Sons Pleuropulmonares Flashcards
Sons normais
Murmúrio vesicular, som traqueal, respiração brônquica e respiração broncovesicular
Som traqueal
Audível na região de projeção da traqueia, no pescoço e na região esternal.
Surgem através da passagem do ar na fenda glótica e na própria traqueia.
A traqueia permite a ausculta do som sem a filtragem da caixa torácica (mais audível)
Respiração bronquica
Corresponde ao som da traqueia, mas na projeção dos brônquios de maior calibre.
Se tiver respiração brônquica na projeção do pulmão quer dizer que a transmissão desse som ficou mais fácil, como na condensação pulmonar.
Murmúrio vesicular
Corresponde a turbulência de ar nas saliências da bifurcação dos bronquios ao passar por cavidades de tamanho diferentes, como dos bronquíolos para os alvéolos.
É mais audível na região anterosuperior, axilar e infraescapular.
O componente inspiratório e mais intenso, longo e alto; enquanto o componente expiratório é menos intenso, de menor duração e mais baixo.
Principais modificações do MV
Mais intenso: quando o paciente respira amplamente e com a boca aberta, após esforço, crianças e pessoas magras (nesse caso não é um som anormal).
Nos portadores de afecções pulmonares unilaterais o pulmão que está normal apresenta som mais alto, funcionando como um órgão vicariante.
Diminuído: passagem do ar e do som dificultados pela presença de ar (pneumotórax), água (hidrotórax pu derrame pleural) ou sólido (espessamento pleural) na cavidade pleural. Também pode ser por enfisema pulmonar, dor torácica que impeça a movimentação do tórax e oclusão dos brônquios e bronquíolos.
Prolongamento do componente expiratório: ocorre pela dificuldade da saída de ar, coo na asma e no enfisema pulmonar (na inspiração usa os m. acessórios e na expiração tenta prolongar).
Respiração broncovesicular
É mais intenso que o MV, mas menos intenso que o som traqueal e a respiração brônquica.
Se encontra na região esternal superior, infraescapulovertebral direita e ao nivel da 3 ou 4 vértebra dorsal. Se for audível em outra região indica condensação pulmonar, caverna ou atelectasia.