Insuficiência Cardíaca Flashcards
O que é insuficiência cardíaca?
é o comprometimento das cavidades e das funções cardíacas, ocorrendo um remodelamento do miocardio após um fator agressor. Pode ocorrer por causas virais, chagásicas, valvopatias, isquêmicas, hipertensiva, quimioterápicas, alcoolicas e drogas cardiotóxicas.
Insuficiência cardíaca sistólica
ocorre por dilatação e o coração não consegue bombear tão bem
Insuficiência cardíaca diastólica
ocorre por hipertrofia e o ventrículo não consegue encher tão bem
IVE manifestações cardíacas e extracardíacas
O mau funcionamento do VD repercute no mau funcionamento do AD e posteriormente da veia pulmonar.
cardíacas: taquicardia, ritmo de galope, convergência pressórica e alternância de pulso.
extracardíacas: tosse, expectoração hemoptoica, dispneia e estertores pulmonares.
IVE sinais e sintomas
dispneia de esforço, dispneia paroxística noturna, dispneia de decúbito, dispneia períodica de Cheyne-Stokes (quando gera hipóxia cerebral), expectoração hemoptoica, estertores pulmonares (sinal mais precoce de IC), ritmo de galope (maior critério de identificação de IC), taquicardia (tenta compensar), irritabilidade, sono e fadiga (sinais de baixo DC e má oxigenação), alternancia cardíaca e convergência pessórica
IVD sintomatologia
turgência jugular (a v, jugular drena para a v. cava, que está com a pressão aumentada pelo mau funcionamento do VD e do AD, o faz a drenagem ficar mais difícil e a jugular ficar turgida. Se continuar com o paciente sentado ou semisentado é patológica), reflexo hepatojugular (o VD não se adequa a quantidade de sangue quando o fígado é comprimido - hipocondrio direito), hepatomegalia congestiva (como a p. da veia cava está auemntada, o fígado não consegue drenr bem, aumentando de volume. É doloroso porque distende a cápsulade Glisson), edema (v. cava inferior drena a maior partedos membros e como sua p. está aumentada, o líquido sai para o interstício), derrames cavitários (líquido entre a membrana visceral e parietal) e cianose (aumento da Hb desoxigenada - não chega na periferia ou quando chega, usa todo o O2 e volta desoxigenada).