Infertilidade conjugal Flashcards

1
Q

Qual a causa mais comum de infertilidade por fator tuboperitoneal?

A

DIP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

É a causa mais comum de oligo-ovulação e anovulação em mulheres que apresentam infertilidade.

A

SOP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A resistência ao clomifeno pode acontecer em 20% das pacientes com SOP e a metformina é uma estratégia terapêutica, uma vez que diminui os níveis séricos de insulina e, consequentemente, de testosterona, e melhora a função ovariana e os ciclos menstruais, aumentando as taxas de ovulação. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Casal infértil, ela com 30 anos e ele com 35 anos de idade. Espermograma em duas amostras com concentração de 10 milhões /ml, motilidade normal e morfologia de Kruger – 4%. A ultrassonografia e a histerossalpingografia com achado de hidrossalpinge bilaterial. O tratamento indicado é:

A

Salpingectomia + FIV

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Mulher de 30 anos encontra-se em tratamento para gravidez e deverá ser submetida a inseminação intrauterina. Recebeu medicação para estimular o desenvolvimento do folículo ovariano, que apresenta 20 mm do diâmetro ao ultrassom. Qual dos hormônios é o mais indicado para induzir a ovulação?

A

hCG

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em paciente que possui ciclos menstruais regulares, não se faz necessário a investigação inicial da reserva ovariana. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O hormônio antimülleriano, produzido pelas células da granulosa dos folículos pré-antrais, deve ser solicitado na primeira fase do ciclo menstrual, entre os dias 1 e 5. V ou F?

A

F; pode ser solicitado em qualquer fase do ciclo menstrual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O diâmetro médio do folículo de Graaf maduro, que irá permitir avaliação adequada em estudos de reprodução humana, tanto propedêutica quanto diagnóstica será de:

A

17-25 mm

O folículo de Graaf, também conhecido como folículo maduro, é a estrutura que libera o óvulo durante a ovulação. Seu tamanho é um indicador importante da maturidade do óvulo e, consequentemente, da sua capacidade de ser fertilizado. No contexto da reprodução humana, a avaliação do tamanho do folículo é crucial para determinar o momento ideal para a coleta de óvulos em procedimentos de fertilização in vitro ou para prever a ovulação em ciclos naturais. Um tamanho adequado do folículo indica que ele está pronto para ovular e que o óvulo dentro dele está maduro.

Um folículo de Graaf com diâmetro > 16 mm (em geral de 17 a 25mm) é considerado maduro e pronto para ovular. Este é o tamanho ideal para a coleta de óvulos em procedimentos de fertilização in vitro ou para prever a ovulação em ciclos naturais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Durante a propedêutica de infertilidade, uma mulher de 35 anos de idade faz uma ultrassonografia pélvica transvaginal que mostra a presença de três miomas intramurais, cada um medindo 2 cm de diâmetro. Considerando-se a grande vontade de engravidar, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tratamento mais adequado nesse caso.

A

Conduta expectante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual o local mais afetado pela tuberculose genital feminina?

A

Tubas uterinas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Nuligesta, 24 anos, há um ano tenta engravidar sem sucesso. Apresenta ciclos menstruais de 27 a 29 dias, com fluxo normal. Tem atividade sexual regular, com relação pênis-vagina quatro vezes na semana. Marido de 28 anos, tem três filhos de outro relacionamento e nega comorbidades. Exame físico: sem alterações. Exames complementares: FSH 5,4 mUI/mL (2,8 a 14,4 mUI/mL), TSH 2 µUI/mL (0,3 a 4,0 µUI/mL). Ultrassonografia transvaginal com útero e ovários normais e contagem de folículos antrais de 9 em cada ovário, imagem hipoecogênica alongada em topografia de anexo esquerdo. Histerossalpingografia com cavidade uterina normal, trompa direita filiforme e trompa esquerda dilatada, sem passagem de contraste bilateralmente. Espermograma com volume de 2 mL, 16 milhões de espermatozoides / mL, 50% vivos, 30% de motilidade progressiva e 5% normais (critério de Kruger). Qual o melhor tratamento para este casal?

A

Ciclo de FIV após salpingectomia.

Tubas obstruídas bilateralmente, o embrião precisa ser formado fora (FIV). Além disso, o acúmulo de líquido nas tubas contém diversas substâncias inflamatórias, prejudicando a nidação do embrião. Portanto, o resultado da FIV em uma paciente com hidrossalpinge pode ser ruim, devendo-se realizar a salpingectomia antes do procedimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A infertilidade pode ser atribuída à mulher em 60% dos casos. V ou F?

A

F; a afirmação de que a infertilidade pode ser atribuída à mulher em 60% dos casos é imprecisa. Em geral, as causas da infertilidade são distribuídas quase que igualmente entre fatores femininos e masculinos. Ambos representam cerca de 30-40% das causas, enquanto os demais casos são devidos a fatores combinados ou causas inexplicadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Iniciar a investigação após 6 meses de tentativa nas mulheres com mais de 35 anos. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Teste de LH urinário pode ser usado como preditor de ovulação, enquanto a dosagem de progesterona sérica acima de 4 a 6 ng/mL pode ser indicativo de ovulação. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Leiomiomas que obstruem as tubas uterinas, deformam ou preenchem a cavidade uterina podem prejudicar a fertilidade. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A permeabilidade tubária pode ser avaliada por meio de histerossalpingografia ou cromotubagem laparoscópica. V ou F?

A

V

16
Q

Casal com desejo de gestação, procura orientação. Ela com 33 anos, nuligesta, ciclos menstruais regulares. Nega cirurgias anteriores. Histerossalpingografia normal. Ultrassom pélvico normal. Ele com 33 anos, nega uso de medicamentos. Fumante. Espermograma: volume: 2,5 ml, número de espermatozoides por ml: 500.000, Vitalidade: 60% Qual tratamento a ser oferecido?

A

ICSI

Principalmente pelo quadro de oligozoospermia, é necessário um processo de FIV ou ICSI, contudo a ICSI acaba tendo melhores resultados em pacientes com poucos espermatozoides viáveis como no caso acima. O espermatozoide nesses casos é diretamente injetado dentro do ovócito.

17
Q

As mulheres estão postergando a maternidade e isso determina uma maior preocupação em relação à reserva folicular. Os testes indicados e os períodos ideais para a coleta são…

A

FSH e estradiol no 3º dia do ciclo e o hormônio antimulleriano em qualquer dia.

*estradiol não é o principal, mas também pode ser dosado

18
Q

A biópsia de endométrio não é um método preciso da ovulação em mulheres inférteis. V ou F?

A

V

19
Q

A histerossalpingografia é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico da permeabilidade tubária. V ou F?

A

F; Controvérsa essa aqui! A histerossalpingografia é o principal exame para avaliar a permeabilidade tubária. Em algumas provas, já foi pedido o exame padrão-ouro para avaliar o fator tuboperitonial, e a resposta foi videolaparoscopia. Nesse caso, faz-se um procedimento cirúrgico e a avaliação de toda a cavidade abdominal. Também se pode fazer a cromotubagem (injeta-se um corante – azul de metileno – intrauterino e é possível ver o contraste saindo pelas tubas em caso de permeabilidade). Mas a laparoscopia é uma CIRURGIA, o que implica todos os riscos cirúrgicos e anestésicos associados ao ato. Não é a nossa primeira opção para avaliar a permeabilidade tubária!

20
Q

Em relação à HSG, afirma-se: I. Esse método é considerado padrão-ouro no diagnóstico do fator tubário e peritoneal. V ou F?

A

F; É padrão-ouro para fator tubário apenas! Fator peritoneal = videolaparoscopia.

21
Q

Em relação à HSG, afirma-se: o contraste injetado permite visualizar a cavidade uterina, a permeabilidade das trompas e o posicionamento dos ovários. V ou F?

A

F; não avalia a posição dos ovários.

22
Q

Em relação à HSG, afirma-se: o exame pode determinar aumento dos índices de gravidez após a sua realização, resultando em aumento das taxas de nascidos vivos. V ou F?

A

V

Ocasionalmente a própria pressão do veículo de contraste pode desfazer aderências pequenas.

23
Q
A