Imagenologia e doenças da mama Flashcards
No diagnóstico e tratamento do carcinoma inflamatório, a biópsia do linfonodo sentinela não deve ser realizada. V ou F?
V
A biópsia do linfonodo sentinela é geralmente evitada no carcinoma inflamatório devido ao alto risco de envolvimento dos linfonodos. Uma biópsia do linfonodo sentinela pode não ser representativa do real envolvimento linfonodal. Portanto, uma abordagem mais extensa aos linfonodos (como a linfadenectomia axilar) é comumente realizada.
Após ajustes dos fatores de risco, o carcinoma inflamatório tem a mesma sobrevida que o carcinoma de mama em sua apresentação clássica. V ou F?
F
O carcinoma inflamatório da mama tem, infelizmente, um prognóstico pior quando comparado ao carcinoma de mama em sua apresentação clássica. Isso se deve ao seu comportamento agressivo e à probabilidade de já estar em estágio avançado no momento do diagnóstico.
Mesmo na presença de receptores hormonais positivos, a hormonioterapia adjuvante está contraindicada no tratamento do carcinoma inflamatório. V ou F?
F
Mesmo na presença de receptores hormonais positivos, a hormonioterapia adjuvante pode ser indicada como parte do tratamento do carcinoma inflamatório. A presença desses receptores não contraindica a hormonioterapia, e a sua utilização será definida de acordo com as características específicas do tumor.
No TNM da AJCC 8.ª edição, o carcinoma inflamatório é classificado com “T2d”. V ou F?
F
De acordo com o TNM da AJCC 8ª edição, o carcinoma inflamatório da mama é classificado como “T4d”, e não “T2d”. A classificação T4d é específica para o carcinoma inflamatório e reflete a apresentação clínica característica desta neoplasia.
Paciente com 11 anos de idade com mãe com câncer de mama apresenta lesão nodular retroareolar mama direita com 1,5cm. Qual a melhor conduta?
Observar e repetir o exame clínico em 1-2 anos.
Mulher, 52 anos de idade, realizou mamografia de rotina que identificou grupo de microcalcificações pleomórficas, com extensão de 0,7 cm, localizadas em quadrante superolateral de mama direita. Qual é a melhor estratégia para o diagnóstico histopatológico?
Biópsia assistida a vácuo (mamotomia) guiada por mamografia.
Mulher de 44 anos apresentou em mamografia de rastreamento imagem nodular irregular de 1,5 cm na mama esquerda (BIRADS 5). DUM há 15 dias. Biópsia percutânea: carcinoma invasivo sem outras especificações, grau histológico 3 (imuno-histoquímica: receptor de estrogênio 60%, receptor de progesterona 30%, HER2 escore 0, Ki-67 30%). Estadiamento T1N0.
Para essa paciente, o tratamento adjuvante com tamoxifeno é mais adequado do que inibidores da aromatase. V ou F?
V
Para tumores luminais (receptores hormonais presentes), a adjuvância se faz com hormonioterapia. Para pacientes em idade reprodutiva, usamos o tamoxifeno. Para pacientes na pós-menopausa, os inibidores de aromatase.
Mulher de 44 anos apresentou em mamografia de rastreamento imagem nodular irregular de 1,5 cm na mama esquerda (BIRADS 5). DUM há 15 dias. Biópsia percutânea: carcinoma invasivo sem outras especificações, grau histológico 3 (imuno-histoquímica: receptor de estrogênio 60%, receptor de progesterona 30%, HER2 escore 0, Ki-67 30%). Estadiamento T1N0. Assinale a alternativa correta.
Por ser um tumor luminal B, a paciente tem indicação do uso de trastuzumabe. V ou F?
F
O trastuzumabe é utilizado para pacientes com HER-2 positivo.
Mulher de 44 anos apresentou em mamografia de rastreamento imagem nodular irregular de 1,5 cm na mama esquerda (BIRADS 5). DUM há 15 dias. Biópsia percutânea: carcinoma invasivo sem outras especificações, grau histológico 3 (imuno-histoquímica: receptor de estrogênio 60%, receptor de progesterona 30%, HER2 escore 0, Ki-67 30%). Estadiamento T1N0. Assinale a alternativa correta.
Caso essa paciente seja submetida à cirurgia conservadora, a margem ideal é de 1 cm para que não precise de radioterapia adjuvante. V ou F?
F
Toda a paciente submetida à cirurgia conservadora tem indicação de radioterapia.
Mulher, 60 anos, passa em consulta de rotina anual. Hipertensa em uso de anlodipino e diabetes controlado com metformina. Ao exame clínico das mamas observa-se linfonodos endurecidos, coalescidos, pouco móveis em palpação da axila direita e supraclavicular direita. A mamografia é apresentada (nódulo espiculado em mama esquerda). A principal hipótese diagnóstica é confirmada. Qual é a conduta adequada?
QT
Quando uma mulher consulta seu ginecologista, alguns dados da anamnese podem ser identificados como indicativos de maior risco para câncer de mama. A condição que mais tem relação com essa doença é…
Nuliparidade.
Câncer de mama representa o câncer ginecológico mais comum na população feminina. Em relação aos aspectos clínicos, a manifestação clínica MAIS FREQUENTE dessa doença é o/a:
Nódulo.