Endometriose Flashcards

1
Q

Mulher, 35 anos, infértil, apresenta cisto de endometrioma ovariano medindo 5 cm. Qual é a melhor conduta cirúrgica durante a laparoscopia?

A

Cistectomia do endometrioma

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Paciente de 27 anos, nuligesta, procura o consultório médico para consulta de rotina anual. Refere dismenorréia progressiva, de moderada a intensa de longa data. Planeja engravidar aos 30 anos. Atividade sexual regular com uso de método de barreira. Ao exame físico, útero em RVF, volume normal e anexos não identificados. CA-125:75. A Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal revelou pequenos cistos anexiais bilaterais de 2,1 e 1,8cm de conteúdo espesso e discreto espessamento de ligamentos útero-sacros. Diante da suspeita de endometriose, assinale qual deverá ser a melhor conduta para a paciente em questão:

A

Tratamento clinico com uso de anticoncepcional estendido para instituir amenorreia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Endometriose profunda é aquela que acomete…

A

Ligamentos uterossacros, septo retovaginal, intestino, ureteres ou bexiga, de forma infiltrativa, com penetração maior que 5 mm.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sobre a endometriose: o emprego de hormônios é a terapêutica preferencial para esta doença. V ou F?

A

F; o tratamento é individualizado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sobre a endometriose: o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e promover ou preservar a fertilidade. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre a endometriose: esta doença não apresenta possibilidade de regressão espontânea em estádios iniciais com conduta expectante ou uso de contraceptivos hormonais. V ou F?

A

F

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Os métodos hormonais comparados mostraram eficácia semelhante, devendo-se avaliar, portanto, a preferência da paciente. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O estadiamento da endometriose, proposto pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), apresenta correlação com a gravidade dos sintomas, especialmente dor pélvica e infertilidade. V ou F?

A

F; não há uma correlação clara entre locais de lesões e intensidade álgica ou mesmo infertilidade. Algumas pacientes com doença mínima podem apresentar sintomas graves, enquanto outras com doença extensa podem ser assintomáticas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O tratamento medicamentoso (contraceptivos hormonais ou progestágenos) para endometriose não deve ser considerado sem que haja a confirmação da doença por algum meio diagnóstico (ultrassonografia ou ressonância magnética). V ou F?

A

F; o tratamento medicamentoso para endometriose pode ser iniciado a partir do diagnóstico presuntivo realizado através de uma boa anamnese e exame físico direcionado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O uso de biomarcadores no tecido endometrial, especialmente o produto gênico de proteína marcador neuronal 9.5 (PGP 9.5), deve fazer parte da investigação inicial para endometriose. V ou F?

A

F; não há necessidade de nenhum biomarcador para o diagnóstico de endometriose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Para identificar pacientes inférteis, que podem se beneficiar das técnicas de reprodução assistida, após a cirurgia para endometriose, o Índice de Fertilidade da Endometriose (Endometriosis Fertility Index - EFI), deve ser usado porque é validado, reprodutível e econômico. V ou F?

A

V; índice de fertilidade da endometriose (EFI) é usado para prever a fecundidade após a cirurgia de endometriose. E pode ser usado nas pacientes com desejo reprodutivo após a cirurgia de Endometriose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O diagnóstico de endometriose pode ser descartado diante da ausência de imagens suspeitas de endometriose na ultrassonografia transvaginal e na ressonância magnética. V ou F?

A

F; para o diagnóstico da endometriose, utilizamos métodos de imagem não invasivos para a maior parte das pacientes. Nenhum exame é 100% sensível ou 100% específico para o diagnóstico da endometriose. Os melhores exames não invasivos são a Ressonância Magnética (RM) e a Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal. Mas mesmo um exame normal NÃO descarta a doença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A teoria da menstruação retrógrada conseguiu explicar com precisão o porquê de as células endometriais desenvolverem-se em local anômalo. V ou F?

A

F; a teoria de Sampson, também conhecida como a teoria da menstruação retrógrada, é uma das explicações mais aceitas para o surgimento da endometriose. De acordo com esta teoria, durante a menstruação, algumas células do endométrio podem se mover no sentido contrário e se implantar em locais fora da cavidade uterina, como o ovário ou o peritônio. Essas células então crescem e se comportam de maneira similar às células endometriais, causando dor e outros sintomas. Porém, 90% das mulheres têm menstruação retrógrada. Então, sozinha, essa teoria não consegue explicar o surgimento da endometriose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Os macrófagos estão diminuídos no fluido peritoneal das mulheres com endometriose. V ou F?

A

F; com relação à atividade inflamatória local, alguns estudos mostraram que há aumento de macrófagos no fluido peritoneal de pacientes com endometriose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

As células Natural Killer (NK) apresentam aumento da sua toxicidade e os linfócitos T estão reduzidos no fluido peritoneal das mulheres com endometriose. V ou F?

A

F; com relação à atividade inflamatória local, alguns estudos mostraram que há aumento de Linfócitos T e redução da atividade de células NK (Natural Killer) no fluido peritoneal de pacientes com endometriose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Na teoria da metaplasia celômica, o epitélio celômico sofre apoptose e isso explica os focos a distância. V ou F?

A

F; na teoria da metaplasia celômica, o epitélio celômico sofre transformação em tecido endometrial, e não que sofre apoptose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

São encontrados interleucinas, interferon-g, fator de necrose tumoral alfa e fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) no fluido peritoneal dessas mulheres. V ou F?

A

V; há evidências de que várias citocinas e fatores de crescimento, como interleucinas, interferon-gama, fator de necrose tumoral alfa e VEGF, estão presentes em concentrações elevadas no fluido peritoneal de mulheres com endometriose. Estes compostos estão envolvidos na resposta inflamatória e podem contribuir para a patogênese e sintomas da endometriose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Mulher de 32 anos, nugligesta, refere dismenorreia e dispareunia há 5 anos. Nega uso de método anticoncepcional. Foi realizada ressonância magnética que mostrou focos de endometriose nos ligamentos úteros sacros e nódulo no ureter provocando hidronefrose à direita. Qual seria sua conduta?

A

Videolaparoscopia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Em pacientes com suspeita clínica de endometriose e que não desejam engravidar, pode-se realizar teste terapêutico com tratamento supressivo hormonal. V ou F?

A

V

18
Q

Em pacientes com endometriose grave e infertilidade, a realização de fertilização in vitro está bem indicada. V ou F?

A

V

19
Q

Nas pacientes com dor pélvica crônica e endometriose, sem desejo de gestação no momento, o tratamento clínico é a primeira opção. V ou F?

A

V

20
Q

Em pacientes que desejam gestar, o tratamento cirúrgico da endometriose com abordagem do ovário, quando indicado, deve realizar-se de forma criteriosa e individualizada, levando-se em conta a reserva ovariana. Assim, a tendência atual é a realização de estimulação ovariana com aspiração folicular antes da cirurgia, a fim de proporcionar a preservação da fertilidade. V ou F?

A

V

21
Q

A teoria de Sampson, atualmente, é mais aceita para a patogênese da endometriose. V ou F?

A

V; de acordo Freitas, 2011 (Rotinas em Ginecologia), a teoria mais comum e mais aceita para explicar a patogênese da endometriose é a Teoria das células endometriais ectópicas, de Sampson (menstruação retrógrada). De acordo essa teoria, as células endometriais fluem para trás através das trompas de Falópio e para a cavidade peritoneal e órgãos pélvicos durante a menstruação. As evidências que suportam a menstruação retrógrada vêm da observação de que a incidência de endometriose é aumentada em meninas com obstruções do trato genital que impedem a drenagem da menstruação pela vagina e, portanto, aumentam o refluxo tubário.

22
Q

A teoria de Sampson pressupõe que a endometriose seja originada pela metaplasia das células do peritônio visceral e parietal devido à estímulos hormonais, ambientais ou infecciosos. V ou F?

A

F; conforme descrito na alternativa A. A teoria descrita nessa alternativa é a Teoria da Metaplasia celômica. Como o peritônio e o endométrio possuem a mesma origem embrionária (o epitélio celômico), é possível que estímulos hormonais, ambientais ou infecciosos provoquem a transformação do peritônio em tipos celulares endoteliais.

23
Q

A endometriose pode alterar o desenvolvimento oocitário, da embriogênese e a da implantação embrionária. V ou F?

A

V; quanto à fisiopatologia que liga a endometriose à infertilidade, essa ainda é indeterminada, porém, sabe-se que, estágios mais avançados de endometriose podem estar associados à infertilidade pela presença de aderências pélvicas e distorção na anatomia pélvica, impedindo a liberação oocitária pelo ovário ou captação desse oócito pela tuba uterina. Apesar disso, pessoas com endometriose, que não possuem alterações maiores da anatomia pélvica também possuem diminuição do desenvolvimento oocitário, da embriogênese e da implantação embrionária.

24
Q

A endometriose profunda é caracterizada por invasão tecidual maior que 5mm ou que atinge a camada muscular do tecido afetado. V ou F?

A

V; a endometriose profundamente infiltrante é definida como uma massa sólida de endometriose situada a mais de 5 mm de profundidade do peritônio, atingindo a camada muscular do tecido afetado. Ela geralmente é encontrada no septo retrovaginal, reto, cólon retrosigmóide, bexiga, ureter e outras estruturas fibromusculares pélvicas, como os ligamentos uterinos e a vagina.

25
Q

A disquezia pode acontecer em pacientes com endometriose superficial. V ou F?

A

V; apesar de ser um acometimento mais comum na endometriose profunda, também pode estar presente na superfície. Disquezia é uma dor hipogástrica ou na região lombossacral, ou desconforto pélvico, associados ao ato de defecação. Em mulheres com endometriose, a disquezia ocorre na fase menstrual e foi observada quando a doença infiltra a vagina, o septo retovaginal e o reto.

26
Q

A hematúria cíclica é um indicativo de possível endometriose de bexiga. V ou F?

A

V

27
Q

Os cistos ovarianos endometrióticos tem cor marrom escura e podem atingir grandes dimensões. V ou F?

A

V

28
Q

Na endometriose profunda, a dosagem sérica do CA 125 costuma estar acima de 120 U/ml. V ou F?

A

F; o CA-125 não é sensível nem específico para a Endometriose. Mesmo pacientes com endometriose profunda, podem ter valores de CA-125 normais.

29
Q

Há aumento do risco de câncer ovariano em mulheres com endometriose. V ou F?

A

V; há teorias que indicam o refluxo tubário como fator de risco para neoplasia ovariana.

30
Q

A endometriose é uma doença progesterona-dependente. V ou F?

A

F; estrógeno-dependente.

31
Q

Na abordagem cirúrgica é de fundamental importância a dissecção de espaços avasculares da pelve para se desfazer a obliteração do fundo de saco e individualizar os órgãos da pelve. V ou F?

A

V

32
Q

Para evitar comprometimento futuro da fertilidade de mulheres em idade reprodutiva, indica-se ressecção cirúrgica para endometrioma de 5 cm de diâmetro, com ou sem a presença de sintomas. Na abordagem cirúrgica é de fundamental importância a dissecção de espaços avasculares da pelve para se desfazer a obliteração do fundo de saco e individualizar os órgãos da pelve. V ou F?

A

F

33
Q

O principal objetivo do tratamento clínico é o alívio dos sintomas álgicos e a melhora da qualidade de vida, pela diminuição das lesões causadas pela doença. V ou F?

A

F

34
Q

Mulheres abaixo de 35 anos, com endometriose leve, pouco tempo de infertilidade, boa reserva ovariana, trompas pérvias e parceiro com sêmen normal podem se submeter a tratamentos de baixa complexidade. V ou F?

A

V; pacientes com o perfil descrito tem melhor prognóstico do ponto de vista de fertilidade.

35
Q

Tratamentos de alta complexidade como a Fertilização in vitro devem ser reservados apenas para casos de distorção da anatomia pélvica ou presença de endometriomas ovarianos. V ou F?

A

F; pacientes com infertilidade associada a endometriose podem ser candidatas à fertilização in vitro, de maneira geral.

36
Q

A prevalência da endometriose parece ser subestimada, e varia muito dependendo da população avaliada, mas estima-se que esteja presente em aproximadamente 5 a 10% da mulheres inférteis. V ou F?

A

F; embora os dados epidemiológicos da doença sejam de difícil caracterização porque apresentam grande variação entre os autores, principalmente em relação ao diagnóstico da endometriose, acredita-se haver uma prevalência da doença entre 5% a 10% da população feminina em idade reprodutiva, e não das mulheres INFÉRTEIS.

37
Q

Frente à suspeita clínica de endometriose, o exame padrão ouro é:

A

Videolaparoscopia com biópsia e confirmação histológica.

38
Q

Paciente jovem com dor crônica em baixo ventre associada com disquesia e dispareunia leve. Ao ultrassom evidenciado massa ovariana tipo “Kissing Ovarie” e adenomiose. Qual o diagnóstico da paciente e lesão gastrointestinal associada mais comum?

A

Endometriose profunda e apêndice. Os achados clínicos associados ao exame ultrassonográfico com Kissing Ovaries são suficientes para diagnóstico de endometriose profunda, sendo a lesão de apêncice a mais associada.

39
Q

A ultrassonografia tem alta sensibilidade, inclusive para lesões peritoneais e aderências. V ou F?

A

F; a ultrassonografia tem papel limitado na avaliação de endometriose profunda, sendo melhor avaliada através da ressonância magnética, videoloparoscopia, por exemplo.

40
Q

A dor pélvica crônica é o sintoma mais prevalente em pacientes com endometriose e nem sempre se correlaciona com o estágio da doença. V ou F?

A

V; alguns sintomas relacionados a endometriose são: dismenorreia, dispaurenia, dor pélvica crônica e infertilidade, sendo a dor pélvica o sintoma mais comum, podendo não estar relacionada ao estágio da doença.

41
Q

Mulher, 42a, em consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde. Antecedentes Pessoais: endometriose estádio IV em uso de progestageno intramuscular de depósito. A CONDUTA É:

A

Acompanhamento clínico e ultrassom transvaginal.

42
Q

No tratamento cirúrgico da endometriose, visando melhora clínica da dor, a remoção cirúrgica e adesiólise das lesões frequentemente pode ser associada a um procedimento com bons resultados em casos específicos:

A

Neurectomia pré-sacral laparoscópica.

43
Q

Mulher de 33 anos, após investigação minuciosa, teve diagnóstico fechado de endometriose e foi medicada com GnRH, o que lhe trouxe complicação. O efeito adverso associado a esse tratamento é:

A

Osteopenia

44
Q

Apesar de pouco frequente, a transformação maligna de endometrioma de ovário se manifesta em qual tipo histológico?

A

Carcinoma de células claras

45
Q

A endometriose é uma afecção ginecológica de alta prevalência. São características do endométrio de mulheres com essa afecção a resistência à progesterona. V ou F?

A

V