Endometriose Flashcards
Mulher, 35 anos, infértil, apresenta cisto de endometrioma ovariano medindo 5 cm. Qual é a melhor conduta cirúrgica durante a laparoscopia?
Cistectomia do endometrioma
Paciente de 27 anos, nuligesta, procura o consultório médico para consulta de rotina anual. Refere dismenorréia progressiva, de moderada a intensa de longa data. Planeja engravidar aos 30 anos. Atividade sexual regular com uso de método de barreira. Ao exame físico, útero em RVF, volume normal e anexos não identificados. CA-125:75. A Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal revelou pequenos cistos anexiais bilaterais de 2,1 e 1,8cm de conteúdo espesso e discreto espessamento de ligamentos útero-sacros. Diante da suspeita de endometriose, assinale qual deverá ser a melhor conduta para a paciente em questão:
Tratamento clinico com uso de anticoncepcional estendido para instituir amenorreia.
Endometriose profunda é aquela que acomete…
Ligamentos uterossacros, septo retovaginal, intestino, ureteres ou bexiga, de forma infiltrativa, com penetração maior que 5 mm.
Sobre a endometriose: o emprego de hormônios é a terapêutica preferencial para esta doença. V ou F?
F; o tratamento é individualizado.
Sobre a endometriose: o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e promover ou preservar a fertilidade. V ou F?
V
Sobre a endometriose: esta doença não apresenta possibilidade de regressão espontânea em estádios iniciais com conduta expectante ou uso de contraceptivos hormonais. V ou F?
F
Os métodos hormonais comparados mostraram eficácia semelhante, devendo-se avaliar, portanto, a preferência da paciente. V ou F?
V
O estadiamento da endometriose, proposto pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), apresenta correlação com a gravidade dos sintomas, especialmente dor pélvica e infertilidade. V ou F?
F; não há uma correlação clara entre locais de lesões e intensidade álgica ou mesmo infertilidade. Algumas pacientes com doença mínima podem apresentar sintomas graves, enquanto outras com doença extensa podem ser assintomáticas.
O tratamento medicamentoso (contraceptivos hormonais ou progestágenos) para endometriose não deve ser considerado sem que haja a confirmação da doença por algum meio diagnóstico (ultrassonografia ou ressonância magnética). V ou F?
F; o tratamento medicamentoso para endometriose pode ser iniciado a partir do diagnóstico presuntivo realizado através de uma boa anamnese e exame físico direcionado.
O uso de biomarcadores no tecido endometrial, especialmente o produto gênico de proteína marcador neuronal 9.5 (PGP 9.5), deve fazer parte da investigação inicial para endometriose. V ou F?
F; não há necessidade de nenhum biomarcador para o diagnóstico de endometriose.
Para identificar pacientes inférteis, que podem se beneficiar das técnicas de reprodução assistida, após a cirurgia para endometriose, o Índice de Fertilidade da Endometriose (Endometriosis Fertility Index - EFI), deve ser usado porque é validado, reprodutível e econômico. V ou F?
V; índice de fertilidade da endometriose (EFI) é usado para prever a fecundidade após a cirurgia de endometriose. E pode ser usado nas pacientes com desejo reprodutivo após a cirurgia de Endometriose.
O diagnóstico de endometriose pode ser descartado diante da ausência de imagens suspeitas de endometriose na ultrassonografia transvaginal e na ressonância magnética. V ou F?
F; para o diagnóstico da endometriose, utilizamos métodos de imagem não invasivos para a maior parte das pacientes. Nenhum exame é 100% sensível ou 100% específico para o diagnóstico da endometriose. Os melhores exames não invasivos são a Ressonância Magnética (RM) e a Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal. Mas mesmo um exame normal NÃO descarta a doença.
A teoria da menstruação retrógrada conseguiu explicar com precisão o porquê de as células endometriais desenvolverem-se em local anômalo. V ou F?
F; a teoria de Sampson, também conhecida como a teoria da menstruação retrógrada, é uma das explicações mais aceitas para o surgimento da endometriose. De acordo com esta teoria, durante a menstruação, algumas células do endométrio podem se mover no sentido contrário e se implantar em locais fora da cavidade uterina, como o ovário ou o peritônio. Essas células então crescem e se comportam de maneira similar às células endometriais, causando dor e outros sintomas. Porém, 90% das mulheres têm menstruação retrógrada. Então, sozinha, essa teoria não consegue explicar o surgimento da endometriose.
Os macrófagos estão diminuídos no fluido peritoneal das mulheres com endometriose. V ou F?
F; com relação à atividade inflamatória local, alguns estudos mostraram que há aumento de macrófagos no fluido peritoneal de pacientes com endometriose.
As células Natural Killer (NK) apresentam aumento da sua toxicidade e os linfócitos T estão reduzidos no fluido peritoneal das mulheres com endometriose. V ou F?
F; com relação à atividade inflamatória local, alguns estudos mostraram que há aumento de Linfócitos T e redução da atividade de células NK (Natural Killer) no fluido peritoneal de pacientes com endometriose.
Na teoria da metaplasia celômica, o epitélio celômico sofre apoptose e isso explica os focos a distância. V ou F?
F; na teoria da metaplasia celômica, o epitélio celômico sofre transformação em tecido endometrial, e não que sofre apoptose.
São encontrados interleucinas, interferon-g, fator de necrose tumoral alfa e fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) no fluido peritoneal dessas mulheres. V ou F?
V; há evidências de que várias citocinas e fatores de crescimento, como interleucinas, interferon-gama, fator de necrose tumoral alfa e VEGF, estão presentes em concentrações elevadas no fluido peritoneal de mulheres com endometriose. Estes compostos estão envolvidos na resposta inflamatória e podem contribuir para a patogênese e sintomas da endometriose.
Mulher de 32 anos, nugligesta, refere dismenorreia e dispareunia há 5 anos. Nega uso de método anticoncepcional. Foi realizada ressonância magnética que mostrou focos de endometriose nos ligamentos úteros sacros e nódulo no ureter provocando hidronefrose à direita. Qual seria sua conduta?
Videolaparoscopia