Planejamento familiar Flashcards
LLN, 28 anos, sem comorbidades, apresenta história familiar de câncer de ovário, tendo dúvidas, por esse motivo, se deve tomar contraceptivos hormonais combinados. A orientação a ser dada é de que:
O contraceptivo hormonal combinado é considerado fator protetor para câncer de ovário.
Os anticoncepcionais combinados hormonais agem:
Inibindo a ovulação, aumentando a viscosidade do muco cervical e tornando o endométrio impróprio à nidação.
Passado de câncer de mama sem evidência da doença por 5 anos é categoria 4 da OMS para anticoncepcional hormonal combinado. V ou F?
F; é categoria 3.
Amamentação com menos de 6 semanas de parto é categoria 4 da OMS para anticoncepcional hormonal combinado. V ou F?
V
Doença cardíaca isquêmica passada ou atual é categoria 4 da OMS para anticoncepcional hormonal combinado. V ou F?
V
Enxaqueca com aura em paciente com menos de 35 anos é categoria 3 da OMS para anticoncepcional hormonal combinado. V ou F?
F; é categoria 4.
Paciente 38 anos, procura atendimento médico para consultoria de planejamento familiar com historia de tratamento em curso de carcinoma de mama direita tendo sido realizada mastectomia direita, ciclos de quimioterapia e radioterapia com controles atuais de 2 anos e meio até o momento. A mesma deseja após informações colhidas na internet uso do Mirena. Diante da historia clinica, sua ação será:
Contraindicar o uso do mirena.
Paciente de 25 anos, G2P2, casada, procura o ginecologista com o objetivo de iniciar método contraceptivo seguro. Ela tem história familiar positiva para trombose venosa profunda e queixa-se de ter fluxo menstrual muito intenso. Qual dos seguintes métodos contraceptivos está MELHOR INDICADO para esta paciente?
Dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel (Mirena)
O SIU (Sistema Intra Uterino - Levonorgestrel) pode ser utilizado no puerpério, após 28 dias do parto. V ou F?
V
Doença inflamatória pélvica (DIP) ou infecção sexualmente transmissível (IST) atual, recorrente ou recente (nos últimos três meses) é contraindicação absoluta para o DIU de cobre. V ou F?
V
Os anticoncepcionais combinados orais estão associados ao aumento da incidência de trombose venosa, porque o etinilestradiol aumenta ………………………. e reduz a ……………………….., que é um fator anticoagulante.
Fatores de coagulação
Antitrombina III
Paciente de 35 anos procurou serviço de ginecologia para orientação em relação à contracepção. História de trombose venosa profunda. Em relação a esse caso, segundo os critérios de elegibilidade da OMS para contracepção, a contracepção hormonal seria categoria 4. V ou F?
F
Paciente de 35 anos procurou serviço de ginecologia para orientação em relação à contracepção. História de trombose venosa profunda. Em relação a esse caso, segundo os critérios de elegibilidade da OMS para contracepção, a pílula isolada de progesterona seria categoria 2. V ou F?
V; trombose venosa profunda atual ou prévia é considerada categoria 4 para os contraceptivos hormonais sistêmicos combinados (que possuem estrógeno), mas para os métodos hormonais sistêmicos de progesterona, pode ser categoria 3 (se TVP aguda) ou 2 (se TVP prévia).
Paciente de 35 anos procurou serviço de ginecologia para orientação em relação à contracepção. História de trombose venosa profunda. Em relação a esse caso, segundo os critérios de elegibilidade da OMS para contracepção, o DIU de cobre seria categoria 2. V ou F?
F; categoria 1.
O DIU de cobre é o método mais efetivo na contracepção de emergência e pode ser inserido até 5 dias após a relação sexual desprotegida. V ou F?
V