Planejamento familiar Flashcards
Os anticoncepcionais combinados hormonais agem:
Inibindo a ovulação, aumentando a viscosidade do muco cervical e tornando o endométrio impróprio à nidação.
Passado de câncer de mama sem evidência da doença por 5 anos é categoria 4 da OMS para anticoncepcional hormonal combinado. V ou F?
F; é categoria 3.
Amamentação com menos de 6 semanas de parto é categoria 4 da OMS para anticoncepcional hormonal combinado. V ou F?
V
Doença cardíaca isquêmica passada ou atual é categoria 4 da OMS para anticoncepcional hormonal combinado. V ou F?
V
Enxaqueca com aura em paciente com menos de 35 anos é categoria 3 da OMS para anticoncepcional hormonal combinado. V ou F?
F; é categoria 4.
O SIU (Sistema Intra Uterino - Levonorgestrel) pode ser utilizado no puerpério, após 28 dias do parto. V ou F?
V
Doença inflamatória pélvica (DIP) ou infecção sexualmente transmissível (IST) atual, recorrente ou recente (nos últimos três meses) é contraindicação absoluta para o DIU de cobre. V ou F?
V
Os anticoncepcionais combinados orais estão associados ao aumento da incidência de trombose venosa, porque o etinilestradiol aumenta ………………………. e reduz a ……………………….., que é um fator anticoagulante.
Fatores de coagulação
Antitrombina III
Paciente de 35 anos procurou serviço de ginecologia para orientação em relação à contracepção. História de trombose venosa profunda. Em relação a esse caso, segundo os critérios de elegibilidade da OMS para contracepção, a contracepção hormonal seria categoria 4. V ou F?
F
Paciente de 35 anos procurou serviço de ginecologia para orientação em relação à contracepção. História de trombose venosa profunda. Em relação a esse caso, segundo os critérios de elegibilidade da OMS para contracepção, a pílula isolada de progesterona seria categoria 2. V ou F?
V; trombose venosa profunda atual ou prévia é considerada categoria 4 para os contraceptivos hormonais sistêmicos combinados (que possuem estrógeno), mas para os métodos hormonais sistêmicos de progesterona, pode ser categoria 3 (se TVP aguda) ou 2 (se TVP prévia).
Paciente de 35 anos procurou serviço de ginecologia para orientação em relação à contracepção. História de trombose venosa profunda. Em relação a esse caso, segundo os critérios de elegibilidade da OMS para contracepção, o DIU de cobre seria categoria 2. V ou F?
F; categoria 1.
O DIU de cobre é o método mais efetivo na contracepção de emergência e pode ser inserido até 5 dias após a relação sexual desprotegida. V ou F?
V
A pílula de levonorgestrel 1,5 mg pode ser administrada no máximo até 72 horas após a relação sexual desprotegida. V ou F?
F; idealmente em 72h, mas pode ser administrada em até 5 dias.
Uma mulher com diagnóstico recente de epilepsia iniciou uso de carbamazepina. Solicita orientação quanto ao uso do anticoncepcional. De acordo com os métodos disponíveis no Brasil e de acordo com os critérios de elegibilidade da Organização Mundial da Saúde, assinale a alternativa com a melhor opção (recomendação 1).
DIU de cobre.
ACO é fator protético para câncer de ovário. V ou F?
V
Como calcular o período de abstinência sexual segundo o método da tabelinha.
- Acompanhe a duração de pelo menos 6 ciclos menstruais consecutivos.
- Identifique:
• O ciclo mais curto
• O ciclo mais longo - Use as fórmulas:
• Início do período fértil: ciclo mais curto – 18
• Fim do período fértil: ciclo mais longo – 11