o diagnóstico prévio de SOP, queixando-se de infertilidade e com o desejo de engravidar o mais rápido possível. Ao exame físico: Altura 1,53 m, Peso 73 kg, pressão arterial 138 x 87 mmHg, hirsutismo e acantose nigricans, TSH 1,7 mU/L, T4 livre 1,1 ng/dL, prolactina, testosterona e DHEAS normais, beta HCG negativo e glicemia de jejum 107 mg/dL. O tratamento mais indicado tendo em vista o caso acima é:
Clomifeno
Paciente com diagnóstico de SOP tendo como queixa principal a infertilidade. Encontra-se obesa e possui 2 critérios para síndrome metabólica (não fecha, portanto, o diagnóstico de síndrome metabólica apenas com as informações fornecidas), apresenta hiperandrogenismo clínico. O tratamento no caso dessa paciente visa a principal queixa dela, que é a infertilidade. É importante orientar quanto a perda de peso e mudança de estilo de vida, que em muitos casos, já resolve o problema. Outra ferramenta no tratamento da infertilidade dessa paciente é a indução da ovulação, sendo a droga mais conhecida o citrato de clomifeno. A espironolactona é utilizada para tratamento de hirsutismo, mas é não é indicada para paciente que está tentando engravidar, devido seus riscos durante a gestação. Anticoncepcionais não são o melhor tratamento para quem deseja gravidez, seja isolado ou combinado. A metformina é utilizada nos casos de resistência insulínica e pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento de infertilidade.
A síndrome de anovulação crônica hiper androgênica (síndrome dos ovários policísticos) é um conjunto de sinais e sintomas que interferem em muito na vida da portadora, seja no ponto de vista estético quanto no de comorbidades que poderão afetar sua vida. Acerca do tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Uma indicação terapêutica que minimiza a acne e o hirsutismo é a associação de drosperinona 3 mg com etinilnilestradiol 0,20 mcg, PORQUE II. O progestágeno diminui a ligação do LH em seus receptores nas células tecais e inibe a 5 α redutase e o etinilestradiol diminui a produção hepática da globulina carreadora de hormônio sexual (SHBG). Sobre as afirmativas…
A asserção I é correta! A drospirenona é um dos progestágenos mais anti-androgênicos disponíveis, perdendo para a ciproterona; porém a asserção II é incorreta: reduzir os níveis de SHBG ELEVARIA os níveis circulantes de testosterona, agravando o hiperandrogenismo!
Paciente feminina de 17 anos com acne importante e dosagem hormonal compatível com anovulação crônica, dentre as opções de anticoncepcionais, a melhor conduta é:
Anticoncepcional combinado contendo acetato de ciproterona.
Com tantas opções de métodos anticoncepcionais disponíveis hoje em dia, temos que levar em consideração diversos aspectos como idade, padrão menstrual, cólicas, TPM, características da pele, desejo reprodutivo futuro e comodidade do uso. E lembre-se que algumas mulheres também apresentam contraindicação para o uso de determinados métodos, como por exemplo mulheres que fumam, que têm enxaqueca ou histórico de tromboses. Na questão, levanta-se a possibilidade do tratamento da acne com uso de alguns anticoncepcionais, por quê? Porque estes medicamentos ajudam no controle de hormônios, como os androgênios, diminuindo a oleosidade da pele e a formação de espinhas.
Os melhores anticoncepcionais para ajudar no controle da acne são os que têm na sua composição um derivado de estrogênio, associado a progestágenos e com uso prolongado, pois, o efeito na pele é observado entre 3 e 6 meses de uso contínuo da pílula. Com isso, o uso de anticoncepcionais injetáveis não é indicado. Com na questão, a paciente apresenta acne importante, a ciproterona é o progestágeno de escolha, pois, tem efeitos mais fortes e por isso só deve ser usado em casos mais severos de acne. porém, tem que ter cautela, o seu uso deve ser por um período de tempo o mais curto possível. Os demais progestágenos são mais utilizados para o tratamento da acne leve a moderada.