Sociedade Simples e Sociedade Limitada Flashcards
As sociedades podem ser classificadas em:
simples ou empresária.
A classificação das sociedades é feita com base na:
atividade.
CC - Art. 983. A sociedade empresária deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos arts. 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de ______________ com um desses tipos (dos arts. 1.039 a 1092), e, não o fazendo, subordina-se às normas ___ ___ ___ _______.
CC - Art. 983. A sociedade empresária deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos arts. 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos (dos arts. 1.039 a 1092), e, não o fazendo, subordina-se às normas que lhe são próprias.
Por esse artigo, nós podemos deduzir que as sociedades simples podem adotar os tipos: societário limitada, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples ou, se quiser, ao invés de adotar um desses tipos, adotar as regras que lhe são próprias. Quando, por exemplo, a sociedade simples adotar o tipo limitada, ela será uma sociedade simples limitada. Quando não adotar nenhum desses tipos ela será só simples e por isso o pleonasmo sociedade “simples simples”.
A sociedade simples é muito utilizada pelos profissionais intelectuais quando constituem as sociedades ________________ (sócios que exercem ___ ______ _________)
A sociedade simples é muito utilizada pelos profissionais intelectuais quando constituem as sociedades uniprofissionais (sócios que exercem uma única profissão).
Exemplo de dois dentistas que se unem, dois artistas, dois escritores…
A sociedade de advogados só pode adotar o tipo _______ por determinação do estatuto da ___.
A sociedade de advogados só pode adotar o tipo simples por determinação do estatuto da OAB.
CERTO OU ERRADO:
A sociedade simples pode organizar-se sob a forma de qualquer dos tipos de sociedade empresária e, não o fazendo, subordina-se às normas que lhe sejam próprias.
ERRADO! A sociedade simples pode se organizar em forma de sociedade limitada, em sociedade em nome coletivo, em sociedade em comandita simples, que são os tipos previstos entre os artigos 1.039 a 1.092, e pode ser também uma sociedade simples pura, seguindo suas regras próprias. Ela não pode ser sociedade anônima ou sociedade em comandita por ações.
A sociedade simples é um tipo de sociedade:
personificada.
A sociedade simples é uma sociedade __________ que adota como instrumento de constituição o ________ ______ e como dissolução o ________ ______.
A sociedade simples é uma sociedade contratual que adota como instrumento de constituição o contrato social e como dissolução o distrato social.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato ______, _________ ou _______, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
I -
II -
III -
IV -
V -
VI -
VII -
VIII -
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
I - nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;
II - denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;
III - capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária;
IV - a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la;
V - as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;
VI - as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;
VII - a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.
O contrato da sociedade pode ser particular, feito entre as partes, ________ por eles e depois levado para __________ _____ das assinaturas. Ou pode ser público que é feito pelo ________ com a presença dos ______ e do ________. A assinatura do contrato, ele deve ser levado a ________.
O contrato da sociedade pode ser particular, feito entre as partes, assinado por eles e depois levado para reconhecer firma das assinaturas. Ou pode ser público que é feito pelo cartório com a presença dos sócios e do tabelião. A assinatura do contrato, ele deve ser levado a registro.
Qual o órgão de registro das sociedades simples?
Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
O prazo de registro, para que valha a data do contrato da sociedade, é de ______ ____ da __________ do contrato, ou seja, da sua ____________.
O prazo de registro, para que valha a data do contrato da sociedade, é de trinta dias da assinatura do contrato, ou seja, da sua constituição.
O primeiro registro da sociedade se chama:
inscrição.
Art. 998. Nos ______ dias _____________ à sua constituição, a sociedade deverá requerer a _________ do contrato social no ________ _____ ___ _______ _________ do local de sua ____.
Art. 998. Nos trinta dias subsequentes à sua constituição, a sociedade deverá requerer a inscrição do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.
§ 1o O pedido de inscrição será acompanhado do ___________ ___________ do contrato, e, se algum sócio nele houver sido representado por procurador, o da respectiva __________, bem como, se for o caso, da prova de ___________ da __________ __________.
§ 1o O pedido de inscrição será acompanhado do instrumento autenticado do contrato, e, se algum sócio nele houver sido representado por procurador, o da respectiva procuração , bem como, se for o caso, da prova de autorização da autoridade competente.
§ 1o O pedido de inscrição será acompanhado do instrumento autenticado do contrato, e, se algum sócio nele houver sido representado por procurador, o da respectiva procuração , bem como, se for o caso, da prova de autorização da autoridade competente.
§ 2o Com todas as indicações enumeradas no artigo antecedente, será a inscrição tomada por _____ no _____ __ ________ _______, e obedecerá a número de ordem ________ para todas as sociedades __________.
§ 2o Com todas as indicações enumeradas no artigo antecedente, será a inscrição tomada por termo no livro de registro próprio, e obedecerá a número de ordem contínua para todas as sociedades inscritas.
Se a sociedade simples registrada resolver ter filial, ou sucursal, ou agência em outro Estado do Brasil, deve fazer a _________ no registro da _______ ____ dizendo que está instituindo uma filial fora e fazer a _________ no registro do estado da ______ também.
Se a sociedade simples registrada resolver ter filial, ou sucursal, ou agência em outro Estado do Brasil, deve fazer a averbação no registro da própria dizendo que está instituindo uma filial fora e fazer a inscrição no registro do estado da filial também.
Art. 1.000. A sociedade simples que instituir sucursal, filial ou agência na circunscrição de outro Registro Civil das Pessoas Jurídicas, neste deverá também ________-__, com a prova da _________ __________.
Art. 1.000. A sociedade simples que instituir sucursal, filial ou agência na circunscrição de outro Registro Civil das Pessoas Jurídicas, neste deverá também inscrevê-la, com a prova da inscrição originária.
Parágrafo único. Em qualquer caso, a constituição da sucursal, filial ou agência (de sociedades simples) deverá ser ________ no ________ _____ da __________ ____.
Parágrafo único. Em qualquer caso, a constituição da sucursal, filial ou agência (de sociedades simples) deverá ser averbada no Registro Civil da respectiva sede.
Quando há alguma alteração contratual é preciso que o contrato alterado seja levado a ________ e esse ato se chamará _________.
Quando há alguma alteração contratual é preciso que o contrato alterado seja levado a registro e esse ato se chamará averbação.
Art. 999 - Parágrafo único. Qualquer modificação do contrato social será ________, cumprindo-se as ____________ previstas no artigo antecedente.
Art. 999 - Parágrafo único. Qualquer modificação do contrato social será averbada , cumprindo-se as formalidades previstas no artigo antecedente.
CERTO OU ERRADO:
A sociedade simples constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, conterá requisitos previstos em lei.
CERTO!
CERTO OU ERRADO:
A sociedade simples não necessita de inscrição de seu contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.
ERRADO! A sociedade simples deve levar seu contrato a registro para fazer sua inscrição no cartório chamado de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato _______, __________ ou _______, que,
além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
continuará em próximo flash
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que,
além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
I - ____, ____________, ______ _____, ________ e __________ dos sócios, se pessoas naturais,
e a _____ ou a ___________, _____________ e ____ dos sócios, se jurídicas;
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
I - nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais,
e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
II - ___________, ______, ____ e _____ da sociedade;
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
II - denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;
Denominação é o ____ ___________ da sociedade.
Denominação é o nome empresarial da sociedade.
Objeto é a _________ ____________ pela sociedade.
Objeto é a atividade desenvolvida pela sociedade.
O prazo da sociedade só existirá quando for:
uma sociedade com prazo determinado.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
III - _______ da sociedade, expresso em _____ ________, podendo compreender qualquer
espécie de ____, suscetíveis de _________ __________.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
III - capital da sociedade, expresso em moeda nacional, podendo compreender qualquer
espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária.
O valor de participação de cada sócio chama-se:
cota ou quota.
Na formação do capital social, pode o sócio contribuir com ________, com ____ que possam ser _________, com _______ ou com ________.
Na formação do capital social, pode o sócio contribuir com dinheiro, com bens que possam ser valorados, com crédito ou com serviços.
Ao contribuir com bens para a formação do capital social, fica o sócio responsável pela:
evicção.
Evicção trata da _____ __ __ ___ por _____ _______, pois, há o reconhecimento de que aquele bem não _________ _ ______.
Evicção trata da perda de um bem por ordem judicial, pois, há o reconhecimento de que aquele bem não pertencia a pessoa.
Ou seja, um sócio usa um bem que não era dele, para compor o capital social e ter direito a sua cota, mas passado um tempo, o verdadeiro dono do bem aparece e vai tentar recuperar seu bem por meio de uma ordem judicial. O juiz dá a ordem e manda a sociedade devolver o b em ao verdadeiro dono
Em caso de evicção, o que acontece com a parcela correspondente do capital social?
Nesse caso, fica o sócio responsável por repor o valor perdido pela sociedade, pois é ele quem responde pela evicção. Enfim, sócio que transmitir domínio, posse ou uso de bem responde pela evicção.
Um sócio pode usar um crédito para compor o capital social, mas ele vai responder pelo pagamento do valor devido caso o devedor do crédito ___ _____ _ _________.
Um sócio pode usar um crédito para compor o capital social, mas ele vai responder pelo pagamento do valor devido caso o devedor do crédito não pague a sociedade.
Art. 1.005. O sócio que, a título de quota social, transmitir domínio, posse ou uso, responde pela _______; e pela _________ do devedor, aquele que transferir crédito.
Art. 1.005. O sócio que, a título de quota social, transmitir domínio, posse ou uso, responde pela evicção; e pela solvência do devedor, aquele que transferir crédito.
Pode o sócio da sociedade simples contribuir com serviços para o capital social?
SIM! Mas trata-se de exceção.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
V - as __________ a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em ________;
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
V - as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;
A contribuição de capital social em serviços é permitida nas __________ _______ expressamente e proibida expressamente para as __________ _________.
A contribuição de capital social em serviços é permitida nas sociedades simples expressamente e proibida expressamente para as sociedades limitadas.
CERTO OU ERRADO:
O sócio que queira contribuir com serviços deve
dedicar-se majoritariamente com seus serviços à sociedade.
ERRADO! Deve dedicar-se exclusivamente, não podendo empregar-se em outra atividade.
Art. 1.006. O sócio, cuja contribuição consista em serviços, não pode, salvo _________ __ _________, empregar-se em _________ ________ à sociedade, sob pena de ser privado de seus ______ e dela ________.
Art. 1.006. O sócio, cuja contribuição consista em serviços, não pode, salvo convenção em contrário, empregar-se em atividade estranha à sociedade, sob pena de ser privado de seus lucros e dela excluído.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
IV - a _____ de cada sócio no capital social, e o modo de _______-__;
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
IV - a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realiza-la;
O sócio tem que cumprir sua quota do capital social. Se não cumprir, a sociedade notifica, avisando que ele está atrasado com sua obrigação, o que chama-se _____ _______. Passados trinta dias da notificação e não cumprido seu dever, responde perante a sociedade por ____ __ ____.
O sócio tem que cumprir sua quota do capital social. Se não cumprir, a sociedade notifica, avisando que ele está atrasado com sua obrigação, o que chama-se sócio remisso. Passados trinta dias da notificação e não cumprido seu dever, responde perante a sociedade por dano de mora.
No caso de sócio remisso, que não cumpre sua obrigação mesmo trinta dias após a notificação e sem quitar o devido, a maioria dos outros sócios podem optar pelas seguintes situações:
- pedir a devida indenização,
- excluir o sócio remisso
- reduzir a cota do remisso ao valor que ele já tenha pagado à sociedade (nesse caso reduz-se também o capital social da sociedade)
então, se pode ter ou não, como consequência de um sócio remisso a dissolução parcial da sociedade.
Art. 1.004. Os sócios são obrigados, na forma e prazo previstos, às _____________ estabelecidas no contrato social, e aquele que deixar de fazê-lo, nos ______ ____ seguintes ao da ___________ pela sociedade, responderá perante esta pelo ____ _________ __ ____.
Parágrafo único. Verificada a mora, poderá a maioria dos demais sócios preferir, à ___________, a ________ do sócio remisso, ou reduzir-lhe a _____ ao montante __ _________, aplicando-se, em ambos os casos, o disposto no§ 1o do art. 1.031.
Art. 1.004. Os sócios são obrigados, na forma e prazo previstos, às contribuições estabelecidas no contrato social, e aquele que deixar de fazê-lo, nos trinta dias seguintes ao da notificação pela sociedade, responderá perante esta pelo dano emergente de mora.
Parágrafo único. Verificada a mora, poderá a maioria dos demais sócios preferir, à indenização, a exclusão do sócio remisso, ou reduzir-lhe a quota ao montante já realizado, aplicando-se, em ambos os casos, o disposto no§ 1o do art. 1.031.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
VI - as pessoas naturais incumbidas da _____________ da sociedade, e seus _______ e ___________;
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
VI - as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;
Art. 1.022. A sociedade adquire direitos, assume obrigações e procede judicialmente, por meio de _______________ com _______ _________, ou, não os havendo, por intermédio de ________ _____________;
Art. 1.022. A sociedade adquire direitos, assume obrigações e procede judicialmente, por meio de administrador com poderes especiais, ou, não os havendo, por intermédio de qualquer administrador.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
VII - a participação de cada sócio nos ______ e nas ______;
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
VII - a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
A participação no resultado, tanto lucro como prejuízo, será feita de maneira ____________ ao _____ __ ____ de cada sócio. E se a contribuição for em serviço o sócio só participa dos lucros na _________ __ _____ __ _____ ___ _____.
A participação no resultado, tanto lucro como prejuízo, será feita de maneira proporcional ao valor da cota de cada sócio. E se a contribuição for em serviço o sócio só participa dos lucros na proporção da média do valor das quotas.
Pode uma cláusula contratual prever que algum sócio não poderá participar do lucro ou ainda prever que algum sócio não arcará com os prejuízos?
NÃO!
esse tipo de cláusula absurda é chamada de cláusula leonina
Se um contrato for feito com uma cláusula leonina, o contrato fica válido e cláusula é considerada:
nula.
CERTO OU ERRADO:
Todos os sócios têm que arcar com as consequências do prejuízo e todos os sócios têm que usufruir dos benefícios do lucro.
CERTO!
Art. 1.008. É nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos ______ e das ______.
Art. 1.008. É nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas.
CERTO OU ERRADO:
É nulo o contrato de sociedade que contenha cláusula que exclua quaisquer sócios de participar dos lucros ou das perdas.
ERRADO! O contrato fica VÁLIDO e apenas a CLÁUSULA É NULA!
Não pode, também, haver participação por meio de lucro ________ ou lucro _______. Se os administradores distribuírem lucro _______ ou _______, um lucro que foi calculado de maneira forjada e o dinheiro do lucro, na verdade, é do caixa da sociedade e deveria ser usado para pagar outras coisas e foi retirado para pagar a participação dos sócios, respondem ______________ tanto os _______________ que calcularam e pagaram esse lucro irreal como os ______ que receberam e sabiam que era um lucro ________.
Não pode, também, haver participação por meio de lucro fictício ou lucro ilícito. Se os administradores distribuírem lucro fictício ou ilícito, um lucro que foi calculado de maneira forjada e o dinheiro do lucro, na verdade, é do caixa da sociedade e deveria ser usado para pagar outras coisas e foi retirado para pagar a participação dos sócios, respondem solidariamente tanto os administradores que calcularam e pagaram esse lucro irreal como os sócios que receberam e sabiam que era um lucro fictício.
Art. 1.009. A distribuição de lucros ilícitos ou fictícios acarreta responsabilidade _________ dos _______________ que a realizarem e dos ______ que os receberem, __________ ou devendo _________-___ a ilegitimidade.
Art. 1.009. A distribuição de lucros ilícitos ou fictícios acarreta responsabilidade solidária dos administradores que a realizarem e dos sócios que os receberem, conhecendo ou devendo conhecer-lhe a ilegitimidade.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
VIII - se os sócios respondem, ou não, ________________, pelas __________ _______.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
(…)
VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.
A responsabilidade dos sócios é sempre ___________ em relação à sociedade.
A responsabilidade dos sócios é sempre subsidiária em relação à sociedade.
Os sócios primeiro respondem com os ____ _______ e após esgotados os ____ __ _________ podem alcançar os ____ ___ ______. E ao alcançar os bens dos sócios aplica-se a responsabilidade aos sócios de acordo com a _________ em que __________ da sociedade, a não ser que haja cláusula estabelecendo a _____________ entre eles.
Os sócios primeiro respondem com os bens sociais e após esgotados os bens da sociedade podem alcançar os bens do sócio. E ao alcançar os bens dos sócios aplica-se a responsabilidade aos sócios de acordo com a proporção em que participem da sociedade, a não ser que haja cláusula estabelecendo a solidariedade entre eles.
Art. 1.023. Se os bens da sociedade não lhe cobrirem as dívidas, respondem os sócios pelo _____, na _________ em que participem das ______ _______, salvo cláusula de responsabilidade _________.
Art. 1.023. Se os bens da sociedade não lhe cobrirem as dívidas, respondem os sócios pelo saldo, na proporção em que participem das perdas sociais, salvo cláusula de responsabilidade solidária.
Art. 1.024. Os bens particulares dos sócios não podem ser executados por dívidas da sociedade, senão depois de _________ __ ____ _______.
Art. 1.024. Os bens particulares dos sócios não podem ser executados por dívidas da sociedade, senão depois de executado os bens sociais.
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
I - nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;
II - denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;
III - capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária;
IV - a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la;
V - as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;
VI - as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;
VII - a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.
Art. 999. As modificações do contrato social, que tenham por objeto matéria indicada no art. 997 (acima), dependem do consentimento de _____ __ ______; as demais podem ser decididas por _______ ________ __ _____, se o contrato não determinar a necessidade de ___________ _______.
Art. 999. As modificações do contrato social, que tenham por objeto matéria indicada no art. 997 (acima), dependem do consentimento de todos os sócios; as demais podem ser decididas por maioria absoluta de votos, se o contrato não determinar a necessidade de deliberação unânime.
Segunda parte do Art. 1.015. (…); não constituindo objeto social, a oneração ou a venda de bens imóveis depende do que a _______ dos sócios _______.
Segunda parte do Art. 1.015. (…); não constituindo objeto social, a oneração ou a venda de bens imóveis depende do que a maioria dos sócios decidir.
Art. 1.010. Quando, por ___ ou pelo ________ ______, competir aos sócios decidir sobre os negócios da sociedade, as deliberações serão tomadas por ________ __ _____, contados segundo o _____ ___ ______ __ ____ __.
Art. 1.010. Quando, por lei ou pelo contrato social, competir aos sócios decidir sobre os negócios da sociedade, as deliberações serão tomadas por maioria de votos, contados segundo o valor de quotas de cada um.
Quando competir aos sócios decidir sobre negócio da sociedade, havendo empate nos termos proporcionais do capital social a decisão será tomada pela _____ __________ de sócios que _______, e, se prevalecer o empate, a decisão será do ____.
Quando competir aos sócios decidir sobre negócio da sociedade, havendo empate nos termos proporcionais do capital social a decisão será tomada pela maior quantidade de sócios que votaram, e, se prevalecer o empate, a decisão será do juiz.
Art. 1.010 - § 1o Para formação da maioria absoluta são necessários votos correspondentes
a ____ __ ______ __ _______.
§ 2o Prevalece a decisão sufragada por _____ ______ __ ______ no caso de empate, e, se este persistir, decidirá o ____.
Art. 1.010 - § 1o Para formação da maioria absoluta são necessários votos correspondentes a mais de metade do capital.
§ 2o Prevalece a decisão sufragada por maior número de sócios no caso de empate, e, se este persistir, decidirá o juiz.
Quando competir aos sócios decidir sobre negócio da sociedade, o sócio deverá votar de acordo com o:
interesse da sociedade e não interesse próprio.
Quando competir aos sócios decidir sobre negócio da sociedade, o sócio deverá votar de acordo com o interesse da sociedade, não podendo votar de acordo com o interesse próprio. Se o sócio votar com base nesse interesse contrário e esse seu voto for decisivo para o assunto ser aprovado, ele deve responder perante a sociedade por ______ _ _____.
Quando competir aos sócios decidir sobre negócio da sociedade, o sócio deverá votar de acordo com o interesse da sociedade, não podendo votar de acordo com o interesse próprio. Se o sócio votar com base nesse interesse contrário e esse seu voto for decisivo para o assunto ser aprovado, ele deve responder perante a sociedade por perdas e danos.
Art. 1.010. § 3o Responde por ______ e _____ o sócio que, tendo em alguma operação interesse contrário ao da sociedade, participar da deliberação que a aprove graças a seu voto.
Art. 1.010. § 3o Responde por perdas e danos o sócio que, tendo em alguma operação interesse contrário ao da sociedade, participar da deliberação que a aprove graças a seu voto.
Art. 1.017. Parágrafo único. Fica sujeito às _______ o administrador que, tendo em qualquer operação interesse contrário ao da sociedade, tome parte na correspondente deliberação.
Art. 1.017. Parágrafo único. Fica sujeito às sanções o administrador que, tendo em qualquer operação interesse contrário ao da sociedade, tome parte na correspondente deliberação.
Art. 1.013. § 2o Responde por ______ e _____ perante a sociedade o administrador que realizar operações, sabendo ou devendo saber que estava agindo em _________ com a _______.
Art. 1.013. § 2o Responde por perdas e danos perante a sociedade o administrador que realizar operações, sabendo ou devendo saber que estava agindo em desacordo com a maioria.
CERTO OU ERRADO:
De acordo com o que estabelece o capítulo Da Sociedade Simples do Código Civil brasileiro, analise: A formação da maioria absoluta é determinada por votos correspondentes a mais da metade dos sócios presentes na assembleia e/ou reunião de sócios.
ERRADO! A maioria absoluta é representada pelos votos que correspondam a mais da metade do capital social. A maioria dos votos dos presentes na assembleia é chamada de maioria simples.
Os direitos e obrigações dos sócios e administradores podem ser:
- pessoais (como o de fiscalizar a administração, administrar a sociedade e votar)
- patrimoniais (como o direito a ser titular da cota do capital social, participar dos lucros)
Art. 1.001. As obrigações dos sócios começam _____________ com o ________, se este não fixar _____ ____, e terminam quando, _________ a sociedade, se extinguirem as _________________ _______.
Art. 1.001. As obrigações dos sócios começam imediatamente com o contrato, se este não fixar outra data, e terminam quando, liquidada a sociedade, se extinguirem as responsabilidades sociais.
CERTO OU ERRADO:
As obrigações dos sócios começam com o registro do ato constitutivo.
ERRADO! As obrigações dos sócios começam assim que assinam o contrato, o registro é uma outra etapa a ser cumprida que dá início à pessoa jurídica.
A sociedade simples é uma sociedade _____________ e de _______.
A sociedade simples é uma sociedade personificada e de pessoas.
Na sociedade simples sócios podem ser substituídos em suas funções sem autorização
dos outros sócios?
NÃO!
Na sociedade simples sócios podem transferi suas cotas a outra pessoa estranha à sociedade sem a autorização dos demais sócios?
NÃO!
Art. 1.002. O sócio não pode ser substituído no exercício das suas funções, sem o _____________ ___ ______ ______, expresso em ___________ do contrato social.
Art. 1.002. O sócio não pode ser substituído no exercício das suas funções, sem o consentimento dos demais sócios, expresso em modificação do contrato social.
Art. 1.003. A cessão total ou parcial de quota, sem a correspondente ___________ __ ________ ______ com o _____________ ___ ______ ______, não terá ________ quanto a _____ e à _________.
Art. 1.003. A cessão total ou parcial de quota, sem a correspondente modificação do contrato social com o consentimento dos demais sócios, não terá eficácia quanto a estes e à sociedade.
O administrador pode se substituir nas suas funções?
Em regra, NÃO! A não ser que institua procurador para tanto, dentro dos limites que ele tem para isso. E a procuração tem que ser bem específica sobre os poderes passados.
Art. 1.018. Ao administrador é vedado fazer-se __________ no exercício de suas funções, sendo-lhe facultado, nos _______ __ ____ _______, constituir ___________ da sociedade, especificados no instrumento os ____ e _________ que poderão ________.
Art. 1.018. Ao administrador é vedado fazer-se substituir no exercício de suas funções, sendo-lhe facultado, nos limites de seus poderes, constituir mandatários da sociedade, especificados no instrumento os atos e operações que poderão praticar.
CERTO OU ERRADO:
A partir do momento em que um sócio sai de uma sociedade, ele não tem mais nenhuma responsabilidade sobre as dívidas da sociedade
ERRADO! Os sócios de sociedade simples que saem da sociedade continuam respondendo pelas dívidas sociais pelo prazo de dois anos.
Os sócios de sociedade simples que saem da sociedade continuam respondendo pelas dívidas _______ de forma _________ pelo prazo de ____ ____.
Os sócios de sociedade simples que saem da sociedade continuam respondendo pelas dívidas sociais de forma solidária pelo prazo de dois anos.
O prazo de responsabilidade dela dívidas sociais dos sócios que saem de sociedade simples inicia quando o contrato alterado é ______ _ ________. Ele responde ______________ com o sócio que ______ __ ___ _____.
O prazo de responsabilidade dela dívidas sociais dos sócios que saem de sociedade simples inicia quando o contrato alterado é levado a registro. Ele responde solidariamente com o sócio que entrou no seu lugar.
Art. 1.003 - Parágrafo único. Até ____ ____ depois de ________ a modificação do contrato, responde o cedente ______________ com o ___________, perante a _________ e _________, pelas __________ que tinha como sócio.
Art. 1.003 - Parágrafo único. Até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio.
CERTO OU ERRADO:
Apenas os sócios de sociedade simples que saem da sociedade continuam respondendo pelas dívidas sociais de forma solidária pelo prazo de dois anos.
ERRADO! Essa mesma regra é válida para outros tipos de saídas de sócio
O sócio retirante responde pelas obrigações sociais que surgiram após a sua saída?
NÃO! Contados sempre da averbação da alteração.
O sócio retirante não responde pelas __________ _______ que surgiram após a sua saída contados sempre da _________ da alteração.
O sócio retirante não responde pelas obrigações sociais que surgiram após a sua saída contados sempre da averbação da alteração.
Art. 1.032. A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus _________, da responsabilidade pelas __________ _______ anteriores, até ____ ____ após ________ a resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.
Art. 1.032. A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbadaa resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.
O sócio pode sair da sociedade de três maneiras diferentes:
retirada, exclusão ou morte.
No caso de retirada ou exclusão os sócios respondem pelas dívidas __________ à sua saída por ____ ____, e responderão também pelas dívidas ___________ à sua saída até que seja feita a _________ da modificação do contrato social.
No caso de retirada ou exclusão os sócios respondem pelas dívidas anteriores à sua saída por dois anos, e responderão também pelas dívidas posteriores à sua saída até que seja feita a averbação da modificação do contrato social.
Em caso de morte e respectiva saída da sociedade, a responsabilidade é dos _________ do sócio, mas responsabilidade é apenas em termos ____________.
Em caso de morte e respectiva saída da sociedade, a responsabilidade é dos herdeiros do sócio, mas responsabilidade é apenas em termos patrimoniais.
Um dos direitos dos sócios é o de fiscalizar o que os administradores estão fazendo com a sociedade, de modo que lhes é garantido a ________ _____ o exame dos ______ e __________ da sociedade .
Um dos direitos dos sócios é o de fiscalizar o que os administradores estão fazendo com a sociedade, de modo que lhes é garantido a qualquer tempo o exame dos livros e documentos da sociedade .
Os administradores são obrigados a prestar ______ aos sócios, apresentando o _______ ___________ e o de _________ _________.
Os administradores são obrigados a prestar contas aos sócios, apresentando o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Art. 1.020. Os administradores são obrigados a prestar aos sócios ______ justificadas de sua administração, e apresentar-lhes o __________ __________, bem como o _______ ___________ e o de _________ _________.
Art. 1.020. Os administradores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas de sua administração, e apresentar-lhes o inventário anualmente, bem como o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Art. 1.021. Salvo estipulação que determine época própria, o sócio pode, a ________ _____, examinar os ______ e _________, e o estado da _____ e da ________ da sociedade.
Art. 1.021. Salvo estipulação que determine época própria, o sócio pode, a qualquer tempo, examinar os livros e documentos, e o estado da caixa e da carteira da sociedade.
CERTO OU ERRADO:
O sócio novo se exime da responsabilidade das dívidas da sociedade que existiam antes de ele entrar na sociedade.
ERRADO! O novo sócio também passa a ser responsável.
Art. 1.025. O sócio, admitido em sociedade já constituída, não se _____ das dívidas sociais anteriores à admissão.
Art. 1.025. O sócio, admitido em sociedade já constituída, não se exime das dívidas sociais anteriores à admissão.
As funções do administrador estarão no:
contrato social.
CERTO OU ERRADO:
O administrador da sociedade simples ocupam essa posição por escolha dos sócios.
CERTO!
Art. 1.011. O administrador da sociedade deverá ter, no exercício de suas funções, o _______ e a __________ que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negócios.
Art. 1.011. O administrador da sociedade deverá ter, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negócios.
O administrador pode ser nomeado no contrato social, mas também pode ser nomeado em:
ato separado.
Art. 1.012. O administrador, nomeado por instrumento em ________, deve ______-__ à margem da inscrição da sociedade, e, pelos atos que praticar, antes de requerer a averbação, responde _______ e ______________ com a sociedade.
Art. 1.012. O administrador, nomeado por instrumento em separado, deve averbá-lo à margem da inscrição da sociedade, e, pelos atos que praticar, antes de requerer a averbação, responde pessoal e solidariamente com a sociedade.
O administrador da sociedade pode não fazer parte do quadro de sócios?
SIM!
Se o administrador da sociedade for sócio, e ele for nomeado no contrato, seus poderes de administração são ____________. A não ser que haja uma _____ _____, pode o ____ decidir pela _________.
Se o administrador da sociedade for sócio, e ele for nomeado no contrato, seus poderes de administração são irrevogáveis. A não ser que haja uma justa causa, pode o juiz decidir pela revogação.
Se o administrador da sociedade for sócio, nomeado em ato separado, seu poder de administração pode ser revogado:
a qualquer tempo.
Se o administrador da sociedade for não-sócio sendo nomeado no contrato ou em ato separado, os seus poderes podem ser revogados:
a qualquer tempo.
Art. 1.019. São ____________ os poderes do sócio investido na administração por _________ ________ do contrato social, salvo _____ _____, reconhecida _____________, a pedido de ________ dos sócios.
Art. 1.019. São irrevogáveis os poderes do sócio investido na administração por cláusula expressa do contrato social, salvo justa causa, reconhecida judicialmente, a pedido de qualquer dos sócios.
Parágrafo único. São revogáveis, a qualquer tempo, os poderes conferidos a sócio por ___ ________, ou a quem não seja _____.
Parágrafo único. São revogáveis, a qualquer tempo, os poderes conferidos a sócio por ato separado, ou a quem não seja sócio.
CERTO OU ERRADO:
Há casos em que no contrato há omissão quanto a administração da sociedade.
CERTO!
Quando o contrato for omisso em relação a administração da sociedade, fica ela a cargo de:
cada um dos sócios separadamente.
Art. 1.013. A administração da sociedade, nada dispondo o contrato social, compete _____________ a ____ __ dos ______.
Art. 1.013. A administração da sociedade, nada dispondo o contrato social, compete separadamente a cada um dos sócios.
Numa sociedade, quando algum ato tiver que ser feito por vários administradores, é _____________ que _____ participem do ato.
Numa sociedade, quando algum ato tiver que ser feito por vários administradores, é imprescindível que todos participem do ato.
Art. 1.014. Nos atos de competência conjunta de vários administradores, torna-se necessário o concurso de _____, salvo nos casos ________, em que a omissão ou retardo das providências possa ocasionar ____ ____________ ou _____.
Art. 1.014. Nos atos de competência conjunta de vários administradores, torna-se necessário o concurso de todos, salvo nos casos urgentes, em que a omissão ou retardo das providências possa ocasionar dano irreparável ou grave.
Art. 1.011. § 1o Não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por ___ ________, os condenados a pena que vede, ainda que ________________, o acesso a ______ ________; ou por crime __________, de _____________, _____ ou _______, ________, ________; ou contra a ________ _______, contra o _______ ___________ ________, contra as normas de ______ __ ____________, contra as relações de _______, a __ _______ ou a ____________, enquanto perdurarem os efeitos da __________.
Art. 1.011. § 1o Não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação.
O administrador não pode usar do seu cargo para se dar bem em cima da sociedade, se fizer isso, vai ter que _________ ou se causar prejuízo vai ter que _________.
O administrador não pode usar do seu cargo para se dar bem em cima da sociedade, se fizer isso, vai ter que restituir ou se causar prejuízo vai ter que responder.
Art. 1.017. O administrador que, sem ______________ _______ dos sócios, aplicar créditos ou bens sociais em proveito próprio ou de terceiros, terá de ________-___ à sociedade, ou _____ _ ___________, com todos os ______ ___________, e, se houver prejuízo, por ele também ___________.
Art. 1.017. O administrador que, sem consentimento escrito dos sócios, aplicar créditos ou bens sociais em proveito próprio ou de terceiros, terá de restituí-los à sociedade, ou pagar o equivalente, com todos os lucros resultantes, e, se houver prejuízo, por ele também responderá.
O que é a teoria da aparência?
Tudo que o administrador faz em nome da sociedade, em princípio, é feito porque ele tem poderes para fazer.
Art. 1.015. No silêncio do contrato, os administradores podem praticar _____ os atos pertinentes à ______ da sociedade
Art. 1.015. No silêncio do contrato, os administradores podem praticar todos os atos pertinentes à gestão da sociedade.
O parágrafo único do Art. 1.015 do CC foi expressamente revogado pela Lei 14.195 de 2021, essa parte da lei tratava dos atos praticados com excesso de poder pelo administrador e da chamada teoria dos atos ultra vires. Não deve mais ser cobrado em prova.
O administrador, que agir com culpa, responde ______________ perante a sociedade. O terceiro pode cobrar tanto da _________ como do _____________.
O administrador, que agir com culpa, responde solidariamente perante a sociedade. O terceiro pode cobrar tanto da sociedade como do administrador.
Art. 1.016. Os administradores respondem ______________ perante a _________ e os _________ ____________, por culpa no desempenho de suas funções.
Art. 1.016. Os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e os terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funções.
Art. 1.011. § 2o Aplicam-se à atividade dos administradores, no que ______, as disposições concernentes ao _______.
Art. 1.011. § 2o Aplicam-se à atividade dos administradores, no que couber, as disposições concernentes ao mamndato.
O mandato caracteriza-se pela:
transmissão a outra pessoa de poderes para representá-la.
CERTO OU ERRADO:
Pelo Novo Código Civil, no caso de atos ultra vires, havendo dano a terceiro com quem foi firmado o contrato, o administrador responde solidariamente com a sociedade.
ERRADO! Ele responde pessoalmente com seu patrimônio.
CERTO OU ERRADO:
Pelo Novo Código Civil, no caso de atos ultra vires, havendo dano a terceiro com quem foi firmado o contrato, o administrador responde de acordo com o contrato social.
ERRADO! Ele responde pessoalmente com seu patrimônio.
CERTO OU ERRADO:
Pelo Novo Código Civil, no caso de atos ultra vires, havendo dano a terceiro com quem foi firmado o contrato, o administrador responde pessoalmente com seu patrimônio.
CERTO!
A sociedades limitadas podem ser _______ ou __________ a depender de como é ________ sua atividade.
A sociedades limitadas podem ser simples ou limitada a depender de como é exercida sua atividade.
Se a atividade da sociedade limitada for empresarial, ela será uma:
sociedade empresária limitada.
Se a atividade da sociedade limitada for não empresarial ela será uma:
sociedade simples limitada.
A sociedade limitada é um tipo de sociedade:
contratual.
O ato constitutivo da sociedade limitada é o:
contrato social.
O contrato social da sociedade limitada deve ter no mínimo as mesmas cláusulas das:
sociedades simples.
Art. 1.053. A sociedade limitada rege-se, nas _______ deste Capítulo, pelas normas da __________ _______.
Parágrafo único. O contrato social poderá prever a regência _________ da sociedade limitada pelas normas da _________ _______.
Art. 1.053. A sociedade limitada rege-se, nas omissões deste Capítulo, pelas normas da sociedades simples.
Parágrafo único. O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedades anônimas.
CERTO OU ERRADO:
Sobre a sociedade de responsabilidade limitada, é correto afirmar que se aplicam às sociedades limitadas subsidiariamente as regras da sociedade em comandita por ações.
ERRADO! Se aplicam subsidiariamente as regras das sociedades simples ou das sociedades anônimas. Reger-se-á as regras da sociedade simples quando o contrato for omisso nesse aspecto.
A sociedade sempre responde _______________ com todos os seus bens.
A sociedade sempre responde ilimitadamente com todos os seus bens.
A sociedade, como pessoa jurídica autônoma em relação a seus sócios, possui limites de responsabilidade?
NÃO!
O termo “sociedade limitada” deriva do fato de que a ________________ dos sócios que é limitada.
O termo “sociedade limitada” deriva do fato de que a reponsabilidade dos sócios que é limitada.
Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao _____ __ ____ ______, mas todos respondem ______________ pela integralização do capital social.
Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de sua quota, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
CERTO OU ERRADO:
Os sócios da sociedade limitada respondem ilimitadamente com seus bens pessoais pelas dívidas da sociedade.
ERRADO! Respondem LIMITADAMENTE pelo valor de sua quota no capital social.
Dois sócios formem uma limitada e que cada um contribua com 5.000 para a formação do capital social e os dois integralizam o valor todo. A partir desse momento eles iniciam o desenvolvimento da atividade. Busca-se o lucro, mas o negócio não dá certo e a sociedade vai tendo cada vez mais prejuízos e fazendo cada vez mais dívidas. Chega um ponto em que as dívidas são maiores do que o ativo da sociedade. Os sócios resolvem fechar e pagar a todos os seus devedores. Digamos que a sociedade tenha contraído 11.000 em dívidas e o valor que está no caixa da sociedade é de apenas 10.000 correspondente ao aporte do capital social. Ela paga todos os seus credores, mas ainda fica devendo 1.000. A sociedade não tem mais nenhum bem ou dinheiro que possa pagar o que falta. Os sócios têm que pagar pelos outros 1.000?
NÃO! Pois eles respondem LIMITADAMENTE pelo valor de suas quotas, ou seja, 5.000 de cada.
CERTO OU ERRADO:
Três sócios decidem formar uma sociedade limitada. Sócio “A” vai contribuir com 5.000, sócio “B” com 3.000 e sócio “C” com 2.000. Digamos que o sócio “A” faça a integralização do seu montante, no valor de R$ 5.000. O sócio “B” integralizou R$ 2.000, faltando R$ 1.000 e o “C” não integralizou nada.
O sócio “A” se exime de qualquer outra responsabilidade além dos 5.000, já que ele já cumpriu sua parte no acordo.
ERRADO! Essa não integralização gera consequências para todos os sócios inclusive para o sócio “A” que já fez a sua parte. Pela lei, os três sócios vão responder solidariamente pelo valor de 3.000 relativos ao montante que falta para integralizar. Então o sócio “A” responde com seus 5.000 sozinho, e responde também com 3.000
de maneira solidária com os demais sócios.
Responder solidariamente quer dizer que ________ __ dos sócios pode ser demandado por esse valor, independente de _____.
Responder solidariamente quer dizer que qualquer um dos sócios pode ser demandado por esse valor, independente de ordem.
CERTO OU ERRADO:
Três sócios decidem formar uma sociedade limitada. Sócio “A” vai contribuir com 5.000, sócio “B” com 3.000 e sócio “C” com 2.000. Digamos que o sócio “A” faça a integralização do seu montante, no valor de R$ 5.000. O sócio “B” integralizou apenas R$ 2.000, faltando R$ 1.000 e o “C” não integralizou nada.
Pode muito bem o sócio “A”, mesmo já tendo pagado tudo, responder e ter que pagar esses outros 3.000, pois, é assim que funciona a regra da responsabilidade solidária.
CERTO!
O tipo societário de sociedade limitada é bastante utilizado no Brasil, em função da maior __________ __________ e a diminuição do _____ tendo em vista a responsabilidade.
O tipo societário de sociedade limitada é bastante utilizado no Brasil, em função da maior liberdade contratual e a diminuição do risco tendo em vista a responsabilidade.
É montar pessoa jurídica com um único sócio?
SIM! É o caso da sociedade limitada UNIPESSOAL.
A sociedade limitada unipessoal é a chance de exercer _________ _________ em forma de pessoa jurídica sem a necessidade de ter que arrumar outra pessoa para ser sócio, e diferentemente da EIRELI não há previsão de _______ ______ ______ para o início dessa sociedade.
A sociedade limitada unipessoal é a chance de exercer atividade econômica em forma de pessoa jurídica sem a necessidade de ter que arrumar outra pessoa para ser sócio, e diferentemente da EIRELI não há previsão de capital social mínimo para o início dessa sociedade.