Semiotécnica do exame respiratório Flashcards

1
Q

Quais são as etapas do exame físico do aparelho respiratório?

A

Inspeção (estática: tipo de tórax e presença ou não de abaulamento ou depressões e dinâmica: FRAPET) palpação (expansibilidade e frêmito), percussão (som claro pulmonar, submaciço, maciço ou timpânico) e ausculta (MV, som traqueal, respiração brônquica e respiração broncovesicular).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Descreva a inspeção do aparelho respiratório

A

Primeiramente, o examinador deve garantir uma boa iluminação e silêncio no local de exame. O paciente deve ficar sentado e se estiver acamado, fica em decúbito dorsal para análise da parede anterior do tórax e em decúbito lateral para análise da parede posterior do tórax. O examinador deve ficar em pé, movimentando-se ao redor do paciente. A inspeção se divide em duas etapas: inspeção estática consiste na observação do tipo de tórax e na presença ou não de abaulamentos e retrações; enquanto a inspeção dinâmica consiste na observação dos movimentos respiratórios, sendo analisados FR, ritmo respiratório, amplitude do movimento, presença ou não de tiragem, expansibilidade e tipo de respiração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Descreva a palpação na expansibilidade

A

Na expansibilidade posterior, o paciente fica sentado e é solicitado a respirar profundamente, enquanto o médico fica em pé atrás ou na frente do paciente. Para analisar a expansibilidade dos ápices pulmonares, o examinador fica atrás do paciente e pousa as mãos espalmadas, de modo que as bordas internas toquem a base do pescoço, os polegares se toquem levemente ao nível da linha vertebral e os demais dedos nas fossas supraclaviculares. Para analisar as bases pulmonares, o examinador fica atrás do paciente e apoia os polegares nas linhas paravertebrais (nas apófises espinhosas da 9 ou 10 vértebra torácica), enquanto os outros dedos recobrem os últimos arcos costais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Descreva a palpação no frêmitos toracovocais

A

O paciente fica sentado, enquanto o examinador fica em pé e solicita que o paciente repita o número 33 durante todo o exame. O examinador coloca a mão espalmada em regiões homólogas do tórax (tanto na face anterior quanto na face posterior), iniciando nos ápices até chegar nas bases, percorre todos os espaços intercostais e analisa se há assimetria entre as regiões palpadas.

Para a palpação da face posterior do tórax, o médico deve colocar­-se à esquerda do paciente usando sua mão direita, que vai sendo deslocada de cima para baixo. Ainda estando atrás do paciente, o examinador pesquisa o FTV nas fossas supraclaviculares. A seguir, passando para diante e à direita do paciente, o médico apoia sua mão, alternadamente, sobre o hemitórax esquerdo e o direito, seguindo a linha medioesternal de cima para baixo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Descreva a percussão

A

O paciente deve estar sentado (face anterior e posterior), decúbito dorsal (face anterior) ou decúbito lateral (face lateral). O médico fica em pé e realiza uma percussão digito-digital em todas as faces do tórax de cima para baixo e em regiões homólogas. Esse exame consiste na realização de 2 golpes seguidos com a borda ungueal do dedo plexor médio ou indicador da mão direita na superfície dorsal da segunda falange do dedo plexímetro médio ou indicador, que é o único que está apoiado no tórax (se mais algum for apoiado pode haver o abafamento do som). Na mão que percute, todos os dedos ficam estendidos, menos o plexor que faz um formato de martelo e a mão só movimenta o punho, deixando o cotovelo fletido em 90 graus e o braço em semiabdução.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Descreva a ausculta

A

Primeiramente, o examinador deve garantir que o ambiente esteja silencioso. O paciente deve estar sentado com o tórax despido e o examinador que está em pé deve solicitar que o paciente respire profundamente com os lábios entreabertos. O diafragma é o receptor mais adequado e diferentemente do exame cardiovascular, o exame do aparelho respiratório não possui focos de ausculta, então o ideal é que o examinador ausculte regiões homólogas nas faces anterior, laterais e posterior do tórax.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly